GKS: bolsa para estudar na Coreia do Sul tem inscrições abertas

Estão abertas até 8 de março as inscrições para sete bolsas para estudar na Coreia do Sul. As bolsas do Global Korea Scholarship (GKS, antigo KGSP) são para mestrado e doutorado no país asiático. As sete bolsas são oferecidas pela embaixada da Coreia do Sul no Brasil. A bolsa de mestrado na Coreia têm duração de três anos e a bolsa de doutorado na Coreia tem duração de quatro anos.

O edital das bolsas para estudar na Coreia do Sul contempla 64 universidades do país para Mestrado ou Doutorado, entre elas três das mais prestigiadas como a Universidade da Coreia, Universidade Nacionalde Seul e Yonsei. Para pode se candidatar você precisa ter menos de 40 anos, ter terminado a graduação ou mestrado até 31 de agosto de 2019, ter proficiência em inglês e ter 80% de aproveitamento no curso anterior (no mínimo).

Documentação para as bolsas para estudar na Coreia do Sul

Na sua candidatura para as bolsas para estudar na Coreia do Sul da Embaixada ainda é necessário enviar uma carta de motivação, formulário de inscrição, carta de recomendação, plano de estudo, projeto de pesquisa, certificado de proficiência em inglês e coreano (caso você tenha) e outros formulários e certificados especificados em cada chamada. Além disso, o governo coreano ainda solicita que os candidatos mandem traduções juramentadas do histórico escolar, diploma e o certificado de cidadania brasileira.

A candidatura para as bolsas da Embaixada da Coreia

Na candidatura via Embassy Track, os candidatos podem escolher até três cursos na Coreia do Sul. Segundo a Embaixada, terão preferência na seleção candidatos das áreas de Ciências Naturais e Engenharia, assim como descendentes da Guerra da Coreia e de estudantes declaradamente oriundos de famílias de baixa renda. A bolsa não se aplica para cursos da área de saúde e que extrapolam o limite de quatro anos de cobertura, como Medicina.

O que a bolsa para estudar na Coreia do Sul cobre

A bolsa para estudar na Coreia do Sul  cobre passagem aérea de ida e volta, dormitório compartilhado, bolsa mensal ao equivalente a US$ 900 em moeda local, além de curso de um ano de língua coreana. A GKS também cobre todo o curso superior custeado pelo governo, seguro médico, entre outros. Ou seja, as bolsas cobrem todos os custos dos selecionados.

Preciso saber coreano para a bolsa para estudar na Coreia do Sul?

Não necessariamente. O primeiro ano do programa de bolsa para estudar na Coreia do Sul é para aprender coreano. Então, os bolsistas passam o primeiro ano da bolsa fazendo cursos do idioma em instituição designada pelo Instituto Nacional de Educação International (NIIED), órgão ligado ao Ministério da Educação da Coreia. Ao final do curso, os bolsistas são fazem o teste de proficiência da língua, o TOPIK. É necessário atingir nível 3 (em uma escala que vai até seis). A prova é necessária para que os selecionados para a bolsa para estudar na Coreia no Ensino Superior.

Como enviar os documentos para a bolsa na Coreia do Sul

Todos os documentos para a candidatura devem ser enviados em inglês e em um original e mais três cópias. Cada application (o original e as cópias) deve ser colocado em um envelope separados e todos os envelopes devem estar em um envelope maior.  A bolsa para estudar na Coréia do Sul cobre as mais diversas áreas do conhecimento, para  ver a relação de cursos disponíveis e universidades coreanas consulte o Study in Korea, onde também é possível encontrar outras informações estudar na Coreia do Sul. Todo o material exigido deve ser enviado pelo correio até 8 de março para:

Departamento de Cultura e Educação
Embaixada da República da Coreia
SEN – Av. das Nações, Lote 14 –
Asa Norte Brasília – DF

Cronograma das bolsas para estudar na Coreia em 2019

Neste ano o cronograma do programa GKS para estudar na Coreia é o seguinte:

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/mestrado-na-coreia-do-sul/