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  • HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES – EDITAL CLHD – 02/2022 – Áreas de História da Idade Média e Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação

    A Coordenação do Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD divulga o resultado da análise de inscrições dos/das candidatos/as ao Processo Seletivo Simplificado regido pelo EDITAL CLHD – 02/2022 – Áreas de História da Idade Média e Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação:

     

    Candidatos/as

     

    Homologado/a Não homologado/a Parecer
    Letícia Campagnolo Cavalheiro

     

     

    x Não cumprimento do item 2.2 do presente edital
    Neuza Regina das Neves Janke

     

     

    x Não cumprimento do item 2.2 do presente edital
    Sérgio Roberto Rocha da Silva

     

     

    x Não cumprimento do item 2.2 do presente edital

     

    Segue a ATA

     

    Pelotas, 27 de Julho de 2022.

     

     

     

     

  • EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL -HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

    HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
    EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL

     

    Candidatos Homologados:

    Cristiano da Cruz Fraga
    Evandro Jailson Hermes
    Ivete Rott Malheiros
    Josilene Nunes Lino
    Laerte Nascimento da Silva Junior
    Marcelo Goulart de Souza
    Murilo Souto Alves
    Tiago Rosa da Silva
    Valdemar Roque Bonatto

    Candidatos não homologados:

    Giane Sória Lopes – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III, ponto
    1 do edital
    Gilciane Machado de Souza – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III, ponto 2
    do edital
    Guilherme Hedlt – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III, ponto 1
    do edital
    Hígor Luciano Conceição da Silveira – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III,
    pontos 6.d do edital
    Júlio César de Oliveira – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III, pontos 6.d do
    edital
    Junior da Rosa de Castilhos – – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO
    III, ponto 1 do edital
    Nilson Borges Corrêa – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III,
    ponto 1 do edital
    Roseli Conceição Lemos de Souza – Graduação diferente da exigida, referentes ao
    QUADRO III, ponto 1 do edital

    Confira a Ata na Íntegra:

    banca_tutor_2022_homologação

     

  • Oferta de Disciplinas 2022/2 do Curso de Filosofia EAD da UFPEL

    Durante o período de Matrícula Especial os alunos de História podem solicitar matrícula.

    09 Terça INÍCIO: Período de matrícula especial 2022/2

    10 Quarta FIM: Período de matrícula especial 2022/2

     

    1 semestre

    06730070 FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA
    06730069 FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUC
    06730068 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
    06730072 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    06730071 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

     

    4 semestre

    06730303 Educação Brasileira: organização e políticas públicas
    06730305 Ética II
    06730302 História da Filosofia Moderna e Contemporânea
    06730304 Seminário de História da Filosofia Moderna – SHFMo
    06730301 Teoria do conhecimento I

     

    Optativas:

    06730066 SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL
    06730085 SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MORAL E POLÍTICA

     

     

    Mais informações:

    Oferta de Disciplinas 2022/2

  • Boletim Historiar v. 9 n. 02 (2022): Abr./Jun. 2022

    BOLETIM HISTORIAR

    No ar, mais uma edição do Boletim Historiar, revista avaliada com qualis A4 pela Capes, editada pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS/CNPq). Neste número, contamos com 7 artigos que versam sobre as variadas temáticas, como fascismo, ensino de História, educação e cotidiano da morte oitocentista, moda feminina, Plano Cruzado e Plano de Recuperação e direito penal romano.

    No primeiro capítulo, nomeado Le relazioni diplomatiche fra il governo nazionalista cinese e il governo fascista italiano (1930-1943), Aurora Grelli analisa a relação entre o Partido Fascista da Itália e o Partido Nacionalista de Chiang Kai-Shek. A partir da análise de documentos diplomáticos italianos, a autora observa como Roma sempre viu a China como um potencial aliado no oriente.

    A seguir, em O ensino de História por meio da produção de materiais didáticos interdisciplinares: experiências e aprendizagens no Ensino Fundamental, Karine Maria Lima Lopes e Yasmin Azevedo da Silva analisam os impactos da produção de materiais didáticos interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem de História, a partir da articulação de um projeto de pesquisa à atividade docente, no qual buscou-se desenvolver enfoques didáticos marcados pela interlocução entre saberes multidimensionais.

