EPOS tem bolsa para mestrado na área do meio ambiente na Alemanha

O Mestrado em Governança Ambiental (MSc Environmental Governance – MEG) é interdisciplinar e foca em novos modos de coordenação social entre os atores do mercado, do Estado e da sociedade civil. O curso da Faculdade de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade de Freiburg está entre os dez melhores sobre o tema do mundo. O programa tem duração de dois anos e as aulas são todas em inglês – como as outras pós-graduações contempladas pelo programa EPOS.

Sobre as bolsas EPOS do DAAD

O EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade. Normalmente, os selecionados para as bolsas do programa têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

Quais os requisitos

Para se candidatar à bolsa para mestrado na área do meio ambiente, é preciso ter menos de 36 anos e ter graduação em: ciências agrárias, geografia, ciência política, sociologia, direito, economia, etnologia, cooperação internacional, estudos de desenvolvimento ou gestão ambiental.

É requisito do EPOS ser proveniente de um país em desenvolvimento e possuir pelo menos dois anos de experiência profissional. Também é obrigatório ter inglês fluente e ter certificado de proficiência da língua (TOEFL, IELTS, CEA ou CEP). Outra exigência do DAAD é não ter morado na Alemanha por mais de dois anos e ainda não ter mestrado.

Candidatura à bolsa para mestrado na área do meio ambiente

O prazo para candidatura ao curso para os interessados na bolsa para mestrado na área do meio ambiente é de 15 de julho a 15 de outubro. Para se candidatar, são necessários os seguintes documentos:

A documentação deve ser enviada por correio para a universidade no endereço:

Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
Fakultät für Umwelt und natürliche Ressourcen
Studienbüro / Esther Muschelknautz
Tennenbacherstraße 4
D-79106 Freiburg /Germany

As aulas do mestrado em Governança Ambiental começam em outubro de 2020.

Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?

A bolsa para mestrado na área do meio ambiente na Universidade de Freiburg é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa do DAAD. O único detalhe importante é que a Universidade de Freiburg fica em Baden-Württemberg, o estado alemão que cobra taxas universitárias mais altas de estudantes de fora da União Europeia. Sendo assim, o mestrado cobra apenas taxas normais da Alemanha (de até 300 euros por semestre) para estudantes com passaporte europeu e 1500 euros por semestre de estudantes que não tenham cidadania europeia. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 15 de maio.

Saiba tudo sobre o programa
Veja informações sobre as bolsas
Confira um passo a passo sobre a candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/epos-bolsa-para-mestrado-na-area-do-meio-ambiente-alemanha/