IMSISS: Bolsa para mestrado em segurança internacional na Europa

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/imsiss-bolsa-mestrado-em-seguranca-internacional-na-europa/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O mestrado em segurança internacional (International Master in Security, Intelligence and Strategic Studies – IMSISS) está com inscrições abertas. Neste curso, os alunos  lidam com uma ampla gama de desafios de segurança contemporâneos. O mestrado passa por universidades como University of Glasgow (Escócia); Dublin City University (Irlanda); Charles University in Prague (República Tcheca) e a University of Trento (Itália). As inscrições estão abertas até 14 de janeiro.

O mestrado em segurança internacional tem duração de dois anos e nesse período os alunos estudam em vários países. É obrigatório estudar em diferentes universidades europeias no primeiro e no segundo ano do curso.

Os estudantes podem indicar a sua preferência na hora de se candidatar. A decisão final, no entanto, será baseada também na qualificação do interessado e na distribuição dos selecionados entre as instituições. Também há possibilidade de fazer intercâmbio durante um semestre em uma das instituições parceiras.

Os selecionados para pós-graduação na Europa vão se especializar em lidar com desafios de segurança internacional como  terrorismo, guerra e conflito civil, migração em massa, segurança de fornecimento de energia, segurança cibernética e novas tecnologias e crime organizado internacional. Os alunos também explorarão a inteligência e as abordagens estratégicas usadas pelos atores governamentais e não governamentais para combater essas ameaças.

Bolsas para mestrado segurança internacional

As bolsas Erasmus+ para o  mestrado em segurança internacional cobrem todas as despesas de participação no curso (9 mil euros/ano), um subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem entre 3 e 5 mil euros, dependendo do país de origem do bolsista.

Todas as candidaturas enviadas dentro do prazo serão automaticamente consideradas para as bolsas. Para concorrer ao benefício como não-europeu, o candidato não pode ser residente europeu e nem ter trabalhado ou estudado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Requisitos e candidatura ao IMSISS

Embora a língua oficial do curso seja o inglês, quem deseja fazer um dos semestres do curso na Itália precisa comprovar conhecimento de inglês, italiano e um terceiro idioma. Para as línguas que não são inglês, é necessário conhecimento de nível B1. Para se candidatar, também é preciso ter graduação completa em uma das seguintes áreas: relações internacionais, história, estudos culturais, ciências sociais, direito, sociologia, criminologia, geografia, ciência da computação, letras, estudos globais, psicologia, estudos de mídia e jornalismo ou negócios. Outras disciplinas não listadas aqui serão consideradas individualmente. Os candidatos com experiência relevante de trabalho nas áreas de policiamento, segurança, inteligência e análise de risco também serão considerados.

Documentação para as bolsas de pós-graduação na Europa

A seleção para o mestrado e as bolsas Erasmus+ será baseada no histórico acadêmico, na motivação, no potencial e na experiência profissional do candidato.

Conheça melhor o programa
Saiba tudo sobre as bolsas