    No terceiro artigo, intitulado Nos tempos da palmatória: a educação oitocentista em um capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Danrley de Lima Santos, tomando como base um capítulo do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880), de Machado de Assis, e utilizando o método indiciário de Carlo Ginzburg, analisa alguns aspectos do universo escolar brasileiro durante o século XIX.

    Ainda no período oitocentista, Willames de Santana Santos discute as práticas e os símbolos da ritualística fúnebre do século XIX na cidade de São Cristóvão, estado de Sergipe. Ao longo do texto, que possui como título O cotidiano da morte oitocentista em São Cristóvão/SE e a proibição dos enterros nas igrejas (1849-1857), Willames analisa os ritos fúnebres domésticos e a preparação para a morte, a escolha das mortalhas e do local de sepultura, as missas pós-enterro, os pedidos das missas e os santos prestigiados.

    Já em A moda feminina como arauta do moderno na província do Paraná: um olhar sobre a imprensa, relatos de viagem e imagens, Graciele Dellalibera Mello e Juarez José Tuchinski dos Anjos examinam, a partir de fontes como a imprensa, os relatos de viagens e as imagens produzidas no período, as representações das mulheres, presentes na moda e nos espaços por elas ocupados, a fim de demonstrar que tais aspectos eram tidos como situações modernas e civilizadas em relação a períodos anteriores na sociedade paraense oitocentista.

    Em seguida, no texto intitulado Plano Cruzado e Plano de Recuperação: um estudo sobre o combate à hiperinflação em Israel e no Brasil, Karina Stange Calandrin e Gabriel Mizrahi analisam o combate à inflação em Israel e no Brasil nos anos 1980, destacando o Plano de Recuperação israelense e o Plano Real brasileiro. Por meio de fontes primárias e secundárias, Karina e Gabriel discutem os elementos de aproximação e divergência entre os planos, suas consequências e o debate de marcos teóricos na ortodoxia e heterodoxia econômica,

    Por fim, no artigo Direito “penal” romano? Por uma abordagem não-anacrônica e desigual, Afrânio Henrique Pimenta Bittencourt estuda as categorias do direito “penal” romano e suas mudanças ao longo do tempo, buscando oferecer uma crítica para uma abordagem não-anacrônica e desigual.

    Desejamos a todas e a todos uma ótima leitura!
    As Editoras.

    Artigos

  • XVI Encontro Estadual de História da ANPUH/RS – História Agora: Ensinar, Pesquisar, Protagonizar- Programação ainda disponível

    XVI Encontro Estadual de História da ANPUH/RS – História Agora: Ensinar, Pesquisar, Protagonizar

     (Todas as atividades serão on line)

    Mesa 03 – História pública e atuação profissional do/a historiador/a 

    (23/07/22, Sábado, 9:30-12:00)

    João Manuel C. Malaia Santos (UFSM)

    Sandra Cristina Donner (FACCAT/IFRS)

    Coordenador José Edimar de Souza (UCS)

    Link de Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=LJFq3kAfEVI

    Mesa 04 – Ensino de História no ensino básico: experiências do ProfHistória 

    (26/07/22, Terça, 19:00-21:30)

    José Iran Ribeiro (UFSM)

    Paula Tatiane de Azevedo (SEDUC/RS-PUC/RS)

    Coordenadora Júlia Silveira Matos (FURG)

    Link de Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=sRlPkei17_U

    Mesa 05 – Negacionismo e autoritarismo: temas sensíveis em tempos difíceis 

    (27/07/22, Quarta, 19:00-21:30)

    Alessandra Gasparotto (UFPEL)

    Luciano Aronne de Abreu (PUC-RS)

    Coordenadora Marluza Marques Harres (UNISINOS)

    Link de Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=LfWtYKQSlP0

    Mesa 06 – Diversidade e interseccionalidade na pesquisa e no ensino de História 

    (28/07/22, Quinta, 19:00-21:30)

    Fernanda Oliveira da Silva (UFRGS)

    Liane Susan Muller (SEDUC/RS-Gravataí)

    Coordenadora Alba Cristina Salatino (IFRS)

    Link de Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=0caAJRr1V5U

    https://www.youtube.com/watch?v=sRlPkei17_U

    Simpósios Temáticos Aprovados – Programação Completa

    Confira nesse link: https://www.eeh2022.anpuh-rs.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=501

  • CLHD: processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea RETIFICADO

    CLHD: processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea RETIFICADO

     

    EDITAL 01/2022, de 23 de junho de 2022 – RETIFICADO

     

    Edital nº 01/2022, de 23 de junho de 2022, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea – para atuar no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público e de acordo com a RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 26, de 5 de junho de 2009 e suas alterações, com a Resolução Nº 8, DE 30 DE ABRIL DE 2010 e pelo Ofício 20/2011 da DED/CAPES, e com as Portarias CAPES nº 183 de 21/10/2016, n°15 de 23/01/2017, nº 249 de 08/12/2018.

