A Università Commerciale Luigi Bocconi possui programas para conceder bolsas integrais de mestrado na Itália. Os programas têm como critério o desempenho acadêmico ou a renda. As inscrições são feitas em sessões.
A Bocconi é uma instituição muito conhecida na Itália e também fora dela, aparecendo muito bem colocada em vários rankings internacionais. A universidade, localizada em Milão, oferece 10 cursos de mestrado nas áreas de Economia, Administração, Finanças e Ciências Sociais. Os cursos têm duração de 2 anos e grande parte das aulas é em inglês.
Bolsas integrais de mestrado na Itália
O Bocconi Graduate Merit Awards dá bolsas integrais de mestrado na Itália para os candidatos que tiverem os melhores desempenhos entre os inscritos no processo de admissão. Por isso, não existe um procedimento diferenciado para se candidatar a essas bolsas, pois os estudantes serão selecionados entre todos aqueles que se candidatarem.
As bolsas incluem isenção total das taxas universitárias – no valor de aproximadamente 13.000 euros por ano. Para alguns bolsistas também poderá ser concedida acomodação sem custos na residência universitária.
O principal critério de seleção é o desempenho acadêmico, mas será avaliado o dossiê completo enviado pelo candidato. As bolsas duram 1 ano, mas são renovadas automaticamente para o segundo ano, desde que seja cumprido o progresso acadêmico exigido pela universidade.
Como concorrer às bolsas integrais de mestrado na Itália
O processo de admissão nos cursos de mestrado da Bocconi tem várias sessões de candidatura. No entanto, a universidade deixa bem claro que os estudantes que se candidatarem nas primeiras sessões terão mais chances de serem selecionados: “a maioria das bolsas será atribuída nas primeiras sessões relevantes”. São seis sessões de seleção: A universidade recomenda aplicar o quanto antes para ter mais chances de ganhar uma das bolsas integrais de mestrado na Itália. O primeiro round de application para estudar na Bocconi se encerra em 10 de dezembro e a última sessão do processo seletivo recebe inscrições até o dia 30 de maio de 2019. Abaixo você pode ver o calendário completo.
Para se candidatar, é necessário preencher a Application Online e anexar a documentação exigida. Serão levados em consideração:
- Resultado em um teste de aptidão (GMAT ou GRE – saiba mais aqui);
- Histórico acadêmico;
- Currículo e carta de motivação;
Além disso, até a data da matrícula no curso será necessário comprovar conhecimento em língua estrangeira.
Saiba mais sobre as bolsas de mestrado
Veja o calendário completo com os prazos para inscrição
Mais sobre o processo de admissão
FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/universidade-da-bolsas-integrais-de-mestrado-na-italia/