Clube do Choro “Homenagem ao Centenário do Conservatório de Música e Jacob do Bandolim”

No terceiro ano de atividades, o Clube do Choro de Pelotas em Parceria com o Núcleo de Música Popular da UFPEL, vem trazer ao público Pelotense no dia 23 de abril, dia Nacional do Choro, o recital O Lado B do Jacob, em homenagem ao centenário do Conservatório de Música e a este importante músico brasileiro – Jacob do Bandolim. São 11 músicas que guardam diferentes perfis de choros não tão conhecidos do mestre, em diferentes formações totalizando 15 músicos no Palco. A apresentação será realizada no recém revitalizado Salão Milton de Lemos no Conservatório de Música da UFPel, no dia 23 de abril às 19 horas. Entrada Franca.

Clube do Choro Apresenta: O Lado B de Jacob

A cidade de Pelotas apresenta em sua história uma forte vocação boêmia e, nesse contexto, destaca-se a prática do choro como uma sonoridade local fortemente ligada à identidade brasileira. O Regional Avendano Jr., um dos principais grupos de choro da cidade em ativa desde a década de 1960, segue se apresentando semanalmente e conta ainda com dois músicos da sua formação original – o violonista Milton Alves e o cantor e cavaquinista Roberval Silva.

O Bar Liberdade, que fechou as portas em 2013, tornou-se conhecido em todo o estado através do documentário O Liberdade (Moviola Filmes, 2011) e foi, por 25 anos, o principal reduto do choro na cidade. O local, onde se apresentava semanalmente o Regional Avendano Jr., acabou se tornando um ponto de encontro de músicos e apreciadores do gênero. Com o fechamento do bar e o falecimento do compositor e cavaquinista pelotense Avendano Jr. outros músicos da mesma geração (jovens aspirantes, cantores e frequentadores do Liberdade) continuaram a se encontrar em locais alternativos evocando o ambiente musical e democrático que caracterizava o saudoso bar e suas reuniões. Essas vivências deram origem a outros grupos de choro, dentre os quais se destacaram, recentemente, o Sovaco de Cobra, o Ninho do Pardal e o Choro de Passarinho.

Foi neste contexto de renascimento do choro pelotense que em 2015 foi criado o Clube do Choro de Pelotas em homenagem a Avendano Júnior. Em março de 2016 o clube iniciou uma parceria com o projeto de extensão do Núcleo de Música Popular da UFPEL o NUMP, integrado por professores e alunos do bacharelado em Música, visando a ampliação dos encontros semanais para o estudo e a prática do choro que vinham sendo promovidos pelos integrantes do clube desde sua fundação.

Após dois anos de atividades o Clube do Choro, em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia e o Núcleo de Música Popular da UFPEL, lançou O Caderno do Choro de Pelotas que tem como objetivo divulgar as composições dos chorões pelotenses. O caderno reúne dez composições de alguns músicos da nova e velha guarda do choro de Pelotas que tiveram contato direto e indireto com o Regional Avendano Jr.; além das partituras estão também incluídas histórias e narrativas musicais que contextualizam essas músicas e seus autores. O caderno pode ser acessado em:https://wp.ufpel.edu.br/bachpopmus/acoes/cadernos-do-choro-de-pelotas/

 

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.