    Confira o Edital:

    edital_formador moderna 2022

    Quadro II – Critérios para avaliação do currículo (para uso dos candidatos):

    quadro pontos candidatos

     

     

  • CLHD:processo seletivo simplificado para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História da Idade Média e de Fundamentos Socio- Históricos e Filosóficos da Educação RETIFICADO

    CLHD:processo seletivo simplificado para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História da Idade Média e de Fundamentos Socio- Históricos e Filosóficos da Educação- RETIFICADO

     

    EDITAL 02/2022, de 23 de junho de 2022 – RETIFICADO

    Edital nº 02/2022, de 23 de junho de 2022, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História da Idade Média e de Fundamentos Socio-Históricos e Filosóficos da Educação – para atuar no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público e de acordo com a RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 26, de 5 de junho de 2009 e suas alterações, com a Resolução Nº 8, DE 30 DE ABRIL DE 2010 e pelo Ofício 20/2011 da DED/CAPES, e com as Portarias CAPES nº 183 de 21/10/2016, n°15 de 23/01/2017, nº 249 de 08/12/2018.

    Confira o Edital:

    Edital História da Idade Média

    Quadro II – Critérios para avaliação do currículo (para uso dos candidatos):

    quadro pontos candidatos

  • IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões Tema: MISSÕES JESUÍTICO-INDÍGENAS: ENTRE LUZES E SOMBRAS; FUTURO/PASSADO EVENTO HÍBRIDO – presencial e online

     

    IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões
    Tema: MISSÕES JESUÍTICO-INDÍGENAS: ENTRE LUZES E SOMBRAS; FUTURO/PASSADO
    EVENTO HÍBRIDO – presencial e online
    Data: 15 de julho de 2022
    Lugar: Caibaté – RS
    Local: Associação dos Funcionários da CERMISSÕES (AFUCER)
    Metodologia: Evento híbrido com momentos presenciais e por videoconferência

    PÚBLICO ALVO:
    – Professores de Programas de Pós-graduação;
    – Profissionais de História e áreas afins;
    – Alunos de pós-graduação;
    – Alunos de graduação;
    – Professores da Rede da Educação Básica;- Alunos da Educação Básica (8º ano do fundamental ao 3º ano do Ens. Médio).

    PROGRAMAÇÃO

    Turno da manhã:
    07h30min – 8h30min: Credenciamento
    Abertura da exposição de artesanato

    8h31min – 9h00min: Abertura oficial do IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões com autoridades e convidadas/os.

    9h01min – 9h20min: Apresentação  com  Bibiana,  apresentação da Escola Moranguinho

    9h21min – 10h00min: Conferência de abertura – “As Missões Jesuíticas na Argentina: Luzes e sombras no futuro de um passado esquecido”, Prof. Dr. Carlos Daniel da Paz (UNICEN – Argentina – Via VideoConferência)

    10h01min – 10h35min:Palestra – “La declinación de las Misiones después de la expulsión de los jesuítas”, Prof. Dr Alfredo Poenitz (UGD e CONEAU – Posadas/Argentina – Via Videoconferência)

    10h36min – 11h30min – Mesa 01 – Projetos de futuro e desenvolvimento sustentável da Região das Missões
    Lic. Mónica Carolina Núñez – “Turismo Religioso em Misiones” (Ministerio de Turismo/Provincia de Misiones/Argentina)
    Engenheiro Alvaro Theisen – “Ações voltadas à valorização do turismo na Região das Missões RS” (Coordenador do Grupo Grande Projeto Missões (GGPM/Brasil))
    Engenheiro José Roberto de Oliveira – “Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento para o Futuro das Missões” (GGPM/Brasil)

    11h30min – 13h30min: Intervalo de almoço

    Turno da tarde:

