EMABG: pós-graduação em melhoramento genético animal com bolsa Erasmus

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/pos-graduacao-em-melhoramento-genetico-animal/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Se você tem interesse em fazer pós-graduação em melhoramento genético animal no exterior com bolsa, este artigo é para você! O European Master in Animal Breeding and Genetics (EMABG) é um mestrado com esse foco e com possibilidade de bolsas Erasmus Mundus.

Os alunos estudam criação de animais e genética e podem se especializar em diferentes âmbitos. O curso é focado no desenvolvimento de conhecimentos científicos nas áreas de genética quantitativa, populacional e molecular relacionadas à criação de animais.

Como é a pós-graduação em melhoramento genético animal

A pós-graduação em melhoramento genético animal tem duração de dois anos e é toda em inglês. O consórcio que organiza o mestrado é formado por seis prestigiadas universidade europeias:

• University of Göttingen (UGOE) – Alemanha;
  • Wageningen University & Research (WUR) – Holanda;
  • University of Natural Resources and Life Sciences (BOKU) – Áustria;
  • Swedish University of Agricultural Sciences (SLU) – Suécia;
  • Norwegian University of Life Sciences (NMBU) – Noruega;
  • AgroParisTech/Université Paris-Saclay (APT) – França.

Os estudantes podem escolher entre diferentes percursos de estudo e passam por pelo menos duas instituições e, portanto, países diferentes:

• Programas de melhoramento em países de baixa renda (WUR – BOKU);
  • Contexto biológico e social da criação (WUR – SLU / UGOE – SLU);
  • Seleção genômica e fenótipos precisos (WUR – NMBU / UGOE – NMBU);
  • Biologia integrativa (UGOE – APT).

Sobre as bolsas para EMABG

O EMABG tem um custo de 9 mil euros anuais para estudantes não europeus. Mas, como já mencionamos, tem bolsa Erasmus para o curso. Elas serão concedidas aos estudantes que tiverem destaque na candidatura.

As bolsas Erasmus costumam incluir o valor total das taxas de participação, contribuição para os custos de viagem e instalação e subsídio mensal durante os 24 meses do mestrado.

Porém, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa como brasileiro não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Como se candidatar para a pós-graduação em melhoramento genético animal

Para se candidatar para a pós-graduação em melhoramento genético animal, é preciso ter graduação em área relacionada e proficiência em inglês.

O período anual de inscrições para o curso costuma ter início em outubro e encerrar no dia 15 de janeiro. Os interessados devem aplicar pelo site do curso e enviar a documentação solicitada:

O resultado da seleção, normalmente, é divulgado em meados de março.

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre a bolsa
Acesse o portal de inscrições