Governo dá bolsas para estudar na Turquia: mestrado e doutorado

Türkiye Scholarships é um programa financiado pelo governo turco. Ele concede bolsas para estudar na Turquia a estudantes internacionais de todo o mundo. O objetivo é dar oportunidade para os selecionados estudarem nas universidades mais prestigiadas do país.

Türkiye Scholarships não inclui apenas o suporte financeiro, mas também garante a vaga na universidade em qualquer nível de estudo. As inscrições estão abertas, portanto, para interessados em graduaçãomestradodoutorado ou pesquisana Turquia. Os candidatos selecionados serão alocados em uma das 12 instituições de preferência que deverão indicar durante a candidatura.

Dentro do programa, uma parcela das bolsas para estudar na Turquia será destinada a candidatos que sejam do campo da História da Ciência, com foco especial na História Islâmica.

O programa visa construir uma rede de futuros líderes comprometidos em fortalecer a cooperação entre os países e a compreensão mútua entre as sociedades.

Requisitos das bolsas para estudar na Turquia

São aceitos candidatos de todas as nacionalidades. Os interessados precisam ter o diploma necessário para o nível ao qual desejam aplicar antes de setembro de 2019.

Não são elegíveis candidatos com cidadania turca ou estudantes já registrados em universidades turcas no nível de estudos para o qual desejam aplicar. Também é preciso ter:

• Desempenho acadêmico de: 70% para candidatos à graduação, 75% para candidatos a mestrado ou doutorado e 90% para candidatos a cursos da área da saúde.
  • Idade: menos de 21 anos para graduação, menos de 30 para mestrado e menos de 35 para doutorado.

É importante notar que a maioria dos cursos das universidades turcas são ministrados em inglês. No entanto, alguns departamentos e instituições de ensino oferecem também cursos em inglês ou outras línguas. Os candidatos desses cursos terão que comprovar conhecimento no idioma em questão.

Além disso, na maioria dos casos, esses cursos também exigem resultados em testes internacionais de admissão, como GRE, GMAT, SAT e outros.

Todos os selecionados que não possuírem certificado de nível C1 em turco terão que participar de um curso preparatório de um ano para obter o conhecimento até o final do seu curso acadêmico.

Como se candidatar às bolsas para estudar na Turquia

O prazo para a candidatura às bolsas para estudar na Turquia se encerra no dia 20 de fevereiro. No entanto, quem deseja realizar pesquisa no país pode solicitar o benefício em qualquer momento do ano.

Para concorrer, é preciso preencher o formulário no site e anexar os documentos solicitados. São eles:

• Passaporte válido;
  • Foto recente;
  • Histórico escolar ou acadêmico;
  • Diploma acadêmico;
  • Resultado de exame internacional (GRE, GMAT, DELF e outros – se for exigido pelo curso ou pela universidade);
  • Certificado de proficiência no idioma (se for exigência do curso ou da universidade);
  • Projeto de pesquisa e amostra de trabalho (para candidatos a doutorado).

Como parte do processo de avaliação, a fim de facilitar e acelerar as fases posteriores à admissão, os interessados são fortemente aconselhados a apresentar a candidatura com um passaporte válido.

A seleção é composta por duas fases: análise dos documentos e da candidatura e entrevista. As entrevistas serão feitas por comitês que irão a mais de 100 países para verificar os documentos, a motivação, o conhecimento e os objetivos dos candidatos.

Saiba tudo sobre as bolsas
Veja os requisitos
Entenda como se candidatar

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/governo-da-bolsas-para-estudar-na-turquia-graduacao-mestrado-e-doutorado/