CoCTec palestra na Conferência Scratch Brasil

Apresentação dos projetos da UFPel para Scratch e Aprendizagem Criativa.

No retorno ao Brasil após um mês de trabalho na África do Sul ministrando um curso de programação e robótica, o CoCTec participou da Conferência Scratch Brasil 2017, em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de outubro. A organização do evento, liderada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab e a Fundação Lemann, convidou o grupo de pesquisa da UFPel a apresentar em uma mesa redonda os projetos que o CoCTec vem desenvolvendo em torno do Scratch e aprendizagem criativa. A ocasião foi, portanto, uma oportunidade para apresentar ao público brasileiro e aos pesquisadores gestores do Lifelong Kindergarten, grupo de pesquisa base para o trabalho com aprendizagem criativa e Scratch, o trabalho que vem sendo desenvolvido especialmente em torno da Rede de Clubes de Computação em escolas públicas de Pelotas e região, e o recente trabalho com a África do Sul. A mesa, intitulada “O papel das instituições de ensino superior na disseminação do Scratch” contou também com a participação de professores da Universidade de São Paulo (USP), Federal do Amazonas (UFAM) e UNICAMP.

Mostra interativa sobre a rede de clubes de computação.

Para além do painel, o CoCTec teve a oportunidade de interagir com o público em uma mostra interativa, discutindo com instituições de ensino, professores, autoridades e outros profissionais brasileiros e estrangeiros sobre a estrutura para a criação de uma rede de clubes de computação, levando em conta a formação de professores e a metodologia de aprendizagem criativa. Durante a mostra, o grupo realizou o cadastro de pessoas interessadas em colaborar para a criação de um documento oficial da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, uma espécie de guia para a criação de uma rede de clubes de computação, seja ela na rede público de ensino ou em outros programas e projetos. O documento será elaborado pelo CoCTec e estará disponível para a Rede, que é pública e, portanto, para toda a comunidade.

Mitchel Resnick e Leo Burd com a delegação do CoCTec.

Durante os três dias de evento, as professoras e os bolsistas do CoCTec realizaram oficinas de aprendizagem criativa e mantiveram contato com Mitchel Resnick, – co-criador do Scratch, diretor do Lifelong Kindergarten e professor de LEGO no MIT -, Andrew Sliwinsky – diretor de engenharia do Scratch -, e Leo Burd – diretor da Lemann Creative Learning Program no MIT Media Lab e administrador da Rede de AC no Brasil -, que parabenizaram o grupo pelo trabalho realizado em Pelotas e na África do Sul, manifestando o interesse em acompanhar os projetos que são desenvolvidos em ambos os continentes.

No dia 18 de outubro, o MIT Media Lab inicia um curso on-line aberto e gratuito em Learning Creative Learning (LCL), Aprendendo a Aprendizagem Criativa, e o CoCTec é parte da equipe organizadora do curso em sua versão para o Brasil. Para participar, basta realizar a inscrição em http://learn.media.mit.edu/lcl/.

Publicado em 17/10/2017, na categoria Notícias.