Bolsa para mestrado em economia e ciência do café na Itália

O International Master in Coffee Economics and Science Ernesto Illy é um mestrado em economia e ciência do café. O curso é oferecido por um grupo de grandes instituições, entre elas a Università Del Caffè da illycaffè e a Universidade de Trieste.

O curso é voltado a profissionais graduados em economia, administração, agronomia ou outras áreas afins. Um dos requisitos é possuir um forte envolvimento profissional com o café. O objetivo principal do curso é oferecer uma formação multidisciplinar sobre o mundo do café. O mestrado aborda, portanto, todo o ciclo produtivo desde o cultivo até a logística, o processo de industrialização e os serviços de alimentação. As disciplinas são divididas em três áreas: EconomiaAdministraçãoBiologiaAgronomia e Tecnologia.

Como é o mestrado em economia do Café na Itália

O mestrado em economia e ciência do café tem duração de 400 horas e aulas intensivas em 12 módulos e 60 créditos. As aulas são em inglês, duram cinco meses e são ministradas nas dependências da Illycaffè em Trieste, na Itália. A próxima edição do curso será realizada entre janeiro e junho de 2020.

A bolsa para mestrado em economia e ciência do café

Um curso tão específico obviamente não é nada barato: 15 mil euros. No entanto, a Fundação Ernesto Illy oferece algumas bolsas para cobrir custos totais ou parciais do programa para alunos de países com forte produção de café. Assim, pelo menos, uma bolsa integral para o mestrado em economia e ciência do café será destinada a um estudante brasileiro.

A seleção para a bolsa será realizada pela instituição com o apoio da Universidade do Café Brasil. Os requisitos para se candidatar ao auxílio financeiro são:

• Ter um excelente desempenho acadêmico;
  • Possuir envolvimento profissional com atividades cafeeiras e interesse em se desenvolver nessa área;
  • Ser fluente em inglês;
  • Não é pré-requisito, mas será dada preferência a candidatos que não tenha feito outra pós-graduação.

Para concorrer à bolsa, é necessário enviar uma carta de motivação (explicando interesse e motivação) e um currículo resumido (máx. 3 páginas com foto) até o dia 15 de junho. Os documentos devem ser em inglês e o candidato deve enviá-los por email para universidadedocafe@pensa.org.br.

Se tiver alguma dúvida sobre a bolsa, você pode escrever para esse mesmo email ou ligar para (11) 3818-4005. Para informações adicionais sobre o curso, é possível escrever para master@illy.com.

Saiba mais sobre a bolsa e a seleção
Acesse a página oficial do mestrado
Veja o programa didático do curso

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-em-economia-e-ciencia-cafe-na-italia/