Início do conteúdo
    Notícias
  • VI Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel

    Na semana de 14 a 18 de outubro de 2019 ocorreu o VI Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel, no Auditório da Reitoria, Campus Anglo. O evento, que ocorre semestralmente, promoveu ações de formação que buscaram contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvem o cotidiano da docência no Ensino Superior. As palestras do módulo pedagógico, nesta edição, foram abertas a todos os professores da UFPel.

    O curso ocorreu no formato de dois módulos de 20 horas, manhã e tarde, de forma concomitante, perfazendo um total de 40 horas. Estiveram presentes 60 professores e professoras, e a semana foi bastante dinâmica e de troca de experiências, contribuindo para a reflexão sobre a formação pedagógica no Ensino Superior.

    Entre as atividades do curso, destacamos o passeio pelas unidades da UFPel, uma ação importante direcionada aos professores recém chegados à casa, no conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo seus sensos de pertencimento e afetividade com a Instituição.

    O curso de formação de professores ingressantes já atingiu cerca de 400 docentes desde 2017, e ocorre semestralmente em maio e outubro de cada ano, estando previsto no calendário acadêmico da Universidade.

  • Mostra de Cursos 2019

    De um lado, estudantes do Ensino Médio cheios de curiosidade. De outro, universitários e professores entusiasmados ao explicar por que o seu curso é especial. Essa era a tônica da integração que ocorreu durante a terceira edição da Mostra de Cursos promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada no dia 18, na Escola Superior de Educação Física (ESEF). A organização estima que entre 800 a mil visitantes participaram do evento, a grande maioria estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Pelotas e região, como Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Canguçu e Arroio do Padre.

    O evento teve exposição de mais de 90 cursos, apresentação de projetos e pesquisas, exemplos de formas de atuação e funcionamento das graduações, espaço para tirar dúvidas e ainda rodas de conversa.

  • GIP e Coordenação de Pedagogia Universitária ofertam Formação Docente

    O GIP (Grupo de Interlocução Pedagógica) junto com a Coordenação de Pedagogia Universitária está promovendo a atividade de formação docente abaixo descrita:

    Metodologias Ativas
    Dia: 11/10/2019
    Local: Auditório da Reitoria, Campus Anglo – 4º andar
    Horário: 9h às 12h
    Inscrições: No local, a partir das 8h30min

    Proposta:
    Nesta formação, aberta a todos os professores da UFPel, o tema será Metodologias Ativas e de que forma elas podem contribuir com o ensino e aprendizagem. Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, o sistema tradicional de ensino ainda prevalece, justamente porque a tecnologia não garante a transposição de paradigmas pedagógicos, nem tampouco a aprendizagem. Por isso, serão abordados brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos que sustentam o modelo tradicional de ensino e, a partir disso, serão abordadas propostas de ensino a partir de metodologias ativas para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning, que é uma abordagem de educação formal na qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online. Isso ocorre, pois, em todos os programas de Ensino Híbrido – os estudantes têm um pouco de sua aprendizagem via internet, e também parte de forma presencial, em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência.

    A professora responsável pela formação é Helena Kieling, aluna do Doutorado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, sob orientação do professor Rafael Vetromille-Castro. Helena é mestra em Linguística Aplicada e pesquisadora sobre Metodologias Ativas. Em sua dissertação trabalhou com Ensino Híbrido e professoras em formação. No Doutorado, pesquisa sobre Metodologias Ativas e ensino de Inglês para crianças. Tem experiência no ensino de Línguas Estrangeiras e também no trabalho com professores. Atualmente, é coordenadora do programa bilíngue da Escola Mario Quintana.

    * Esta é uma ação dentro da proposta de SEMINÁRIOS DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, planejadas pelo GIP – Grupo de Interlocução Pedagógica, que vem discutindo e identificando demandas importantes para a formação docente em suas Unidades.

    Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3284-4076 ou dos e-mails nufor.ufpel@gmail.com e nuac.ufpel@gmail.com.

  • Coordenação de Pedagogia Universitária realiza Formações Docentes

    A Coordenação de Pedagogia Universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está propondo duas novas formações docentes em outubro. A primeira será “Metodologias Ativas”, no dia 11. A segunda é a sexta edição do Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel, que ocorre de 14 a 18. Ambas serão realizadas no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo.

    Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3284-4076 ou dos e-mails nufor.ufpel@gmail.com e nuac.ufpel@gmail.com.

