FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/doutorado-em-matematica-na-alemanha-daad/
*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.
O MIC é um programa de doutorado em matemática na Alemanha com foco na indústria e comércio da Universidade de Kaiserslautern (Technische Universität kaiserslautern). O curso é financiado pelo DAAD e candidatos de países em desenvolvimento podem concorrer a bolsas EPOS.
Todos os anos, quatro ou cinco bolsistas são selecionados. As bolsas cobrem o custo de vida, as despesas de viagem, o seguro saúde e ainda incluem suporte para os familiares acompanhantes.
Durante o doutorado em matemática na Alemanha, os pesquisadores trabalham preferencialmente sobre problemas de modelagem matemática relacionados aos seus países de origem. Controle ideal de redes de água, desenvolvimento de peças de concreto resistentes a terremotos, simulação de propagação de doenças são alguns exemplos de campos de pesquisa do MIC.
Quais são os requisitos para o doutorado em matemática na Alemanha
Para se candidatar ao doutorado em matemática na Alemanha com bolsa do DAAD, é preciso ter um mestrado na área e um excelente conhecimento da língua inglesa.
Além de pertencer a um país em desenvolvimento, outra exigência das bolsas EPOS é ter pelo menos dois anos de experiência profissional relevante no seu campo de atuação.
Se o candidato já estiver na Alemanha, ele só poderá concorrer à bolsa se estiver residindo há menos de um ano no país.
Como se candidatar às bolsas do DAAD para doutorado
A candidatura ao doutorado em matemática com bolsa do DAAD deve ser enviada por meio do portal da universidade. O deadline para se inscrever é 15 de janeiro.
Os candidatos devem preencher um formulário de inscrição para o curso com suas informações pessoais, acadêmicas e profissionais. Além disso, também precisam enviar preenchido o formulário do DAAD para solicitação da bolsa. O restante da documentação a ser enviada é composta por:
- Currículo;
- Cópia certificada do diploma de graduação/mestrado e histórico acadêmico (acompanhados de tradução certificada em inglês ou alemão);
- Carta de motivação (uma página);
- Duas cartas de recomendação;
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS ou outro).
O programa é projetado para ter uma duração de três anos, sempre com início em outubro. No entanto, os estudantes devem fazer um curso preparatório de alemão em agosto e setembro.
Saiba mais sobre o curso
Confira informações sobre as bolsas
Acesse o portal de candidaturas