DAAD tem bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/epos-tem-bolsa-para-mestrado-na-area-ambiental-na-alemanha/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O curso da Universidade de Greifswald  foca em ecologia da paisagem e conservação da natureza, tem duração de dois anos e é estruturado em cinco módulos básicos mais dez eletivos. A língua oficial das aulas é o inglês. A parte básica do mestrado é focada nas áreas da ecologia da paisagem, economia ambiental e ética ambiental. O legal é que o estudante tem a possibilidade de “personalizar” o seu programa de estudos escolhendo as disciplinas eletivas de acordo com os seus interesses. Existem matérias nas áreas da biologiageografia e geologia, por exemplo.

O mestrado na Alemanha com bolsa do DAAD é orientado para a pesquisa e os estudantes irão desenvolver a capacidade de analisar e avaliar problemas relacionados ao campo de estudo de diferentes pontos de vista. Profissionalmente, quem se forma na área pode atuar em organizações nacionais e internacionais de conservação de natureza, ou em consultorias na área ambiental.

Como é a bolsa para mestrado em ecologia na Alemanha

O curso de mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza foi selecionado para ser contemplado por um programa de bolsas do DAAD. Como já falamos aqui, o EPOS é focado em auxiliar estudantes de países em desenvolvimento que desejam fazer mestrados que tenham alguma relação com o desenvolvimento sustentável. Todos os anos, o programa fornece até oito bolsas de estudos para alunos que cursam o mestrado em ecologia da paisagem e conservação da natureza.

A bolsa para mestrado na área ambiental inclui: subsídio mensal de 850 euros, auxílio para despesas com passagens aéreas, subsídio para estudos e pesquisas, suporte adicional para famílias e seguro saúde. Além disso, também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes das aulas começarem.

Requisitos das bolsas do DAAD

Para ser admitido no curso, é preciso ter graduação na área da ecologia da paisagem, biologia ou ciências agrárias. Casos de graduados em outros campos de estudo serão analisados individualmente. Saber inglês também é pré-requisito, com nível mínimo B2.  Para conseguir a bolsa para mestrado em conservação ambiental e ecologia do DAAD, é preciso ter pelo menos dois anos de experiência profissional. Além disso, o candidato não pode ter terminado a graduação há mais de seis anos atrás.

Candidatura à bolsa de estudos em conservação ambiental e ecologia

Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em ecologia da paisagem deve se candidatar até o dia 15 de dezembro. A candidatura deve ser enviada por email para a coordenação do curso (tiemo@uni-greifswald.de). Os documentos necessários são:

• Formulário do DAAD (preenchido e assinado);
  • Curriculum vitae (com data e assinatura, modelo Europass);
  • Carta de motivação;
  • Cartas de recomendação;
  • Comprovante do atual trabalho e de experiências prévias;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS – mín. Band 6.0; TOEFL – 550 paper based, 213 computer based, 80 internet based);
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

Saiba mais sobre o curso
Acesse o edital da bolsa de estudos