    Metodologias Ativas
    Dia: 11/10/2019
    Local: Auditório da Reitoria, Campus Anglo – 4º andar
    Horário: 9h às 12h
    Inscrições: No local, a partir das 8h30min

    Proposta:
    Nesta formação, aberta a todos os professores da UFPel, o tema será Metodologias Ativas e de que forma elas podem contribuir com o ensino e aprendizagem. Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, o sistema tradicional de ensino ainda prevalece, justamente porque a tecnologia não garante a transposição de paradigmas pedagógicos, nem tampouco a aprendizagem. Por isso, serão abordados brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos que sustentam o modelo tradicional de ensino e, a partir disso, serão abordadas propostas de ensino a partir de metodologias ativas para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning, que é uma abordagem de educação formal na qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online. Isso ocorre, pois, em todos os programas de Ensino Híbrido – os estudantes têm um pouco de sua aprendizagem via internet, e também parte de forma presencial, em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência.

    A professora responsável pela formação é Helena Kieling, aluna do Doutorado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, sob orientação do professor Rafael Vetromille-Castro. Helena é mestra em Linguística Aplicada e pesquisadora sobre Metodologias Ativas. Em sua dissertação trabalhou com Ensino Híbrido e professoras em formação. No Doutorado, pesquisa sobre Metodologias Ativas e ensino de Inglês para crianças. Tem experiência no ensino de Línguas Estrangeiras e também no trabalho com professores. Atualmente, é coordenadora do programa bilíngue da Escola Mario Quintana.

    * Esta é uma ação dentro da proposta de SEMINÁRIOS DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, planejadas pelo GIP – Grupo de Interlocução Pedagógica, que vem discutindo e identificando demandas importantes para a formação docente em suas Unidades.

    6º Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel
    Dia: 14 a 18/10/2019
    Local: Auditório da Reitoria, Campus Anglo – 4º andar
    Horário: 8h30min às 12h (Módulo I) e 14h às 17h30min (Módulo II)
    Inscrições: já abertas, através deste link

    Proposta:
    Este evento, que ocorre semestralmente, busca promover ações de formação que contemplem a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvam o cotidiano da docência no Ensino Superior, palestras que, nesta edição, serão abertas a todos os professores do quadro de carreira da UFPel. O cronograma apresenta dois módulos de 20 horas, manhã e tarde, a funcionar de forma concomitante, perfazendo um total de 40 horas.

    A realização das 40h de formação é uma exigência para os professores ingressantes, em situação de estágio probatório.

    Os demais professores poderão realizar a formação por completo ou por módulo. No caso de interesse em participar de atividades isoladas, a inscrição deve ser feita no local e no momento da ação escolhida.

    Clique neste link, para ter acesso a programação do evento.

  • Reunião do dia 23 de Agosto de 2019

    No último dia 23, reuniu-se o Grupo de Interlocução Pedagógica  (GIP) no auditório do CEHUS, para tratar do planejamento de suas atividades para o segundo semestre do ano de 2019, bem como estabelecer um calendário para seus encontros.

    O GIP é composto por representantes de vinte e uma unidades acadêmicas da UFPEL, além de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Núcleo de Acessibilidade de Inclusão (NAI), sendo coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Filho, Coordenador de Pedagogia Universitária (CPU), PRE. O grupo levantou um conjunto de demandas pedagógicas mais urgentes para serem debatidas nas unidades acadêmicas, visando qualificar os processos de ensino-aprendizagem, de forma coletiva e participativa.

    Entre os objetivos do grupo, destaca-se o de contribuir com a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, com a finalidade de procurar reduzir a evasão e retenção acadêmicas. Em breve será divulgada a programação das atividades do GIP em 2019/2. Para maiores informações sobre o GIP, ou para contato direto com o representante do GIP em suas unidades, entrar em contato com a CPU, ou procurar diretamente as direções das unidades, que informação os respectivos contatos. 

     

  • Informe V evento

    Prezados Professores (as),
     
    Boa tarde
    Informamos que, em virtude da mobilização nacional pela educação a acontecer no dia 15 de maio próximo, quarta-feira, cancelaremos, neste dia, as atividades do V Evento de Formação de Professores ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel. Entendemos que é direito dos professores aderir à mobilização e, portanto, passaremos as atividades do dia 15 para o dia 22 de maio, em local a ser confirmado em breve.