Erasmus tem bolsas para mestrado na área da tradução em vários países

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-mestrado-na-area-da-traducao-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Que tal se tornar especialista em tradução e interpretação com foco em tecnologia e ainda estudar sem pagar nada com benefício Erasmus +? O European Master’s Technology for Translation and Interpreting é o primeiro curso do mundo com esse enfoque. O prazo para candidatura às bolsas para mestrado na área de tradução vai até o dia 15 de janeiro.

A quantidade de textos disponíveis na internet cresce cada dia mais. Para estarem acessíveis, essas informações precisam ser traduzidas. Nesse contexto, há uma necessidade urgente de uma nova geração de tradutores e intérpretes que dependam menos de métodos tradicionais e explorem ferramentas tecnológicas eficientes.

Entenda como é o curso

O Mestrado Europeu em Tecnologia para Tradução e Interpretação (EMTTI, na sigla em inglês) se propõe suprir essa demanda formando profissionais com as competências necessárias. Eles se formam especialistas em tradução e interpretação atualizados com as mais recentes tecnologias e suas aplicações na área.

O curso faz parte do Erasmus e é resultado de um consórcio entre instituições de diferentes países. São elas: Universidade de Wolverhampton (Reino Unido); Universidade de Málaga (Espanha), New Bulgarian University (Bulgária) e Universidade de Ghent (Bélgica). Esta última passou a fazer parte do consórcio neste ano.

Além disso, há uma série de instituições associadas de outros países (Argentina, Brasil, Bélgica, África do Sul e outros), onde os alunos poderão realizar estágios ou parte dos estudos (veja a lista completa aqui).

Sobre as bolsas para mestrado na área da tradução

Os custos de participação no mestrado são de 9 mil euros por ano para estudantes não europeus. No entanto, serão concedidas 15 bolsas para mestrado na área de tradução, sendo 12 destinadas a candidatos de países parceiros (grupo do qual o Brasil faz parte).

O benefício do Erasmus+ é integral, incluindo o valor das taxas universitárias e um auxílio para cobrir os custos de vida do bolsista. Além de subsídio mensal de 1 mil euros, os selecionados terão também auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.

Requisitos para o EMTTI e para as bolsas

Para se candidatar ao curso, é preciso ter graduação em uma das seguintes áreas:

Também são aceitos graduados de outros âmbitos das ciências humanas e da computação. É importante, porém, que o candidato justifique na sua carta de apresentação o motivo pelo qual ele acredita que a sua formação é relevante para o programa.

Já com relação às bolsas para mestrado na área da tradução, serão avaliados:

  • Compatibilidade da graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Experiência profissional;
  • Experiência com pesquisa.

Outra exigência é ter proficiência em inglês (nível mínimo C1) comprovada através de certificado internacionalmente reconhecido, como o IELTS e o TOEFL.

Por fim, é necessário proficiência em uma língua adicional: espanhol; búlgaro; alemão; francês; italiano; grego; russo ou árabe (nível mínimo B2). Nesse caso, também é preciso apresentar certificado.

Candidatura às bolsas para mestrado na área da tradução

A candidatura é online e, durante a inscrição, o interessado deve enviar a seguinte documentação:

Os documentos devem estar em inglês ou devidamente acompanhados de tradução certificada. Os interessados nas bolsas devem indicar o desejo no formulário de candidatura, confirmando que possuem os requisitos e assinar uma declaração de comprovante de residência.

Saiba tudo sobre o curso
Veja detalhes sobre as bolsas
Entenda como se inscrever