Bolsa Erasmus+ para Mestrado em Química no Exterior

Um programa financiado pelo Erasmus+ está oferecendo bolsas integrais para Mestrado em Química no Exterior. Os alunos do curso vão receber diploma de mestre em química ou em Ciência dos Materiais. O curso é um consórcio de universidades em Portugal, na Itália, na França e Polônia.

As bolsas – que podem chegar ao valor total de 43.800 euros – são direcionadas para o programa de mestrado SERP+ (Joint European Master In Surface, Electro, Radiation And Photo-Chemistry). Este mestrado tem como objetivo capacitar alunos em em diferentes áreas da química: química orgânica, inorgânica, analítica, físico-química, química de polímeros, dentre muitas outras áreas.

O programa inclui diferentes cursos e treinamentos ligados à energias renováveis, química verde, efeitos de radiação, nanomateriais para a indústria e nanomedicina. A forte parceria do SERP+ com instituições acadêmicas e centros de pesquisa e inovação na Europa, Ásia e América Latina, permitem os estudantes desenvolverem suas habilidades profissionais e construírem um sólido network durante o mestrado em química no Exterior.

A bolsa Erasmus+ para mestrado em química no Exterior cobre:

A bolsa cobre tudo, inclusive:

• Contribuição para viagens: 3000 euros/ano
  • Contribuição para instalação e custos para o visto: 1000 euros
  • Contribuição para taxas da universidade: 6400 euros/ano
  • Subsídio mensal: 1000 euros/ano

Como funciona o programa  de mestrado em química SERP+

O programa de mestrado a ser financiado pela bolsa Erasmus+ tem duração de dois anos, e ocorre em até quatro países: França, Itália, Polônia e Portugal. Fica a critério do candidato a escolha de uma universidade por semestre. Confira a estrutura do mestrado em química na Europa:

Primeiro semestre:

• Université Paris-Sud (UPSUD, França): fundamentos e métodos para o programa SERP

Segundo semestre:

• Università degli studi di Genova (UniGe, Itália): físico-química de materiais compósitos e catálise; ou
  • Universidade do Porto (Portugal): físico-química de sistemas interfaciais, condensados e energéticos; ou
  • Uniwersytet im. Adama Mickiewicza (UAM, Polônia): físico-química e fotoquímica de moléculas e biomoléculas;

2 semanas de Curso de Verão na UniGe, Itália: Cursos em Gestão Econômica, Gestão de Projetos, Comunicação, Valorização Tecnológica, Legislação de Patentes, dentre outros.

Terceiro semestre:

• UniGe: nanoestruturação e coleta de energia em superfícies
  • U.Porto: materiais funcionais e interfaces para a química sustentável
  • UAM – Espectroscopia de luminescência e fotoquímica verde
  • UPSUD: Nanomedicina, combustíveis solares e aplicações medicinais e industriais de radiações.

Quarto semestre: estágio obrigatório e dissertação de mestrado:

• Pode ser realizado em laboratório de uma das universidades acima, ou em um laboratório no ramo da indústria.

Ao fim do mestrado, os estudantes são concedidos com um diploma múltiplo, de acordo com a jornada acadêmica: Mestre em Química pela Paris-Sud University; Mestre em Ciência dos Materiais e Engenharia pela Universidade de Genova; Mestre em Química pela Universidade do Porto ou Mestre em Química pela Universidade Adam Mickiewicks de Poznań.

Candidatura para as bolsas de mestrado em química no Exterior:

Para poder se candidatar à bolsa Erasmus+, os candidatos devem obter o diploma de graduação até agosto deste ano. O candidato que já tenha mestrado concluído também pode ser aceito e, se aprovado, ingressará no segundo ano do mestrado na Universidade de Paris-Sud. Também é necessário ter proficiência em inglês comprovada (veja os exames aceitos adiante). Para poder concorrer ao programa SERP+, o candidato deve enviar os seguintes documentos, em formato pdf em inglês.

• Currículo (Máx. 2 páginas)
  • Carta de motivação (Máx. 2 páginas)
  • Histórico acadêmico oficial da graduação, aceito em português;
  • Diploma da graduação ou mestrado, aceitos em português;
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL: 550 pontos ou mais no Paper Based Test; 213 ou mais no Computer Based Test; 82 ou mais no IBT; IELTS: nota a partir de 6.0;Cambridge: FCE (B2), CAE (C1) ou CPE (C2) )
  • Carta de recomendação em papel timbrado e assinada a mão (opcional)

Vale ressaltar que apenas traduções oficiais serão aceitas, e que todos os documentos traduzidos devem ser enviados acompanhados da cópia do documento original.

Critérios de seleção da bolsa para mestrado em química

• 50%: background acadêmico e profissional, se for o caso. A ser avaliado pelo CV e notas;
  • 20%: carta de recomendação;
  • 10%: proficiência em inglês
  • 10%: carta de motivação;
  • 10%: envolvimento em associações e atividades extra-curriculares que demonstrem perfil dinâmico e de liderança do candidato.

Saiba mais sobre o SERP+
Conheça a estrutura do curso
Inscreva-se

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-erasmus-mestrado-em-quimica-no-exterior/