Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa

Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) é um programa promovido pela Comissão Europeia que tem o objetivo de financiar pesquisadores promissores de qualquer lugar do mundo em diversas áreas de estudo. Dentro do programa, as Individual Fellowships são bolsas de pesquisa e pós-doutorado em instituições ou organizações europeias. O financiamento pretende aprimorar a carreira e as perspectivas acadêmicas de pesquisadores que atuam no exterior.

A ação é voltada para investigadores promissores e experientes que já tenham doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em tempo integral de pesquisa. A modalidade “Bolsas Europeias”, às quais podem se candidatar pesquisadores brasileiros, estão disponíveis para investigadores que se desloquem dentro da Europa ou para não europeus que vão à Europa realizar seus estudos.

Como são as bolsas de pesquisa na Europa do MSCA

Um dos pontos interessantes do programa é que as bolsas de pesquisa na Europa podem servir para a retomada da carreira de investigação após um período de interrupção, como no caso de uma licença maternidade. As bolsas europeias têm duração de um a dois anos e podem incluir uma mobilidade de três ou seis meses em outra instituição europeia.

O financiamento da MSCA oferece um subsídio para custear as despesas de subsistência e deslocamento do investigador e ainda garante cobertura das despesas com a família. A bolsa de pesquisa na Europa é atribuída à entidade que acolherá o selecionado, que pode ser uma universidade, um centro de pesquisa ou uma empresa na Europa.

Candidaturas e envio de propostas

Para concorrer a uma das bolsas de pesquisa na Europa, os interessados devem enviar o currículo e uma proposta de investigação elaborada em conjunto com a entidade de acolhimento.

As propostas devem se encaixar em um dos âmbitos oferecidos pelo programa: Career Restart, Reintegration, Society and Enterprise, Standard EF e Global Fellowships. As candidaturas devem ser enviadas até o dia 11 de setembro.

Em 2019, as áreas das Individual Fellowships abrangem: Meio Ambiente e Geociências, ciências Biológicasinformática e engenharia, ciências econômicas, ciências Sociais e humanidades, física, matemática e química.

Sobre Marie Skłodowska-Curie

Maria Skłodowska-Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel. A  cientista polonesa que realizou estudos sobre a radioatividade dividiu o Nobel de física com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel em 1903. Em 1911, Marie recebeu o Nobel de Química pelo seu trabalho.

Saiba mais sobre as bolsas individuais do MSCA
Acesse o guia oficial para candidatos
Inscreva-se agora

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/marie-sklodowska-curie-actions-bolsas-de-pesquisa/