Bolsas para mestrado em Saúde Pública no Reino Unido, Espanha e em outros países europeus

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-mestrado-em-saude-publica-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O Europubhealth+ é um programa do Erasmus Mundus que possibilita ao estudante fazer um mestrado em diversos países europeus, entre eles na Espanha, no Reino Unido, na Bélgica e  na Irlanda. Isso tudo com uma bolsa integral de até 47 mil euros para os dois anos do curso.

O mestrado conta com a colaboração universidades europeias, localizadas na Espanha, no Reino Unido, na Irlanda, na Holanda, na Polônia e na França. É uma oportunidade única de estudar em no mínimo duas renomadas escolas de saúde pública da Europa em até três idiomas (inglês, francês e espanhol).

Como funciona o mestrado em Saúde Pública na Europa

O mestrado Europubhealth+ prepara profissionais capazes de analisar e enfrentar os problemas de saúde a partir da perspectiva da população, além de planejar e implementar políticas e intervenções apropriadas para a melhoria da saúde da população em diferentes contextos. Além disso, o curso fornece ao estudante a possibilidade de criar uma ampla rede de contatos na área graças à proximidade com acadêmicos e profissionais especializados e com ex-alunos e colegas de várias partes do mundo.

Em relação ao programa de estudos, o aluno deve escolher pelo menos dois países diferentes para seguir o curso. A decisão pode ser tomada de acordo com as competências linguísticas e os interesses do estudante. No primeiro ano, a escolha fica entre a Universidade de Sheffield (Reino Unido), a Universidade de Granada (Espanha), University of Dublin (Irlanda), University of Liége (Bélgica) onde o aluno vai adquirir conhecimento e competência básicos em saúde pública.

O segundo semestre será feito por todos na França em cursos oferecidos em inglês. O segundo ano deve em um país diferente do inicial, segundo a língua escolhida pelo aluno e a especialização desejada. As opções são: a Universidade Jagellonian, na Polônia (inglês); a Escola EHESP de Saúde Pública, em Paris, na França (inglês); a Universidade de Rennes 1, na França (francês); a EHESP, em Rennes, na França (francês); a Universidade de Granada, na Espanha (espanhol); ou a Universidade de Maastricht, na Holanda (inglês).

As bolsas para mestrado em Saúde Pública do Erasmus Mundus

As bolsas Erasmus são integrais e cobrem despesas de viagem (3 mil euros por ano), matrícula na universidade (8 mil euros por ano) e custos de vida durante toda a duração do mestrado (1 mil euros no início do curso + 1 mil euros por mês). O valor máximo da bolsa para os dois anos será de 47 mil euros.

Para ganhar uma bolsa, o estudante não pode ter recebido um benefício Erasmus antes e precisa se comprometer a se dedicar aos estudos em tempo integral.

Requisitos para candidatura

O pedido de bolsa deve ser feito durante a candidatura online para o mestrado  até o dia 13 de janeiro, prazo para a primeira sessão de inscrições.

Podem se candidatar graduados com formação nas seguintes áreas:

• Saúde ou Ciências Médicas (médicos, enfermeiras, veterinários, farmacêuticosbiólogos, etc);
  • Ciências Sociais (Sociologia, Economia, Psicologia, Antropologia, Geografia, Ciência Política, Direito, etc);
  • Administração ou negócios

O candidato deve comprovar proficiência no(s) idioma(s) adequados à combinação escolhida para o curso (de acordo com a universidade e o país onde vai estudar). Por exemplo, inglês; inglês + espanhol; inglês + francês; espanhol + inglês + francês.

Para aplicar, o candidato deve preencher um formulário online e enviar todos os documentos exigidos. Entre eles, estão diploma, histórico escolarcertificados de proficiência, currículo e cartas de recomendação.

O comitê de seleção leva em consideração a formação e a experiência profissional, além das motivações e das habilidades pessoais dos candidatos.

Confira o programa detalhado do curso
Saiba mais sobre as exigências em relação às línguas
Leia as respostas para as principais dúvidas