NIIED oferece bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul

O National Institute for Internacional Education (NIIED) oferece bolsas para fazer pós-graduação na Coreia do Sul. O edital deste ano oferece 7 bolsas para mestrado ou doutorado na Coreia para brasileiros.

Antes de mais nada é muito importante frisar que existem dois programas de bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul. O edital que estamos falando neste post é o edital de acesso via university track. Neste edital, os candidatos precisam aplicar direto para UMA universidade coreana que podem indicar o candidato para a bolsa NIIED ou não. Já no acesso via Embassy Track, cujo edital de bolsas para estudar na Coreia já foi publicado aqui no Partiu Intercâmbio, os candidatos se inscrevem para até três universidades/cursos via embaixada sul-coreana no Brasil.

É importante lembrar quem quem aplica para as bolsas para fazer pós-graduação na Coreia do Sul via universidade não pode aplicar via embaixada e vice-versa. Candidatos que aplicarem para as duas bolsas serão desclassificados.  Ambas oportunidades de bolsas de estudo do governo da Coreia são para fazer todo o mestrado ou doutorado no país. As bolsas de mestrado na Coreia duram três anos e as bolsas de doutorado na Coreia duram quatro anos. Ambas incluem um ano inteiro de curso de Coreano.

Como são as bolsas para pós-graduação na Coreia

As bolsas para pós-graduação Coreia do Sul do NIIED incluem passagens aéreas, isenção de taxas na universidade, seguro médico, um subsídio mensal de 800.000 won sul-coreano, além de um auxílio de custo específico para moradia. Além disso, o governo oferece um curso gratuito de língua coreana no primeiro ano do estudante no país.

Depois deste ano de estudo de coreano, para entrar na universidade o estudante deverá atingir o nível 3 no teste de proficiência TOPIK.

Requisitos para concorrer às bolsas na Coreia do Sul

Entre os requisitos para aplicar no programa de bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul do NIIED  estão:

• ter cidadania brasileira e ter pais brasileiros
  • ter menos de 40 anos de idade
  • ter um diploma do graduação ou mestrado até 01/03/2019
  • ter uma média de pelo menos 80% de aproveitamento
  • possuir proficiência em inglês ou coreano
  • não ter recebido nenhuma bolsa do governo da Coreia
  • Não aplicar para as bolsas da Embaixada para o mesmo fim

Como se candidatar para as bolsas para pós-graduação na Coreia

Neste programa a candidatura deve ser feita diretamente para a universidade. A lista de documentos para se candidatar é praticamente a mesma da bolsa da Embaixada. As universidades, no entanto, podem exigir documentos extras. Os formulários estão disponíveis no site Study in Korea.

• Application form (formulário no edital)
  • NIIED Pledge (formulário no edital)
  • Carta de Motivação/Personal Statement (formulário no edital)
  • Plano de estudo (formulário no edital)
  • Duas cartas de recomendação (formulário no edital)
  • Certificado de Saúde (formulário no edital)
  • Histórico escolar e diploma (em inglês ou coreano)
  • Cópia autenticada e tradução juramentada dos certificados de cidadania do candidato e de seus pais (Certidão de Nascimento, um certificado indicando relação de parentesco, passaporte dos pais, etc)
  • Cópia do certificado de proficiência de inglês
  • Cópia do certificado de proficiência em coreano (caso você tenha)

É muito importante ler bem o edital para saber como a documentação deve ser mandada. Eles são super rigorosos com essa parte e qualquer documento fora da norma pode acarretar desclassificação do programa. Então, fiquem ligados e leiam o edital

Universidades participantes do programa

As bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul são válidas para mestrados ou doutorado na Coreia em 64 universidades do país. NO FINAL DESTE POST, colocamos o link para baizar um arquivo .zip do governo coreano completíssimo sobre todas as universidades participantes do programa de bolsa para pós-graduação na Coreia do Sul com cursos oferecidos, idioma nos quais eles são oferecidos e o deadline de inscrição de cada universidade. Você deve entrar em contato direto com as universidades para saber como proceder para fazer sua inscrição. O prazo das inscrições varia entre 8 de março e 18 de março, então, é importante ver qual o deadline da Universidade com seu curso específico.

Detalhes sobre a seleção das bolsas para pós-graduação na Coreia

N cronograma oficial da seleção das bolsas para estudar na Coreia do Sul, eles informam que as universidades devem informar seus indicados pra o NIIED até 6 de abril. Os selecionados devem viajar para a Coreia em agosto de 2019.  Então, é bom correr para entrar em contato com a universidade onde você deseja estudar. Em caso de dúvida, é possível mandar email para kgspniied@korea.kr

Veja o edital da chamada
Baixe a ficha de inscrição