Fulbright oferece bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos com tudo pago

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos. O programa MFA (Master in Fine Arts) da Comissão Fulbright em cooperação com a Capes oferece bolsa para pós-graduação em cursos de formação de roteiristas em renomadas escolas e universidades dos EUA.  Neste ano, são oferecidas até duas bolsas para essa oportunidade única de formação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil. As inscrições estão abertas até 14 de julho.

As bolsas para mestrado em roteiro nos Estados Unidos têm duração máxima de 21 meses. As bolsas podem ser, desde que haja uma justificativa acadêmica, estendidas por mais três meses. Candidatos precisam de experiência na área e também inglês fluente.

Requisitos para a candidatura ao mestrado em roteiro nos EUA:

• Ter nacionalidade brasileira;
  • Não possuir nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura;
  • Ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas;
  • Ter diploma de nível superior até o encerramento das inscrições;
  • Ter proficiência em inglês – pontuação mínima de 100 pontos no TOEFL iBT  ou de 7 no IELTS; Só valem provas feitas depois de 1 de agosto de 2018.
  • Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento.

O que o programa para estudar cinema nos EUA cobre

A bolsa para mestrado em roteiro nos Estados Unidos tem a intenção de formar roteiristas profissionais de cinema e TV para desenvolver a área no Brasil. A oportunidade cobre todas as despesas relativas à passagem aérea, à instalação nos EUA (1 mil dólares), à manutenção (valor do subsídio mensal depende da cidade), ao seguro-saúde e às taxas universitárias.  Ou seja, a bolsa cobre tudo que você precisa para fazer seu curso de roteiro nos Estados Unidos tranquilão sem se preocupar com mais nada. As aulas nos EUA se iniciam em agosto/setembro de 2020.

Como se candidatar para a bolsa para mestrado em roteiro nos Estados Unidos

Para se candidatar, é necessário preencher um formulário online em inglês no qual o interessado deverá anexar os documentos solicitados. Entre eles, estão currículo, o certificado de proficiência em inglêscartas de recomendaçãopersonal statement e um documento de identificação. Além disso, é preciso enviar a sinopse de um filme longa-metragem (uma página) e as primeiras páginas do respectivo roteiro (5 a 7 páginas), ambos em inglês, de acordo com a formatação especificada no edital.

Para mais informações, é possível entrar em contato pelo email: mfa@fulbright.org.br.

Acesse o edital
Leia as instruções para realizar a inscrição
Inscreva-se

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/fulbright-mfa-bolsa-curso-de-roteiro-nos-estados-unidos/