Recital de Clarinete, Flauta, Trompete e Piano

A Associação Amigos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 26 de setembro, às 19h30min, na Bibliotheca Pública Pelotense, recital de clarinete, flauta, trompete e piano. Estarão no palco os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Alexandre Eisenberg – flauta transversal e Clayton Miranda – trompete; o clarinetista da OSPA Diego Grendene e o pianista e professor da UFPel Luiz Guilherme Duro Goldberg, coordenador do evento.

O concerto faz parte das comemorações alusivas ao Centenário do Conservatório de Música. A entrada é franca.

Masterclasses
No dia 25 de setembro, segunda-feira, à tarde, e no dia 26 de setembro, terça-feira, pela manhã, ocorrerá masterclasse de trompete, com entrada gratuita, no Conservatório de Música.

Será oferecida também masterclasse de flauta transversal no Centro de Artes no dia 25 de setembro, no turno da tarde, e no dia 26 de setembro, no turno da manhã, com entrada gratuita.

Sobre os músicos

Diego Grendene de Souza – é clarinetista da OSPA e diretor do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. Graduado pela UFRGS, realizou cursos de aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA) e em Nice, na França, entre outros. Estudou com Walter Boeykens por dois anos, no Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica. Neste período integrou o Quarteto de Clarinetes Aliénor, com o qual realizou uma série de 44 concertos por diversas regiões da França. Atualmente está cursando o Mestrado Profissional em Música da UFRJ, sob orientação de Cristiano Alves. Tem atuado como solista com a OSPA e outras orquestras, participado de gravações de CDs e trilhas sonoras de filmes. Na área da música de câmara tem realizado concertos em diversas formações, tendo atuado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém do Pará, entre outras cidades. Como professor de clarinete, lecionou no Conservatório Pablo Komlós, e no Projeto Sinos Acorda, da Unisinos. Leciona também em Masterclasses e em Festivais de Música, como o Festival de Inverno da Unisinos e o Festival Internacional de Música “Verões Musicais”. Em 2016 lecionou no XXIX FIMUPA, em Belém do Pará. A partir de 2011 tem sido professor de todas as edições do Festival Internacional SESC de Música, na cidade de Pelotas, sendo que seu nome está confirmado para 2018.

Guilherme Goldberg – Pianista gaúcho, natural de Rio Grande. Iniciou seus estudos com Marigênia Ferreira e Diva Oliveira, concluindo seu curso básico com Ináh Martensen. Graduou-se pela Universidade Federal de Pelotas, com posterior complementação curricular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou com Bruno Kiefer, Armando Albuquerque, entre outros. Desenvolve intensa pesquisa sobre Alberto Nepomuceno, compositor ao qual se dedicou tanto em seu Mestrado em Música – Práticas Interpretativas (As Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno: uma edição para performance, 2000) quanto no Doutorado em Música – Musicologia (Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o Modernismo Musical no Brasil, 2008), cursados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Deste compositor ainda publicou várias obras inéditas, como a Sonata para piano e Valse-Impromptu, os Quartetos de Cordas n os. 1 e 3, Un Soneto del Dante, para canto, violino e piano, Valsas Humorísticas op.22, para piano e orquestra (única obra para piano e orquestra de Nepomuceno), e Le Miracle de la Semence para barítono e orquestra, entre outras. Como pianista, também se dedica à divulgação de compositores gaúchos, principalmente destacando-se obras de Clodomiro Caspary, Flávio Oliveira, Frederico Richter, Hubertus Hofmann, Esther Scliar e Armando Albuquerque. Desde 1992 desenvolve atividades didáticas e de pesquisa na Universidade Federal de Pelotas.

Alexandre J. Eisenberg – Natural do Rio de Janeiro, Alexandre Eisenberg vem atuando como flautista solista, camerista e sinfônico nas salas de concerto do país desde 1985, e nos EUA desde 2002. É graduado em flauta transversal pela UFRJ, foi primeiro flautista da Orquestra Amazonas Filarmônica (Manaus), flautista convidado das Orquestras Sinfônica Brasileira, do Theatro Municipal do RJ e Bachiana Brasileira. Estreou diversas obras contemporâneas para flauta, algumas das quais dedicadas a ele. Desde 2006 é professor no Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Como regente desenvolveu trabalho junto à Orquestra Jovem de Akko, em Israel, e desde 2014 atua como regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em composição com especialização em flauta pela Universidade de Indiana (EUA), obteve três prêmios internacionais de composição e suas obras vêm sendo executadas nos EUA, Espanha, Itália, França, Alemanha, Áustria, Suíça, República Tcheca, Reino Unido, China, Japão, Brasil e Argentina, e publicadas pelas editoras Schott e Orphée. Algumas de suas obras foram gravadas pelos selos Clarinet Classics, Indiana University School of Music e Funarte.

Clayton Miranda – Bacharel em Música (Performance Trompete) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Música (Performance – Trompete) University of North Dakota (2013) e doutorado em Artes Musicais (Performance – Trompete) pela North Dakota State University (2016). Atualmente é professor Adjunto e Coordenador do Estúdio de Trompete na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Tem experiência nas áreas da pedagogia, performance, história e fabricação do trompete, atuando principalmente nos seguintes temas: Descobrimento da Música Brasileira para Trompete, Metodologia do Trompete, História do Trompete e Tecnologia do Trompete. Em 2013, Clayton foi nomeado como membro da “Pi Kappa Lambda The National Music Honor Society” nos Estado Unidos. Mais informações estão na página do estúdio de trompete da UFSM.

Programa
1) James M. Stephenson – Trio para flauta, trompete e piano “Croata”
2) Florent Schmitt – Sonatina em Trio, para piano, flauta e clarinete
3) Bruno Kiefer – Música para Doi: I – Traquinice; II – Pequena Fuga; III – Espirituoso
4) John Clinton – 1º Grande Duo Concertante, para flauta, clarinete e piano

Serviço
O que: Recital de Clarinete, Flauta, Trompete e Piano
Quando: 26 de setembro de 2017 às 19h30min
Onde: Bibliotheca Pública Pelotense
Quanto: Entrada Franca
Músicos:
Flauta – Alexandre Eisenberg
Clarinete – Diego Grendene
Trompete – Clayton Miranda
Piano – Guilherme Goldberg

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.