Erasmus tem bolsa para mestrado na área de educação de adultos na Europa e Malásia

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-na-area-de-educacao-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O mestrado internacional em Educação de Adultos para a Mudança Social (International Master in Adult Education for Social Change — IMAESC) é um programa do Erasmus Mundus. O curso é em inglês, tem duração de dois anos e é uma parceria entre um consórcio de universidades. Ele tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre o tema, tendo em consideração o contexto da globalização.

A estrutura do curso permite que o aluno estude em diferentes países da Europa e ainda tenha uma experiência na Malásia. O último semestre será destinado à pesquisa de dissertação e o estudante pode escolher onde realizá-la. Fora isso, o IMAESC se estrutura da seguinte forma:

• Universidade de Glasgow, na Escócia (1º semestre);
  • Universidade de Malta, em Malta (opção 1 para 2º semestre);
  • Maynooth University, na Irlanda (opção 2 para 2º semestre);
  • Universiti Sains Malaysia, na Malásia (Escola de verão opcional);
  • Universidade de Tallinn, na Estônia (3º semestre).

Como são as bolsas Erasmus Mundus

As bolsas do programa Erasmus Mundus incluem: contribuição para custos de participação no curso (taxas e custos obrigatórios); auxílio para despesas de viagem e instalação dos estudantes e subsídio mensal para subsistência durante toda a duração dos estudos.

Os brasileiros que forem contemplados com uma bolsa para mestrado na área da educação do IMAESC terão: 9 mil euros por ano para cobrir custos de participação; 4 mil euros para despesas de viagem e instalação, além do subsídio mensal de 1 mil euros. Serão oferecidas no máximo três bolsas por país. Brasileiros com cidadania europeia podem também fazer curso como pagantes com taxas com metade do valor para estudantes internacionais. Mais abaixo damos dicas de como pagar essas taxas fazendo uma boa economia.

Requisitos e candidatura à bolsa para mestrado na área da Educação

Para participar do programa como proveniente de um “partner country”, o candidato não pode ter residido ou mantido sua atividade principal em um país da Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

A candidatura à bolsa para mestrado na área da Educação de Adultos deve ser feita através do site da Universidade de Glasgow. O prazo para quem deseja concorrer ao benefício Erasmus vai até o dia 14 de janeiro de 2022. Os documentos necessários são:

• Cópia do diploma de graduação (com tradução oficial);
  • Cópia do histórico acadêmico (com tradução oficial);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Curriculum Vitae;
  • Formulário de candidatura (aqui);
  • Comprovante de conhecimento de inglês (TOEFLIELTS, CAE, CPE, PTE ou Trinity College London Integrated Skills in English: ISEII);
  • Cópia do passaporte.

O interesse na bolsa deve ser especificado no formulário de candidatura, assim como a categoria — no caso do Brasil “partner country”. Note que é possível salvar e editar a inscrição quantas vezes o candidato desejar antes de enviá-la definitivamente.

Na seleção, serão levados em conta o desempenho acadêmico, a motivação, as referências acadêmicas e outros itens (que podem incluir pesquisa, experiência profissional, interesses).

Saiba tudo sobre as bolsas
Conheça o curso
Inscreva-se agora