O Instituto Internacional de Direito Humanitário divulgou recentemente a 100ª edição do Curso de Direito Internacional dos Refugiados. Ele acontecerá de 21 a 26 de outubro, em Sanremo, na Itália, onde fica a sede do IIHL. E o melhor: há possibilidades de bolsa!
O Pacto Global sobre Refugiados (Global Compact on Refugees – GCR) foi assinado em dezembro de 2018. Ele clama por uma resposta mais forte e justa aos grandes movimentos de refugiados no mundo. O documento destaca a necessidade de uma estrutura baseada nos princípios de cooperação internacional e divisão de responsabilidades para a resolução da questão.
Para divulgar e contribuir com o GCR, o Instituto Internacional de Direito Humanitário, abriu uma turma do curso sobre Direito Internacional dos Refugiados. A edição especial, que será sobre o documento, tem o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Saiba mais sobre o curso de Direito Internacional dos Refugiados
O objetivo do curso é incentivar as instituições a incorporarem os princípios do GCR. Ele também visa identificar possibilidades de parceria entre organizações regionais.
O curso de Direito Internacional dos Refugiados é dedicado a representantes de instituições governamentais, acadêmicas, ONGs, da mídia e da iniciativa privada de países em desenvolvimento. Apenas 25 participantes serão selecionados na edição deste ano.
O currículo se concentra nos elementos chaves da proteção aos refugiados. Os selecionados terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de ensino sobre o Pacto Global sobre Refugiados. Ele mescla teoria e prática e utiliza uma metodologia criativa e participativa. Além de discussões e simulações, o curso terá estudos de caso e interação com profissionais e especialistas em proteção internacional.
Bolsas integrais e parciais do IIHL
Para participar do curso de Direito Internacional dos Refugiados, é preciso pagar uma taxa de 900 euros. No entanto, um algumas bolsas de estudo são financiadas pelos parceiros e disponibilizadas pelo IIHL.
Há dois tipos de auxílios: bolsa integral e bolsa parcial. A primeira inclui passagens aéreas e transporte para Sanremo, alojamento em regime de pensão completo, taxas de registro e documentação.
Já a bolsa parcial inclui transporte de Nice a Sanremo, alojamento, taxas e documentação. O restante das despesa são de responsabilidade dos participantes.
Como se candidatar e concorrer à bolsa
As candidaturas devem ser enviadas até o dia 6 de setembro. Os interessados precisam preencher um formulário online com suas informações pessoais e profissionais. Além disso, devem mencionar a organização à qual estão ligados.
Durante a candidatura, também é preciso também anexar o currículo e descrever quais os benefícios e retornos você espera do curso de Direito Internacional dos Refugiados.
Os interessados nas bolsas parciais ou integrais devem sinalizar no formulário que desejam ser considerados para o apoio financeiro.
Leia tudo sobre a bolsa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Envie a sua candidatura
FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/curso-de-direito-internacional-dos-refugiados/