O PIXNET – Photonic Integrated Circuits, Sensors and NETworks Master Degree é um programa de mestrado europeu para formados em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Física, Engenharia de Telecomunicações do programa Erasmus Mundus. Todos os alunos do curso passam por, pelo menos duas universidades, e há seis ênfases diferentes que podem ser escolhidas.
O mestrado em engenharia na Europa busca formar estudantes talentosos no projeto, criação e avaliação de dispositivos integrados inovadores baseados em tecnologias fotônicas. O currículo inclui o desenho teórico de dispositivos de sistema e rede, o projeto e simulação de um circuito integrado fotônico, sua fabricação, embalagem e teste final dos protótipos.
Universidades do mestrado em Engenharia na Europa
As universidades participantes do consórcio do mestrado em engenharia na Europa (PIXNET) do programa Erasmus são:
- Scuola Superiore Sant’Anna – SSSA (Itália)
- Aston University – ASTON (Inglaterra)
- Technische Universiteit Eindhoven (Holanda)
- TUE Osaka University – OSAKA (Japão)
No primeiro semestre, os alunos escolhem se querem passar primeiro ano na Itália ou na Inglaterra e nos semestres seguintes seguem para suas universidades de mobilidade de acordo com a ênfase que pretendem seguir.
O curso é apoiado pelo programa Erasmus + e tem duração de 24 meses. O ensino em cada universidade reflete os pontos fortes de cada instituição e é uma oportunidade de intercâmbio bem legal.
Como é o programa Erasmus +
O programa Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses. O programa oferece um auxílio para os custos de participação no programa. Além disso, o programa dá um auxílio de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. O bolsista ainda conta com auxílio para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).
Inscrição pro mestrado em engenharia na Europa
Formados em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Física, Engenharia de Telecomunicações podem se inscrever. Também é necessário ter um aproveitamento de, pelo menos, 75% na graduação (GPA). As inscrições para bolsa para mestrado em engenharia na Europa vão até o dia 1 de março e podem ser feitas pelo site. A candidatura para as bolsas é feita juntamente com a application para o mestrado, onde o candidato deverá afirmar o interesse no benefício e fazer sua inscrição no link específico. Para se inscrever, é necessário preencher e enviar o formulário online anexando os seguintes documentos:
- Cópia do passaporte;
- Fotografia recente;
- Diploma e histórico da graduação traduzidos e apostilados
- Currículo
- duas cartas de recomendação
- Carta de motivação
- Certificado de proficiência em inglês (diversos certificados são aceitos).
São levadas em consideração na seleção a qualidade da formação acadêmica, a motivação, a justificativa do candidato em relação aos estudos e trabalhos prévios e à carreira futura e também a qualidade das cartas de recomendação.
Saiba mais sobre o mestrado
Veja os requisitos para se candidatar
Leia tudo sobre as bolsas
Inscreva-se agora
FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/pixnet-bolsa-mestrado-em-engenharia-na-europa-erasmus/