Master Mind: governo dá bolsas para mestrado na Bélgica

O Governo de Flandres está recebendo candidaturas a bolsas para mestrado na Bélgica. O objetivo do Master Mind 2018-2019 é promover Flandres e Bruxelas como destinos de estudo superior na Europa.

Através do programa, é possível estudar em todas as universidades flamengas e também nas escolas de artes e na Academia Marítima da Antuérpia. De acordo com as informações divulgadas, serão concedidas de 30 bolsas para mestrado na Bélgica a estudantes internacionais.

Como são as bolsas para mestrado na Bélgica

O programa tem duração mínima de um ano e máxima de dois anos – o tempo total de duração do mestrado. As bolsas para mestrado na Bélgica são de 8 mil euros por ano e serão pagas em várias parcelas ao longo do ano acadêmico.

Em contrapartida, ao terminar o curso, o bolsista deverá escrever um ensaio e responder um questionário sobre a sua experiência.

Durante o curso, o bolsista pode realizar mobilidade acadêmica em outro país/instituição, porém, deve fazer pelo menos a metade dos créditos do mestrado na instituição anfitriã flamenga.

Requisitos para participar do programa

Entre os requisitos das bolsas para mestrado na Bélgica estão: ter um bom desempenho e/ou potencial acadêmico e saber inglês (ter certificado IELTS, TOEFL,CAE ou outro). É exigida uma média acima de 3 em uma escala de 0 a 4. Para saber se as suas notas da graduação são suficientes, você pode utilizar a calculadora disponível neste link.

Outro requisito é não ter realizado a graduação em uma instituição localizada em Flanders. Além disso, como o aluno deve ser aceito por uma universidade para poder ganhar o benefício, ele também precisa cumprir os requisitos específicos do curso de sua escolha. Estudantes estrangeiros que já estejam fazendo mestrado na Bélgica não podem se candidatar.

Candidatura e seleção das bolsas de mestrado na Bélgica

A candidatura deve ser enviada diretamente para a instituição flamenga anfitriã. Para isso, o interessado deve entrar em contato com a universidade para se informar sobre os procedimentos de seleção e os prazos para envio da inscrição. É preciso ficar atento, pois o período de candidatura de algumas instituições vai apenas até 22 de fevereiro. Os prazos  de candidatura das universidades participantes estão abaixo.

Se o candidato for aceito pela universidade, a própria instituição será responsável por iniciar o procedimento de candidatura à bolsa do Master Mind antes de 30 de abril. Nesse caso, a sua situação já será de “pré-selecionado” e basta completar o arquivo de candidatura da Mobility-Online antes do prazo para de fato estar concorrendo a uma das bolsas.

A seleção será baseada em dois critérios principais (motivação do candidato e histórico acadêmico) e outros secundários (carta de recomendação, perfil, etc). Os selecionados para as bolsas para mestrado na Bélgica serão anunciados em junho.

Prazos de candidatura nas diferentes universidades da Bélgica

Para poder concorrer a bolsa, você primeiro precisa finalizar sua inscrição na universidade belga de sua preferência e a universidade indica os estudantes para a bolsa master mind. O prazo de candidatura das universidades são:

• University of Antwerp: 15 de fevereiro
  • Ghent University: 1 de março
  • Hasselt University: 15 de fevereiro
  • Vrije Universiteit Brussel: 15 de março
  • Antwerp Maritime Academy: t.b.c.
  • Artesis Plantijn University College Antwerp: 1 de março
  • Erasmus University College Brussels: t.b.c
  • Karel de Grote University College: 22 de março
  • LUCA School of Arts: 1 de março