Neoenergia dá bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha para brasileiros

Um programa da empresa Neoenergia está recebendo inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha até o dia 29 de março. O programa é voltado para brasileiros ou residentes no Brasil que tenham diploma de graduação. Ele contempla áreas relacionadas a energia, meio ambiente e TI.

As bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha não se destinam apenas a graduados em engenharia. Contudo, os candidatos sem formação técnica não podem escolher programas focados em engenharia. Além disso, eles precisam garantir que o curso escolhido tenha pelo menos 70% das matérias nos temas de estudo informados no edital.

As áreas de conhecimento incluídas no programa são as seguintes:

• Energias renováveis;
  • Sistema Energético Sustentável;
  • Meio Ambiente;
  • Tecnologias limpas de carvão e gestão de emissões;
  • Eficiência Energética;
  • Armazenamento de energia;
  • Veículo elétrico;
  • Redes de Distribuição Inteligente;
  • Tecnologia da Informação e da Comunicação;
  • Tratamento de dados (Big Data) e Cibersegurança.

Para concorrer a uma das bolsas da Neoenergia, é preciso se inscrever em cursos oferecidos por instituições universitárias de excelência. O edital lista algumas indicadas pelo programa:

• Universidad Carlos III de Madrid
  • Universidad de Zaragoza
  • Universidad del País Vasco
  • Universidad Politécnica de Madrid
  • Universidad Politécnica de Valencia
  • Universidad Pontificia de Comillas
  • Imperial College of London
  • Universidade de Cambridge
  • Universidad de East Anglia
  • University of Edinburgh
  • University of Glasgow
  • University of Liverpool
  • University of Strathclyde

Como são as bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha

As bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha incluem: o pagamento integral das taxas de matrícula do curso escolhido; subsídio mensal para cobrir gastos com transporte e moradia e auxílio passagem aérea.

O valor do subsídio mensal é variável. Quem estudar no Reino Unido receberá 12 mensalidades de 1.580 dólares (18.960 dólares, no total). Quem for para Espanha receberá 12 mensalidades de 900 dólares (10.800 dólares, no total).

Quais são os requisitos para participar do programa

Para participar do programa, é preciso ser brasileiro ou estar residindo no Brasil. Ter diploma de graduação e histórico acadêmico com média igual ou superior a 7,01 também é requisito.

É necessário ainda comprovar conhecimento da língua inglesa. Nas universidades espanholas, o nível exigido é B2 e são aceitos os seguintes certificados: Universidade de Cambridge (FCE ou superior); IELTS; certificado de aptidão de ensino superior; certificado de escola oficial; diplomas ou certificados expedidos por escolas de idiomas de universidade.

Já as instituições do Reino Unido exigem como nível mínimo de conhecimento o C1 e aceitam: TOEFL; Universidade de Cambridge (a partir do CAE); IELTS; CEFR.

Outro requisito é não receber nenhum tipo de ajuda econômica de instituições públicas ou privadas durante o período da bolsa. Os selecionados também não poderão possuir nenhum vínculo de trabalho ou estágio. Pessoas que já ganharam bolsas de programas da Fundação Iberdrola não podem se inscrever.

Como se candidatar para as bolsas Neoenergia

Em primeiro lugar, é preciso notar que os candidatos devem realizar a inscrição no curso escolhido diretamente na universidade. O processo de candidatura e seleção para o programa da Neoenergia ocorre paralelamente.

Não é necessário já ter tido o aceite da universidade para se inscrever. É preciso, porém, anexar o comprovante de inscrição no curso ao seu formulário de candidatura ao programa.

As candidaturas para as bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha podem ser enviadas até as 11h do dia 29 de março. O interessado deve submeter o formulário eletrônico preenchido e anexar os seguintes documentos:

1. Cópia do RG;
  2. Curriculum vitae;
  3. Título/Diploma universitário;
  4. Histórico acadêmico
  5. Certificado de proficiência no idioma;

Os arquivos devem ser nomeados nesta sequência da seguinte forma: Documento 1. o número de documento (CPF) seguido do nome completo do requerente. Exemplo: o candidato chamado José Aparecido da Silva deve enviar a cópia digital do RG, ou passaporte, com o arquivo nomeado da seguinte forma: Documento 1. 22222222222_Aparecido da Silva. E assim por diante.

A seleção é composta por uma análise inicial da documentação. A segunda etapa consiste em uma entrevista presencial, telefônica ou por videoconferência. O objetivo será avaliar as condições pessoais, a formação integral e a motivação dos candidatos.

A lista dos selecionados para as bolsas de mestrado no Reino Unido e na Espanha será divulgada no dia 14 de junho no site da Iberdrola. Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para  becas.neoenergia@elektro.com.br.

Acesse o edital do programa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se no programa

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/neoenergia-bolsas-de-mestrado-no-reino-unido/