Programa do governo dá bolsas para pós-doutorado no Canadá

Banting Postdoctoral Fellowships é um programa que oferece bolsas para pós-doutorado no Canadá. O prazo para o envio das candidaturas se encerra no dia 18 de setembro.

O objetivo do programa financiado pelo governo canadense é atrair e reter talentos de alto nível acadêmico e formar pesquisadores de sucesso. Anualmente, são concedidas no mínimo 70 bolsas para pós-doutorado no Canadá. Dependendo da demanda, o número de beneficiados pode ser ainda maior.

Como é o programa Banting

O programa criado em 2010 é voltado tanto para canadenses quanto para estrangeiros. No caso de estudantes internacionais, o pós-doutorado deve ser feito obrigatoriamente em uma universidade ou instituição canadense.

O Banting contempla três grandes áreas de pesquisa: saúde; ciências naturais e engenharia; ciências sociais e humanas. O selecionado deverá iniciar a sua pesquisa no máximo 1 de abril e terminar até 1 de outubro do ano seguinte à candidatura.

Sobre as bolsas para pós-doutorado no Canadá

A bolsa para pós-doutorado no Canadá é de 70 mil dólares anuais. O programa tem duração de dois anos e não é possível renovar.

O período da bolsa só poderá ser estendido em circunstâncias especiais, como no caso de morte de um familiar, doença, serviço militar ou transtornos causados por guerra, conflito ou desastres no país de residência do pesquisador.

Como se candidatar às bolsas

Para se candidatar, é preciso ter concluído o doutorado. Os interessados devem, primeiramente, buscar uma instituição anfitriã para aplicar e enviar a sua candidatura dentro dos prazos internos.

A candidatura à bolsa para pós-doutorado no Canadá deve ser feita, portanto, em colaboração com a instituição de acolhimento na qual o candidato irá estudar. Depois desse contato, o candidato deve se registrar nas contas do Canadian Common CV e ResearchNet e criar um CCV (um currículo acadêmico).

Em seguida, é necessário identificar a sua área de pesquisa, os participantes e as referências. Depois de fornecer informações sobre a sua formação, é preciso enviar toda a documentação solicitada. Os documentos devem ser enviados em inglês ou francês.

A seleção leva em consideração a excelência acadêmica dos candidatos. Contudo, a diversidade e a inclusão também são critérios levados em conta pelo comitê que irá selecionar os bolsistas.

O resultado será divulgado para os selecionados a partir da metade de fevereiro. O pagamento da bolsa é realizado a partir de abril.

Saiba tudo sobre a bolsa
Conheça os critérios de seleção
Acesse o guia sobre a candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-pos-doutorado-no-canada-banting/