    13h30min – 14h00min: Apresentação  de Renan e Rafael e Escola São Carlos

    14h01min – 15h30min: Mesa 02 – O Turismo na Região das Missões
    Prof. Dr. Artur Henrique Barcelos – “Patrimônio Missioneiro e Turismo: uma análise arqueohistórica” (FURG – Brasil)
    MCsdo Cleber Magalhães Tobias – “O papel da Trilha dos Santos Mártires no turismo da Região das Missões-RS” (ATSM – Brasil)
    Prof. Dr. Marcelo Ribeiro – “Planejamento e ordenação do turismo missioneiro” (UFSM – Brasil)

    15h31min – 16h00min: Intervalo com lançamento de livros

    16h01min – 17h45: Mesa 03 – História da Região das Missões
    Prof. Dr. André Luís Freitas Silva – “Os indígenas e as fases de formação das Missões na Banda Oriental do Rio Uruguai” (UFGD-MS/Brasil – Via videoconferência)
    Prof. MCs Jefferson Nunes – “A canonização dos Santos Mártires” (UNISINOS-SL/Brasil)
    Padre Danilo Hertz – “O turismo religioso no Santuário do Caaró” (SC/Brasil)
    Prof. Dr. Luiz Carlos Tau Golin – “Cacique e Pajé Nheçu do Caaró” (UPF-Brasil)

    17h46min – 19h00: Mesa 04 – As Missões depois das Missões: História, Educação e Educação Patrimonial
    Prof. Drdo Mauro Marx Wesz – “Colonização e apropriação territorial nas proximidades de São Luiz Gonzaga: possibilidades da história agrária para Santa Lúcia” (UFSM/Brasil)
    Profª MCs Nadir Damiani – “O que se ensina sobre a História das Missões na Região das Missões?” (URI – Santo Ângelo/Brasil)
    Prof. Dr. André Luis Ramos Soares – “Educação Patrimonial na Região das Missões” (UFSM/Brasil)

    19h01min – 19h30min:  Intervalo

    19h30min – 20h10min – Apresentação artística da Invernada Artística Herança Farroupilha do CTG Sentinelas do Caaró (Caibaté) e do FÊNIX Grupo Folclórico, Coreógrafa Beverly Bassani (São Luiz Gonzaga/Brasil);

    20h11min – 22h00min: Mesa 05 – Patrimônio e Cultura Missioneira

    Prof. Dr. Luís Andrés Villanueva – “Las Misiones del Paraguay” (UCSPP/Paragauay)

    Historiador Sergio Venturini – “Encontro de dois sonhos nas Missões Jesuítico-Indígenas: utopia e terra sem mal” (ATSM/Brasil)

    Prof. Dr. Júlio Quevedo – “O imaginário modernista missioneiro da década de 1940 nas artes rio-grandenses” (UFSM/Brasil)

    22h01min: Mesa de Encerramento

    https://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/2043/iv-seminario-internacional-de-historia,-educacao-e.html

  • Disciplinas CLHD- 2022/02

    Disciplinas CLHD- 2022/02

     

    BLOCO ATIVIDADE CURRICULAR PROFESSOR TURMA

    REPERCURSO

    08 – 30/08/22

    Pré-História Profa. Natália Pinto T1 – Repercurso

    REPERCURSO

    08 – 30/08/22

    Fundamentos para o estudo da História I Prof. Edgar Gandra T1 – Repercurso
    1 Educação Brasileira: Org. Políticas Públicas Profa. Jésica Henck T1 – 4 semestre
    1 História Indígena(optativa) Profa. Natália Pinto T1 – 4 semestre
    2 Oficina Temática de Ensino de História II Profa.  Lidiane Friderichs P1 – 4 semestre
    2 História de Pelotas(optativa) Profa. Viviane Saballa T1 – 4 semestre
    2 História da Idade Moderna   T1 – 4 semestre
    2 Teorias da História II   T1 – 4 semestre
    1 Fundamentos para o Estudo da História I Prof. Edgar Gandra T3 – 1 semestre
    1 Pré-História Profa. Natália Pinto T3 – 1 semestre
    1 Fundamentos da Educação a Distância -FEAD Prof. Thiago Amorim T3 – 1 semestre
    2 História da Antiguidade Oriental Prof. Fábio Vergara T3 – 1 semestre

    Prazos:

    Repercurso: 08 – 30/08/22

    1 Bloco:  08 de agosto/12 de outubro

    2 Bloco:13 de outubro/17 de dezembro

    Disciplinas CLHD 2022.2