Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/governo-da-bolsas-de-mestrado-e-doutorado-na-franca/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsa Eiffel) está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa é destinado para estudantes de nacionalidade estrangeira (que não tenham segunda nacionalidade francesa).

Quem pode se candidatar para as bolsas de mestrado e doutorado na França

As bolsas contemplam especificamente as seguintes áreas de estudo:

Ciências e exatas

• Biologia e saúde;
  • Transição ecológica;
  • Matemática e digital;
  • Ciências e engenharia.

Ciências sociais e humanas

Desde 2021, o programa Eiffel estipula uma idade máxima para os candidatos de 25 anos para o mestrado e de 30 anos para o doutorado.

O programa não estabelece obrigação de proficiência em francês ou inglês, pois o nível exigido fica a critério da pré-seleção da universidade francesa. A necessidade de proficiência em francês depende das exigências do curso que o candidato pretende seguir. Se o curso for ministrado em inglês, a universidade poderá pedir um comprovante de proficiência em inglês, por exemplo.

Como funciona a bolsa Eiffel

No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.700 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem.

Em relação à duração, a bolsa pode durar até 36 meses para os estudantes de mestrado e no máximo 12 meses para os doutorandos. Vale lembrar que a bolsa não cobre  os custos das taxas universitárias para estudar na França. Vale a pena ter certeza com a universidade onde você vai estudar quanto custa estudar NAQUELA universidade francesa. A SciencePo, por exemplo, divulgou seu edital de seleção pro programa Eiffel e deixa bem claro que os custos de matrícula na universidade (que passam de 10 mil euros) não estão incluídos no benefício da bolsa.

Candidatura e seleção da bolsa Eiffel

As candidaturas para o programa de bolsas para mestrado e doutorado na França devem ser apresentadas pelas universidades francesas. Por isso, os estudantes interessados em se candidatar devem manifestar o seu interesse na bolsa Eiffel ao apresentar a sua candidatura às instituições francesas. A data final de candidatura de 7 de janeiro é para que as universidades francesas encaminhem as candidaturas dos estudantes pré-selecionados ao Campus France de Paris. Então, isso significa que você precisa entrar em contato com a universidade de interesse o quanto antes!!!!

Eiffel Excellence Scholarship Programme é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França que dá bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa tem o objetivo de estimular a matrícula de estudantes estrangeiros com excelente desempenho acadêmico nos cursos de mestrado e PhD das instituições de ensino superior do país. Com isso, o programa pretende formar futuros líderes estrangeiros dos setores públicos e privados em áreas prioritárias de estudo e encorajar candidatos de países emergentes. O resultado da seleção será divulgado em abril no site.

Leia o edital das bolsas
Saiba como funciona o programa