Bolsa para estudar teatro na Alemanha recebe inscrições

O programa de bolsa para estudar teatro na Alemanha tem como objetivo o aperfeiçoamento de estudantes já graduados altamente qualificados e oferece a possibilidade de obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior.  A bolsa do DAAD dá passagem área, seguro-saúde e 850 euros mensais.

Quem pode se inscrever nas bolsas do DAAD

Para se inscrever nas bolsas para estudar teatro na Alemanha, é necessário não ter tido sua última formação há mais de seis anos, contando da data de inscrição.  É importante lembrar que, no momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha. Também é preciso ter proficiência no idioma em que seu curso será ministrado. Ou seja, se seu curso for em inglês, você precisa ter inglês fluente, já se o curso for em alemão, você precisa ter o nível mínimo exigido no idioma. Para este edital é necessário ser fluente em alemão para cursos de teatro e direção teatral e ter um conhecimento básico de alemão para as outras modalidades. Neste ano existe a novidade de Brasileiros cursando mestrado na área na Alemanha poderem se inscrever para a bolsa para o segundo ano do curso, no entanto, nestes casos a bolsa não poderá ser prorrogada.

Candidatura nas bolsas para estudar teatro na Alemanha

O processo funciona de uma maneira BEM alemã: o candidato fica responsável por encontrar a instituição onde deseja estudar e fazer todos os contatos relativos a isso. Os trâmites de inscrição e prova de habilidade específica são responsabilidade dos candidatos. Porque a aprovação da bolsa não equivale à aceitação automática por parte da universidade alemã.  O nível do conhecimento de alemão exigido é definido pelo professor orientador ou por normas da universidade onde você vai querer se inscrever. A bolsa para estudar teatro na Alemanha inclui um curso de alemão na Alemanha.

É muito importante ser muito cuidadoso na hora de fazer todo o processo na universidade alemã, pois a decisão sobre a aceitação e a análise da validade dos estudos anteriores é de competência desta instituição. Caso o bolsista não seja aprovado e fiquei impedido de se matricular, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.

Como se inscrever na bolsa para estudar teatro ou dança na Alemanha

A inscrição deve ser feita no portal do DAAD, onde toda a documentação será submetida. É importante lembrar que o portal só abre as inscrições seis semanas ANTES do prazo de fim de candidaturas, então, você pode ir se preparando desde hoje para submeter sua documentação  seis semanas antes de 31 de outubro. Uma via impressa (PDF gerado pelo próprio sistema) deve ser enviada pelo correio  para o DAAD Brasil (endereço abaixo)  com seu portfólio.

DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Rua Alfredo Gomes, 37, Botafogo
CEP: 22251-080, Rio de Janeiro

As especificações do material a ser enviado estão no edital específico de cada estão nos editais. As propostas podem ser enviadas até as 31 de outubro pelo portal online do DAAD. O DAAD no Rio de Janeiro é o ponto de contato para tirar dúvidas. Você pode mandar sua mensagem por e-mail: info@daad.org.br ou telefone (21) 2553 3296 / Ramal: 18.

Veja mais sobre a bolsa
Veja o edital
Veja detalhes sobre como seu portfólio deve ser
Faça sua inscrição para as bolsas