Quadro Disciplinas CLHD 2023/02

Código – 10770056

Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões  Segunda-feira
T3

HISTÓRIA DA ARTE no Brasi I- Optativa (100 vagas)

Código – 10770049

Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Sem tutor Sábado

HISTÓRIA INDÍGENA- Optativa

código – 10770089

Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vinícius Nunes Sábado
T3 Seminários de História Antiga II- Optativa – Código 10770064 Prof. Fábio Vergara Bloco 02 Thiago Cedrez Sábado

Ementas das Disciplinas Optativas:

CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL: Estudo sobre a complexidade e diversidade de formas de manifestação da cultura brasileira, a partir das diferentes etnias formadoras, com debate sobre o conceito de identidade e problematização da ideia de identidade nacional.

HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL: Estudo das manifestações artísticas ocorridas no Brasil, desde o período pré-cabralino até o Barroco.
Será oportunizada a aprendizagem acerca da Arte Moderna e fragmentos da Arte Contemporânea no Brasil.

HISTÓRIA INDÍGENA: A disciplina busca oferecer aos alunos, a partir de análise bibliográfica correspondente: Noções gerais de história indígena (tempo, fontes, métodos, etnicidade, indigenismo etc.); História indígena entre os campos da antropologia social, arqueologia e história; Debates e perspectivas pós-coloniais para a história dos povos indígenas; Institucionalização da história indígena e desafios na formação docente; Estudos de caso sobre a história dos povos indígenas no Brasil.

SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA ANTIGA II: O Professor irá tratar sobre Mulheres e poder na Antiguidade.

6º semestre¹

Turma Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Código- 10770027

Prof.ª Jésica Hencke

Prof.ª Liza Martins

Prof.ª Letícia

Cavalheiro

Blocos 01 e  02 Andrea Silveira Segunda-feira

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Código – 10770030

Prof.ª Viviane Saballa Bloco 01  Elvis Simões  Sexta-feira

HISTÓRIA DA AMÉRICA II

Código – 10770028

Prof. Edgar Gandra Bloco 01

Thiago

Cedrez

T3

HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL I- Optativa (152 vagas)

Código – 10770049

Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Sem tutor Sábado

HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL I

Código – 10770029

Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vínicius Nunes Terça-feira

CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL- Optativa

(152 vagas)

Código – 10770056

Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões  Segunda-feira
T8

HISTÓRIA DA EXPANSÃO PORTUGUESA- Optativa

Código – 10770069

Prof. Paulo Possamai Bloco 01  Thiago Cedrez

HISTÓRIA INDÍGENA- Optativa

Código – 10770089

Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vinícius Nunes Sábado

¹ Aqueles acadêmicos que não fizeram e/ou reprovaram em alguma disciplina do 3º trimestre podem solicitar a matrícula agora. Se não aparecer essa possibilidade então poderá fazer no período da matrícula especial. Para esse tipo de matrícula observar o seguinte: o aluno não pode cursar duas disciplinas no mesmo dia.

Ementas das Disciplinas Optativas:

HISTÓRIA DA EXPANSÃO PORTUGUESA: A disciplina visa a compreender a formação e o desenvolvimento do império ultramarino português na Ásia. A ênfase do curso se dará sobre o Estado da Índia (que abarcava as colônias portuguesas do Oriente), uma vez que a história da expansão portuguesa na América já é estudada na disciplina de História do Brasil I e na África nas disciplinas de História da África e História da África Lusófona.

Divisão dos blocos de disciplinas:

1° bloco terá início em 14/08 e final em 13/10.

2° bloco terá início em 16/10 e final em 15/12

O exame ocorrerá na última semana de cada bloco

Legenda:

P1 e T1 são disciplinas ofertadas para o 6 semestre

T2 para o 3 semestre

T 3 e T8 optativas (para os dois cursos, exceção é a cadeira do Fábio)

* P1 e T1  apenas p o 6 semestre. T2 apenas para o 3 semestre. Isso não se aplica para os alunos que devem disciplinas

Publicado em 29/07/2023, na categoria Notícias.