Erasmus + dá bolsa para mestrado em documentário em Portugal e outros dois países da Europa

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/erasmus-bolsa-para-mestrado-em-documentario-em-portugal/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O Doc Nomads Joint Master Degree in Documentary Film Directing é um programa de mestrado europeu em realização e direção de documentários do programa Erasmus Mundus. O seu foco é para que os alunos saiam para fazer filmes no mundo real com em arte e técnica. Após a conclusão do programa, os alunos estarão preparados e qualificados para entrar na vida profissional no ofício de documentação cinematográfica – como diretores, como produtores ou como artistas independentes.

O curso é apoiado pelo programa Erasmus + e tem duração de 24 meses. As aulas são divididas entre Lisboa (Portugal), Bruxelas (Bélgica) e Budapeste (Hungria). O ensino em cada universidade reflete os pontos fortes de cada instituição e é uma oportunidade de intercâmbio bem legal.

Como é o programa Erasmus +

O programa Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses.

O programa oferece um auxílio para os custos de participação de até 9 mil euros por ano. Se o valor não for suficiente para o pagamento das taxas. Além disso, o programa dá um auxílio de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. O bolsista ainda conta com auxílio para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Inscrição pro mestrado em documentário em Portugal e + dois países

Para poder se candidatar para o mestrado em documentário em Portugal e mais dois países, é preciso ter graduação na área de cinema, comunicação, mídia ou arte. Também são aceitos estudantes formados em outras áreas, mas com experiência profissional no âmbito comprovada por no portfólio. Apesar do mestrado ter um semestre em Portugal, o curso é todo em inglês e é necessário comprovar proficiência no idioma.

As inscrições para bolsa para mestrado em documentário em Portugal, na Bélgica e na Hungria vão até o dia 6 de janeiro. A candidatura para as bolsas é feita juntamente com a application para o mestrado, onde o candidato deverá afirmar o interesse no benefício. Para se inscrever, é necessário preencher e enviar o formulário online anexando os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia recente;
  • Diploma de graduação traduzido por tradutor juramentado e apostilado ou com cópia certificada;
  • Currículo (máx. 1000 caracteres);
  • Duas cartas de recomendação com informações de contato da pessoa de referência;
  • Carta de motivação que expresse o interesse em estudar no Doc Nomads (máx. 1000 caracteres);
  • Link para um filme de até 3 minutos feito para o application com o tema: “I see, I hear, I film”
  • Link para outros trabalhos do candidato (o ideal é que os filmes tenham legenda em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTSTOEFL ou outros).

São levadas em consideração na seleção a qualidade da formação acadêmica, a motivação e a justificativa do candidato em relação aos estudos e trabalhos prévios e à carreira futura. Além disso, também são considerados o nível de inglês – através do certificado e de uma entrevista. Essa será realizada por Skype com aqueles que ficarem bem colocados na primeira fase da seleção, que consiste na análise do formulário e do material enviado. Os selecionados deve ser anunciados até abril de 2021. Perguntas sobre o processo de inscrição devem ser enviadas por e-mail para ivanka.zsofia@szfe.hu.

Saiba mais sobre o mestrado 
Veja os requisitos para se candidatar
Veja as provas de inglês aceitas pelo curso
Leia tudo sobre as bolsas
Inscreva-se agora