Bolsa para mestrado em cartografia em três países europeus

O mestrado em cartografia é um programa do Erasmus Mundus formado por um consórcio de quatro universidades: Universidade de Munique (Alemanha), Universidade de Viena (Áustria), Universidade de Dresden (Alemanha) e Universidade de Twente (Holanda). O curso é todo em inglês e oferece uma formação ampla em cartografia e geoinformática. Alguns dos temas abordados pelo curso são: cartografia multimídia, web mapping, internet móvel e cartografia 3D.

No primeiro semestre todos os alunos estudam na Universidade de Munique, na Alemanha, e no segundo na Áustria. Durante esse período, ainda são integrados módulos online da Universidade de Twente. O terceiro semestre é na Universidade de Dresden. O quarto é dedicado à dissertação e o estudante pode escolher uma das quatro universidades.

Como é a bolsa para mestrado em cartografia

Sendo um programa Erasmus, a bolsa para mestrado em cartografia paga todos os custos relacionados à universidade (neste caso de mais de 11 mil euros) e ainda tem vários benefícios.

Ela inclui auxílio para despesas de viagem de 4 ou 6 mil euros mais 1 mil euros para cobrir custos de instalação. Há também um subsídio mensal de 1 mil euros por mês durante os dois anos do curso. O seguro saúde também está incluído.

Requisitos para participar do programa

O curso é destinado a estudantes que demonstrem iniciativa e tenham interesse em ciência, tecnologia e artes. Para se candidatar, é preciso ter graduação em disciplinas relacionadas à cartografia, informação geográfica, geografia ou ciência da computação.

Saber inglês e ter certificado de proficiência também é requisito do curso. São aceitos: IELTS, TOEFL ou Cambridge Certificates. A seleção do mestrado também será baseada na motivação, no desempenho e no potencial acadêmico, nas cartas de recomendação e na experiência prática.

Com relação à bolsa para mestrado em cartografia, como todos os benefícios Erasmus+, é preciso não ter morado em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Como se candidatar ao mestrado

Quem deseja concorrer a uma bolsa para mestrado em cartografia deve enviar a candidatura até o dia 15 de março. O processo de candidatura deve ser feito no site da Universidade de Munique.

No entanto, é preciso ficar atento pois quem possui diploma de graduação de um país fora da Europa, precisa aplicar antes via uni-assist (Serviço de Candidatura Universitária para Estudantes Internacionais).

Os documentos que devem ser anexados à inscrição precisam estar acompanhados de tradução oficial. São eles:

• Cópia do passaporte;
  • Formulário de candidatura;
  • Certificado de inglês;
  • Carta de motivação;
  • Histórico acadêmico;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Diploma.

As aulas do curso de cartografia começam em outubro, semestre de inverno europeu.

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas
Saiba como se candidatar
Inscreva-se agora