Candidatos de países em desenvolvimento com graduação e pelo menos dois anos de experiência profissional podem se candidatar à bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha. Esta é mais uma oportunidade do programa EPOS do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD).
O curso é em inglês, é dividido em vários módulos e tem sede na Charité – Universitätsmedizin de Berlim. O tema central é medicina tropical e saúde pública, mas também há disciplinas de vacinologia avançada, criação e gerenciamento de projetos e economia da saúde. Estudos em outras áreas, de acordo com os interesses do aluno, e a fase da dissertação podem ser realizados na Tailândia ou no México.
O objetivo da pós-graduação é promover a conscientização sobre os principais problemas atuais de saúde a nível global. Os estudantes serão preparados para identificar e analisar os fatores-chave que moldam a saúde e o bem-estar das populações. O foco do programa é melhorar a gestão dos serviços de saúde para populações menos favorecidas.
Quem for contemplado com a bolsa EPOS para mestrado em saúde pública na Alemanha deverá concluir o curso obrigatoriamente em dois semestres, com dedicação integral.
Como são as bolsas EPOS do DAAD
A bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha faz parte do programa EPOS do DAAD. O programa prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos nas mais diversas áreas de alguma forma relacionadas ao desenvolvimento e à sustentabilidade.
Os selecionados terão isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa um curso de dois meses de alemão em julho e agosto. Ele deve ser feito antes do início das aulas, previsto para setembro.
Requisitos da bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha
O curso em questão pressupõe uma abordagem multidisciplinar. Por isso, a bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha é voltada para estudantes com diferentes formações: medicina, saúde pública, biologia, ciência da educação, psicologia, sociologia, antropologia, nutrição.
Os requisitos para ganhar o benefício da DAAD são:
- Ter graduação em uma das áreas listadas acima;
- Possuir pelo menos dois anos de experiência profissional relevante;
- Ter proficiência em inglês.
Como se candidatar ao mestrado em saúde pública
Para se inscrever para concorrer à bolsa para mestrado em saúde pública, é necessário enviar pelo correio a documentação abaixo nessa exata ordem:
- Formulário oficial do DAAD para solicitação da bolsa (aqui);
- Curriculum Vitae (no formato Europass e assinado à mão);
- Carta de motivação (máximo 1 página, assinada à mão e com referência à atual ocupação);
- Projeto de pesquisa para dissertação (não deverá ser necessariamente o tema da dissertação, serve apenas para avaliação);
- Carta de recomendação acadêmica (com carimbo e assinatura e de data recente);
- Carta de recomendação profissional do empregador (com carimbo e assinatura e de data recente);
- Confirmação de trabalho do empregador e, se possível, garantia de retorno ao emprego depois do curso;
- Certificado de inglês (IELTS ou TOEFL);
- Cópias autenticadas dos diplomas de formação acadêmica;
- Cópias certificadas do histórico do curso;
- Cópia autenticada do diploma do ensino médio.
Os documentos impressos devem ser enviados até o dia 15 de outubro ao seguinte endereço:
Institute of Tropical Medicine & International Health
Charité – Universitätsmedizin Berlin
Campus Virchow-Klinikum
DAAD Project Coordinator
Master Programme in International Health
Augustenburgerplatz 1
13353 Berlin
Germany
O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa EPOS pelo email info@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para a universidade.
Acesse o site do curso
Saiba mais sobre as bolsas EPOS
Veja respostas para as perguntas mais frequentes sobre as bolsas
FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-em-saude-publica-na-alemanha-daad/