Bolsa para residência em pesquisa no Deutsches Museum na Alemanha

O Deutsches Museum está oferecendo várias bolsas de estudos para interessados em fazer residência em pesquisa na Alemanha por seis ou 12 meses no local. Os candidatos devem ter projetos que, de alguma forma, envolvam as coleções do museu, que fica localizado em Munique.

O museu fundado em 1903 é dedicado às ciências e possui um acervo amplo e heterogêneo. Ele é composto por cerca de 100 mil objetos, um arquivo com 4.500 itens (incluindo coleção de fotografias científicas, ilustrações técnicas), literatura e documentos privados. Além disso, há ainda uma biblioteca de pesquisa especializada com 875 mil volumes, 5 mil revistas e livros raros sobre ciência e tecnologia.

Como funciona a residência em pesquisa no Museu

A estrutura única do acervo permite que os estudiosos desenvolvam métodos interdisciplinares inovadores de investigação. Durante a pesquisa na Alemanha, os bolsistas se envolvem na exploração histórica e arqueológica da ciência e da tecnologia.

Além disso, os acadêmicos terão contato diário com os curadores, arquivistas e bibliotecários do Museu. Também irão conviver com membros do Centro de História da Ciência e Tecnologia de Munique.

Os bolsistas terão seu próprio local de trabalho e a oportunidade de residir temporariamente em apartamentos subsidiados do complexo do museu (conforme disponibilidade).

Saiba mais sobre o programa do Deutsches Museum

O programa acolhe estudantes de todo o mundo e de diferentes áreas de estudo. Há oportunidades no Deutsches Museum para pesquisas sobre processos científicos e culturas mutantes da tecnologia. Os candidatos são convidados a apresentar projetos baseados nas coleções do Deutsches Museum.

Investigadores de qualquer nível podem se candidatar, desde que tenham mestrado ou doutorado. A capacidade de leitura do alemão é um pré-requisito.

Sobre a bolsa e a candidatura para pesquisa na Alemanha

Os valores das bolsas variam de acordo com o nível acadêmico dos pesquisadores. As bolsas “pré-doutorais” são de 7.500 euros para 6 meses e 15 mil euros para 12 meses. As bolsas pós-doutorais são de 15 mil euros para 6 meses e 30 mil euros para 12.

As candidaturas devem ser enviadas até 11 de outubro. Os interessados devem preencher um formulário de candidatura e enviá-lo junto com: currículo; descrição do projeto (3 a 5 pág); duas cartas de recomendaçãoconfidenciais (que podem ser enviadas diretamente pelas referências).

A documentação deve ser enviada para o seguinte endereço:

Andrea Walther
Coordinator of the Research Institute
Deutsches Museum
80306 Munich
Tel.: 00 49 (0) 89 2179-280
Fax: 00 49 (0) 89 2179-239
E-Mail: a.waltherdeutsches-museum.de

Veja mais informações sobre as bolsas
Saiba tudo sobre o museu
Acesse o formulário de candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-residencia-em-pesquisa-no-deutsches-museum-na-alemanha/