Bate papo – 12/03 – 10h Sala 06 do Conservatório de Música da UFPel
Master class – 12/03 – 14 h Sala 06
Recital – 13/03 19h – Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel
Pedro Aguiar, nascido em Brasília, em 1990, iniciou seus estudos no continente americano, primeiro na Universidade de Goiás, no Brasil, e depois na Marshall University, nos Estados Unidos. Em 2012, continuou seus estudos na Europa, primeiro em Paris, em seguida em Munique, onde obteve mestrado em violão clássico e em música contemporânea.
Concertista versátil apresenta-se como solista a frente de orquestras e em diferentes formações de música de câmara. Desde 2018, é membro da Ópera de Câmara de Munique. Seus concertos o levaram a vários países da Europa (Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça), América do Sul (Chile, Brasil, Argentina, Uruguai) e Estados Unidos. Além de suas atividades como concertista, Pedro Aguiar desenvolveu suas habilidades de ensino como professor assistente na Escola Superior de Música e Teatro de Munique, tendo vários alunos premiados em concursos e que se tornaram músicos profissionais. Também ministra masterclasses em diversos festivais e conservatórios de música.
Devido às suas extraordinárias habilidades, recebeu um prêmio especial da Fundação Orlando de Lassus, uma bolsa de estudo do Serviço de Intercambio Alemão (DAAD) e da CAPES/FIPSE. Ganhou quinze prêmios em concursos internacionais de violão, incluindo o primeiro prêmio no famoso Concurso Internacional de Violão Alhambra, na Espanha.
Em 2020, gravou seu primeiro CD pela Naxos (Brazilian Guitar Music) que compõe a lista dos melhores álbuns de 2020 da rádio de música clássica de Nova Iorque WQXR.
APOIO: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA
PROGRAMA
“Les Années folles!” – O violão na década de 1920 em Paris
>Manuel de Falla (1876- 1946)
Homenaje pour le tombeau de Debussy
>Manuel M. Ponce (1882-1948)
Suite em La mineur
Preludio
Allemande
Sarabande
Gavotte
Gigue
>Germaine Tailleferre (1892 -1983)
Guitare
>Gustave Samazeuilh (1877-1967)
Sérénade
>H. Villa-Lobos (1887-1959)
12 Estudos
* A década de 1920 em Paris é marcada pela efervescência cultural, onde se reuniram alguns dos maiores artistas do século XX. Era possível andar pelas ruas de Paris e se deparar com Igor Stravinsky ou Pablo Picasso, escutar Josephine Baker nos recém fundados clubes de jazz de Montmartre, ou perceber a presença de Salvador Dali e Ernest Hemingway em um café no Quartier Latin. Este cenário propiciou o florescer de obras icônicas para o violão clássico, a presença de Andrés Segovia inspirou vários dos compositores residentes na Cidade-Luz.