Bolsas para mestrado em Direito na Alemanha do DAAD

O programa do DAAD que oferece benefícios para cursos de mestrado em inglês relacionados ao desenvolvimento sustentável (EPOS) tem um edital de bolsas para mestrado em Direito na Alemanha. É uma oportunidade para estudar Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência no Munich Intellectual Property Law Center (MIPLC). As bolsas para mestrado em Direito na Alemanha incluem um subsídio mensal de 850 euros, seguro-saúde, auxílio para pagamento da passagem.

Requisitos das bolsas para mestrado em Direito na Alemanha

Para se candidatar às bolsas para mestrado em Direito na Alemanha, é preciso ter graduação completa. Embora a maioria dos alunos do curso são graduados na área jurídica ou em engenharia, não existem restrições. Para quem acredita que os seus estudos anteriores não têm relação direta com o tema, a comissão pede que tente “convencê-los” a ser aceito mesmo assim na carta de motivação.

Além do diploma de graduação, outro requisito para o programa é ter no mínimo dois anos de experiência profissional. Esse trabalho precisa ter sido realizado depois da conclusão do curso universitário e em tempo integral.

Também é necessário ter inglês fluente. O curso é todo ministrado em inglês. Por isso, o candidato precisa comprovar o seu nível em um dos seguintes testes:

• TOEFL: pontuação mínima de 85 (iBT); 223 (CBT) ou 563 (PBT);
  • IELTS: pontuação superior a 6,5;
  • Cambridge CPE: nota mínima C.

A exigência do certificado é dispensada apenas para candidatos que são falantes nativos de inglês ou que receberam o diploma de uma instituição que tenha o inglês como língua de instrução. Se você estudou no Reino Unido, na Irlanda, nos EUA, no Canadá, na Austrália ou na Nova Zelândia, é preciso que a universidade emita uma confirmação por escrito.

Candidatura para bolsas para mestrado em Direito na Alemanha

Quem deseja concorrer às bolsas para mestrado em Direito na Alemanha precisa se inscrever com bastante antecedência. Neste ano, o período de candidatura vai de 1º de junho até 15 de outubro.

As inscrições devem ser feitas no site do MIPLC. Ao preencher o formulário, é preciso indicar que você gostaria de solicitar a bolsa do DAAD. Além do formulário de candidatura, preencha também o de solicitação de assistência financeira.

Depois você deve imprimir os formulários, assiná-los e juntá-los a sua documentação, que deve ser composta por:

• Currículo;
  • Carta de motivação (em inglês e com no máximo 100 linhas);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Cópias dos diplomas universitários;
  • Históricos do curso;
  • Comprovante da experiência profissional;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Duas fotografias tamanho passaporte;
  • Comprovante de pagamento da taxa de matrícula no valor de 50 euros (dicas para o pagamento com menos taxas abaixo).

Os documentos traduzidos e os formulários devem ser enviados por correio para o seguinte endereço:

Max-Planck-Institut fuer Innovation und Wettbewerb
MIPLC LL.M. Programm
Marstallplatz 1
80539 Muenchen
Germany

Se você tiver dúvidas sobre as bolsas, o DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email info@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para as universidades.

Saiba tudo sobre o mestrado
Veja como funciona a candidatura
Informe-se sobre as bolsas EPOS

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-mestrado-em-direito-na-alemanha-daad/