Programa do DAAD oferece bolsa para MBA na Alemanha

Small Enterprise Promotion and Training (SEPT) é um mestrado oferecido pela Universidade de Leipzig. O curso é contemplado pelo programa EPOS do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), que dá bolsas para estudantes estrangeiros.

A maioria dos programas universitários e dos MBA são focados predominantemente nas grandes corporações e suas questões. No entanto, há previsões que afirmam que o futuro da economia depende das pequenas e médias empresas. Por isso, esse curso foi criado com objetivo de transmitir conhecimentos teóricos e descobertas orientadas à experiência prática em gestão, promoção e desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

O MBA tem duração de dois anos e se propõe a ser um curso de caráter internacional. A maioria dos estudantes (mais de 90%) são estrangeiros. A língua oficial do mestrado é o inglês.

Como é a bolsa para MBA na Alemanha

O custo do mestrado é de 6 mil euros. No entanto, o SEPT é contemplado pelo programa EPOS do DAAD. Ele oferece ajuda financeira para os melhores candidatos provenientes de alguns países.

Os candidatos à bolsa para MBA na Alemanha que forem selecionados pelo DAAD terão isenção das taxas universitárias. Os benefícios do EPOS incluem também um subsídio mensal de 850 euros, além de seguro-saúde e despesas de viagem.

Requisitos para o MBA na Alemanha

O candidato ideal para o MBA deve ser bem qualificado academicamente e possuir alguma experiência de negócios. Os requisitos necessários para se inscrever no curso são:

• Ter diploma de graduação;
  • Saber inglês (TOEFL ibt: mínimo 79; IELTS academic: mínimo 6.0);
  • Possuir no mínimo dois anos de experiência profissional relevante depois de formado;
  • Ter excelente conhecimento de informática (uso de software de textos, planilha e programas de análise estatística);
  • Conhecimento básico de economia e/ou questões econômicas.

O candidato só será dispensado de apresentar o certificado de inglês caso possua uma carta de proficiência de uma instituição de ensino superior onde cursou um programa em inglês.

Como se candidatar para a bolsa

O prazo de inscrição para quem deseja concorrer à bolsa para MBA na Alemanha vai até o dia 1º de outubro. As candidaturas devem ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição (disponível aqui). Além disso, é preciso enviá-lo por correio para o SEPT antes do encerramento do prazo junto com:

• Carta de motivação;
  • CV;
  • Cópia apostilada do diploma do ensino médio;
  • Cópia autenticada do diploma universitário;
  • Histórico acadêmico;
  • Certificado de inglês;
  • Carta que comprove experiência profissional;
  • Duas cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional);
  • Formulário do DAAD de candidatura da bolsa (aqui).

Todos os documentos que não estiverem originalmente em inglês ou alemão devem ser traduzidos por tradutor juramentado.

O endereço para envio da documentação é:

University of Leipzig
International SEPT Program
PF 100920

Quem for selecionado irá começar o curso em outubro de 2020.

Acesse o site do curso
Veja mais detalhes sobre como se candidatar
Saiba mais sobre as bolsas EPOS

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/daad-oferece-bolsa-para-mba-na-alemanha/