PIXNET: Bolsa para mestrado em engenharia na Europa

O PIXNET – Photonic Integrated Circuits, Sensors and NETworks Master Degree é um programa de mestrado europeu para formados em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Física, Engenharia de Telecomunicações  do programa Erasmus Mundus. Todos os alunos do curso passam por, pelo menos duas universidades, e há seis ênfases diferentes que podem ser escolhidas.

O mestrado em engenharia na Europa busca formar estudantes talentosos no projeto, criação e avaliação de dispositivos integrados inovadores baseados em tecnologias fotônicas. O currículo inclui o desenho teórico de dispositivos de sistema e rede, o projeto e simulação de um circuito integrado fotônico, sua fabricação, embalagem e teste final dos protótipos.

Universidades do mestrado em Engenharia na Europa

As universidades participantes do consórcio do mestrado em engenharia na Europa (PIXNET) do programa Erasmus são:

• Scuola Superiore Sant’Anna – SSSA (Itália)
  • Aston University – ASTON (Inglaterra)
  • Technische Universiteit Eindhoven (Holanda)
  • TUE Osaka University  – OSAKA (Japão)

No primeiro semestre, os alunos escolhem se querem passar primeiro ano na Itália ou na Inglaterra e nos semestres seguintes seguem para suas universidades de mobilidade de acordo com a ênfase que pretendem seguir.

O curso é apoiado pelo programa Erasmus + e tem duração de 24 meses. O ensino em cada universidade reflete os pontos fortes de cada instituição e é uma oportunidade de intercâmbio bem legal.

Como é o programa Erasmus +

O programa Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses. O programa oferece um auxílio para os custos de participação no programa. Além disso, o programa dá um auxílio de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. O bolsista ainda conta com auxílio para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Inscrição pro mestrado em engenharia na Europa

Formados em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Física, Engenharia de Telecomunicações podem se inscrever. Também é necessário ter um aproveitamento de, pelo menos, 75% na graduação (GPA). As inscrições para bolsa para mestrado em engenharia na Europa vão até o dia 1 de março e podem ser feitas pelo site. A candidatura para as bolsas é feita juntamente com a application para o mestrado, onde o candidato deverá afirmar o interesse no benefício e fazer sua inscrição no link específico. Para se inscrever, é necessário preencher e enviar o formulário online anexando os seguintes documentos:

São levadas em consideração na seleção a qualidade da formação acadêmica, a motivação, a justificativa do candidato em relação aos estudos e trabalhos prévios e à carreira futura e também a qualidade das cartas de recomendação.

Saiba mais sobre o mestrado
Veja os requisitos para se candidatar
Leia tudo sobre as bolsas
Inscreva-se agora