Bolsas para mestrado em turismo do vinho na Espanha, França e Portugal

O Mestrado em Inovação no Turismo do Vinho (Erasmus Mundus Master on Wine Innovation – WINTOUR) se propõe a preparar e qualificar profissionais sobre turismo e indústria do vinho. O objetivo é desenvolver e promover inovações no setor. Para isso, o curso oferece uma abordagem multidisciplinar que engloba teoria e prática.

São dois anos estudos, sendo o 1º semestre na Universidade Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha; o 2º na Universidade de Bordeaux, na França; e o 3º na Universidade do Porto, em Portugal. O 4º semestre será dedicado à produção da dissertação e ao estágio profissional, que deverá ser realizado em uma das associações parceiras do programa.

As bolsas para mestrado em turismo do vinho na Europa são projetadas para cobrir as despesas dos estudantes durante o inteiro período do WINTOUR. Para os alunos de países parceiros (Partner Countries, ou seja não europeus) serão distribuídas cerca de 11 bolsas. Os benefícios do Erasmus + incluem todos os custos de participação no mestrado (18 mil euros), um subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.

Requisitos para entrar no WINTOUR

No total, serão selecionados 28 alunos para entrar no curso no próximo ano. Para se candidatar ao WINTOUR é preciso possuir graduação completa em alguns dos seguintes cursos ou equivalentes: turismo, economia, administração, marketing, agronomia, biotecnologia, relações internacionais e outros. Além disso, também é obrigatório ter certificado de proficiência em inglês (no mínimo B2 em provas como Cambridge, IELTS, TOEFL);

A motivação, a experiência de atuação na área e o conhecimento de alguma das línguas das universidades sede também serão levados em consideração. Lembrando que, como nos outros programas Erasmus Mundus, para concorrer a uma das bolsas para mestrado em turismo do vinho, o candidato de um país parceiro não pode ser residente na Europa e nem ter estudado ou trabalhado em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Candidatura e seleção das bolsas para mestrado em turismo do vinho

O período de candidatura para alunos interessados nas bolsas para mestrado em turismo será de até 14 de fevereiro. Em um primeiro momento, o candidato deve preencher o formulário de inscrição online e pagar uma taxa de 30,21 euros. Depois de ter cumprido essa primeira etapa da candidatura, será enviado um e-mail com instruções sobre como se dará o carregamento dos seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Diploma;
  • Histórico escolar;
  • Currículo em inglês (formato Europass);
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Carta de motivação em inglês (máx. 2 páginas);
  • Certificado de conhecimento em outras línguas;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado do local de trabalho ou estudo emitido pelo empregador ou instituição de ensino;
  • Declaração assinada pelo candidato sobre: não ter sido beneficiado anteriormente por uma bolsa desse tipo e não ser residente nem ter morado por mais de 12 meses na Europa nos últimos cinco anos.

A seleção será baseada nos seguintes critérios: currículo e histórico acadêmico – 50%; carta de motivação e projeto profissional – 30%; experiência profissional no campo e outros intercâmbios – 10%; outras línguas (especialmente espanhol, francês ou português) – 10%. O resultado deve ser divulgado em maio.

Saiba tudo sobre a estrutura do curso
Veja mais informações sobre as bolsas de estudo
Passo a passo sobre a candidatura
Acesse o formulário de inscrição

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-mestrado-em-turismo-do-vinho-erasmus/