Fellowship para profissionais experientes do Wilson Center nos EUA

Até o dia 1º de outubro, é possível se candidatar para o programa internacional de bolsas do instituto e concorrer a uma vaga para uma experiência de aprimoramento em Washington, capital dos Estados Unidos.

Woodrow Wilson International Center for Scholars é uma renomada instituição dedicada à pesquisa e ao diálogo aberto e aprofundado com o intuito de difundir ideias sobre questões globais. Ela foi fundada em 1968 em homenagem ao presidente Woodrow Wilson.

Sobre o programa de fellowship para profissionais experientes

As fellowships para profissionais experientes têm duração de 9 meses. O programa seleciona candidatos para uma residência em pesquisa na sua área de interesse. São aceitas propostas sobre questões políticas relevantes relacionadas aos principais desafios enfrentados pelos EUA e pelo mundo na atualidade.

Jornalistas, advogados, cientistas políticos, pesquisadores, administradores públicos e candidatos de outras áreas estão convidados a participar. Ter experiência profissional relevante é, no entanto, um requisito fundamental.

Os bolsistas são direcionados a projetos já existentes na instituição. Além de pesquisar, os selecionados terão oportunidade de interagir com policy makers, com a equipe do Wilson Center e com os outros residentes do instituto. Durante a residência, os diretores dos programas irão auxiliar os bolsistas na produção de relatórios, artigos e na criação de seminários, conferências e reuniões relacionados à área de pesquisa.

Requisitos para concorrer

Podem participar da seleção da fellowship para profissionais experientes candidatos provenientes de qualquer país (exceto dos EUA). É preciso ter passaporte válido e possibilidade de obtenção de visto J1.

Os interessados devem ter capacidade e experiência relevantes. Exige-se, por exemplo, que pesquisadores estejam no nível de pós-doutorado e tenham outras publicações além da tese. Os candidatos que atuam em outras áreas devem ter um nível equivalente de realização profissional.

Ter proficiência em inglês também é um requisito, visto que a ideia do programa é promover o intercâmbio de ideias entre os bolsistas. A dedicação à fellowship para profissionais experientes deverá ser em regime integral.

As bolsas do Wilson Center

O Wilson Center costuma oferecer de 15 a 20 vagas para fellowship para profissionais experientes anualmente. A bolsa é de 90 mil dólares (cerca de R$ 364 mil) para uma duração de 9 meses.

Além disso, o selecionado poderá usufruir de toda a estrutura do centro e terá um um escritório próprio com computador. Ele também poderá contar com auxílio de um assistente de pesquisa de meio turno.

O bolsista é responsável por encontrar moradia. Contudo, o Wilson Center oferece ajuda para facilitar o processo de busca. O seguro saúde e as despesas de viagem ficam a cargo do selecionado.

Como se candidatar à fellowship para profissionais experientes

A candidatura à fellowship para profissionais experientes deve ser enviada de forma online. A documentação deve ser enviada em inglês e é composta por:

  • Formulário de candidatura;
  • Currículo (máximo 3 páginas);
  • Lista de publicações;
  • Proposta de projeto (máximo 5 páginas);
  • Bibliografia para a realizaçã da pesquisa;
  • Duas cartas de recomendação.

No site, há detalhes sobre o formato do projeto e o modelo da carta de recomendação que devem ser enviados.

As candidaturas serão avaliadas por um comitê interno e por especialistas não pertencentes à equipe da instituição. A seleção é baseada em diferentes critérios, entre eles: relevância e originalidade da proposta; qualidade do projeto em termos de definição, organização, clareza e escopo; potencial do candidato para contribuir com a missão do centro.

Não é necessário ter alguma ligação institucional para se candidatar. Em caso de dúvidas sobre a sua qualificação ou adequação do projeto, é possível entrar em contato por e-mail: fellowships@wilsoncenter.org.

Saiba tudo sobre as bolsas
Leia as respostas para as dúvidas frequentes sobre o programa
Conheça o Wilson Center
Envie a sua candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/fellowship-para-profissionais-experientes-do-wilson-center/