*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.
A bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha (AgEcon) objetiva formar profissionais capazes de analisar as relações econômicas e políticas no âmbito da agricultura internacional. O curso da Universidade de Hohenheim é em inglês, focado em pesquisa e tem como pilares a sustentabilidade e a justiça global. Em função disso, ele é contemplado pelo EPOS, o programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que dá bolsas integrais a estudantes provenientes de países em desenvolvimento.
Como são as bolsas do programa EPOS
A bolsa para mestrado em economia agrícola inclui 850 euros mensais durante os dois anos de estudos. Além disso, o EPOS também cobre um curso intensivo de alemão de dois meses antes do mestrado. Também estão incluídos na bolsa, seguro-saúde, taxas universitárias e despesas com passagens aéreas.
Candidatura à bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha
Além de ser proveniente de um país em desenvolvimento, para concorrer a bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha, é preciso ter graduação, dois anos de experiência profissional relevante e estar empregado. É preferível que o candidato não tenha se formado há mais de seis anos.
Para se candidatar à bolsa para mestrado em economia agrícola, o interessado deve enviar o formulário do DAAD preenchido e escaneado junto aos outros documentos exigidos para o EPOS para agecon@uni-hohenheim.de. Também é necessário realizar a inscrição para o curso pelo site da universidade. Tudo isso até o dia 15 de dezembro.
A documentação exigida pelo DAAD que deve ser enviada por email inclui:
- Formulário do DAAD;
- Currículo (modelo Europass);
- Carta de motivação (máx. 2 páginas);
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de recomendação profissional;
- Comprovante da situação profissional, com cargo e período de trabalho;
- Certificado de conhecimento de inglês (TOEFL, IELTS ou outros).
á no site da instituição de ensino, os documentos que devem ser carregados são:
- Diploma e histórico universitário;
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de referência do empregador;
- Carta de motivação (máx. 1 página);
- Resultado do exame do AgEcon (informações aqui)
- Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou outros).
Os documentos devem ser traduzidos para o inglês ou alemão. As cartas de recomendação devem seguir o modelo proposto pela universidade. As aulas começam em outubro de 2022 e o curso de alemão será realizado em agosto e setembro antes do início das aulas.
Confira informações sobre o curso
Saiba tudo sobre as bolsas
Veja como se candidatar