Estão abertas as candidaturas para o Caux Scholars Program (CSP). O programa tem o objetivo de preparar jovens líderes para analisar conflitos e promover mudanças positivas voltadas à paz mundial. Ele prevê uma bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos em Caux, na Suíça.
A cada ano, o Initiatives of Change USA (IofC) seleciona 20 líderes de todos os setores e backgrounds e de diversas partes do mundo para o curso de curta duração. Eles procuram por estudantes comprometidos ou jovens profissionais para fazer parte de um programa intensivo de quatro semanas (de 24 de junho a 22 de julho). Os candidatos devem demonstrar estar dispostos a serem desafiados hoje para construir a paz de amanhã.
Através da participação em conferências, trabalhos em equipe, aulas e sessões de “trustbuilding”, o programa combina educação tradicional com aplicação prática. Ele oferece uma abordagem multidisciplinar para a transformação de conflitos, justiça de transição e liderança de princípios. O CSP permite que os alunos entendam os fatores que criam e sustentam conflitos e oferece uma compreensão prática das abordagens para prevenir e solucionar situações como essa.
Como é o programa CSP
Serão selecionados 20 estudantes de todo o mundo para as quatro semanas de curso em Caux, na Suíça. O programa é em inglês e inclui aproximadamente 40 horas de aulas, sete horas por semanas de trabalho prático em liderança, uma viagem para Genebra e participação nas conferências do Initiatives of Change – que estará acontecendo no mesmo período.
A participação no programa custa 3,8 mil euros e cobre hospedagem, alimentação e a viagem a Genebra. No entanto, está prevista ajuda financeira para alguns participantes.
O programa oferece bolsas por mérito e bolsas por necessidade. Elas serão destinadas a candidatos que tenham contribuído para a sua comunidade e demonstrem habilidades de liderança e comprometimento.
Uma bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos é integral e cobre todo o valor do curso mais 1 mil dólares para subsidiar as passagens aéreas. Ela é voltada a candidatos provenientes de países que se encontrem em algum tipo conflito civil ou armado que não tenham dupla cidadania e que não residam em um país desenvolvido. Também é preciso ter envolvimento ativo na construção da paz e demonstrar necessidades financeiras.
Para se ter uma ideia, nas últimas edições do programa, os candidatos selecionados para a bolsa para curso de liderança em Caux eram da Argentina, da Síria, do Líbano, da Colômbia, do Sudão, da Índia e do Sri Lanka.
Requisitos e candidatura à bolsa para curso de liderança
Para participar do Caux Scholars Program, é preciso:
- Ter entre 21 e 35 anos;
- Ter concluído pelo menos três anos de uma graduação de quatro anos;
- Possuir um excelente desempenho acadêmico;
- Demonstrar qualidades de liderança e comprometimento com o serviço público ou comunitário;
- Manifestar interesse pela dimensão ética dos assuntos mundiais;
- Estar aberto para uma experiência de aprendizagem multicultural;
- Ter conhecimento de outras línguas além do inglês conta pontos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de março e o interessado deve pagar uma taxa de 25 euros para se candidatar. É necessário enviar diploma universitário, histórico escolar e duas cartas de recomendação (pelo menos uma acadêmica). As cartas podem ser enviadas diretamente por correio ou email pelas referências.
Além de completar a candidatura, quem quiser concorrer à bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos precisa enviar um ensaio sobre o seguinte tópico:
“Como você está atualmente envolvido no estabelecimento da paz no seu país? Quais são, na sua opinião, as qualidades necessárias para os pacificadores que procuram quebrar o ciclo de ódio e ressentimento e unir pessoas divididas por barreiras históricas?”
No texto, você pode se referir ao site do IofC, sua história e a histórias de indivíduos que ajudaram a resolver conflitos em seus países, por exemplo.
Sobre o Caux Scholars Program
O CSP é um programa do Initiatives of Change USA, um movimento global com 80 anos de história na promoção da paz e no estabelecimento de parcerias para resolução de conflitos.
Desde 1991, mais de 550 jovens participaram do programa e estão conectados em uma grande rede global. Atualmente, eles trabalham em organizações internacionais, ONGs ou iniciativas voltadas à política, educação, economia ou comunicação no mundo todo.
Em 2008, a organização passou a oferecer a bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos a candidatos que demonstrem necessidade de ajuda financeira.
Saiba tudo sobre o CSP
Veja mais informações sobre as bolsas
Inscreva-se
FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-curso-de-lideranca-e-resolucao-de-conflitos-csp/