Governo tem programa de bolsas para pós-graduação no México

Mexican Government Scholarships for International Students é um programa do governo mexicano que contempla estudantes estrangeiros com bolsas para pós-graduação no México. As candidaturas estão abertas até o dia 27 de setembro.

As bolsas são oferecidas a candidatos de mais de 180 países por meio de convenções e acordos. Mais de 70 instituições mexicanas são registradas no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e participam do programa da Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AMEXCID).

O objetivo das bolsas para pós-graduação no México é fortalecer o papel do país como ator com responsabilidade global. O programa também ajuda a formar profissionais altamente qualificados vindos de diferentes realidades.

Como funciona o programa do AMEXCID

O programa do AMEXCID contempla candidatos interessados em cursos de mestrado, doutorado, especialização e pós-doutorado. As bolsas para pós-graduação no México começam a ser distribuídas entre março e dezembro. A duração máxima é de dois anos para mestrados e de três ou quatro anos para doutorado.

A bolsa para mestrado inclui um auxílio mensal de quatro vezes o valor da Unidade de Medida e Atualização. O valor é baseado no salário mínimo do México e foi equivalente a cerca de 10,274.00 pesos mexicanos por mês.

Para programas de doutorado, o valor é de cinco vezes essa unidade. Em 2019, o auxílio mensal para doutorandos era de cerca de 12,842.50 pesos mexicanos. O programa também cobre: taxas universitárias; seguro saúde a partir do terceiro mês no país; custos relacionados ao visto.

Requisitos para concorrer às bolsas para estudar no México

Para se candidatar, o estudante precisa ter um diploma universitário que permita o acesso ao curso desejado. Além disso, está entre os requisitos de um candidato ideal ter uma média de no mínimo 80 (em uma escala de 0 a 100).

Para receber o benefício, o candidato precisa também cumprir os requisitos do curso escolhido e ser aceito no mestrado ou doutorado ao qual se candidatou. Não podem se candidatar pessoas que tenham residência no México.

Candidatura às bolsas para pós-graduação no México

As inscrições para o programa são online e devem ser feitas no site do programa. Os documentos necessários para a candidatura são:

Os documentos que não estiverem em língua espanhola devem ser acompanhados de tradução. No entanto, pode ser uma tradução simples, não juramentada.

A seleção leva em conta prioritariamente candidatos que nunca tenham recebido bolsa do governo mexicano. Também serão considerados prioridades aqueles que estudam em áreas importantes para o desenvolvimento dos seus países de origem (educaçãosaúdeenergiameio ambiente e telecomunicações).

Os interessados nas bolsas para pós-graduação no México devem se inscrever até as 15h (horário da Cidade do México) do dia 27 de setembro. Os resultados serão divulgados no dia 5 de dezembro através das representações do país no exterior.

Leia o edital das bolsas
Confira as instituições participantes do programa
Mais sobre o programa
Acesse o site para se candidatar