Início do conteúdo

Servidores do CDTec são homenageados na cerimônia dos 50 anos da UFPel

Neste dia 8 de agosto de 2019, em cerimônia no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a comunidade acadêmica comemorou os cinquenta anos da UFPel com homenagens a cinquenta personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade, fazendo a diferença ao desempenhar suas atividades. Foram outorgados os títulos eméritos a professores e servidores e um título de mérito universitário.

O CDTec indicou dois servidores para serem laureados com títulos honoríficos concedidos pelo Conselho Universitário, sendo um servidor docente e um servidor técnico-administrativo. A indicação do professor João Carlos Deschamps foi aprovada por unanimidade pelo Conselho do CDTec e a indicação do servidor técnico-administrativo Adenauer Correa Yamin teve a aprovação integral da sua categoria.

João Carlos Deschamps

Servidor docente aposentado. Formado no curso de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas em 1976. Ingressou como docente na mesma faculdade da UFPel em 1977. Desenvolveu mestrado e doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, obtendo o titulo de Ph.D. em 1984. Sendo um dos docentes responsáveis por iniciativas de inovação e internacionalização junto a Faculdade de Veterinária. Em 1987 realizou seu pós-doutorado no United States Department of Agriculture, USDA, nos Estados Unidos na área de Biotecnologia Animal. Em 1988 foi um dos docentes fundadores do Centro de Biotecnologia da UFPel.

Mais tarde elaborou a proposta do programa de pós-graduação em biotecnologia da UFPel que hoje encontra-se entre os programas nota 7 na CAPES no Brasil na área de Biotecnologia. Deschamps foi docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia do CDTEc ate o ano de 2009.

Participou ativamente na idealização do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, incorporando cursos e programas de fronteira tecnológica. Motivado por conectar as áreas, o professor Deschamps esteve sempre ao lado dos alunos de graduação e pós-graduação, estimulando a desenvolverem processos e produtos. Sempre fomentou a cultura do empreendedorismo e da startups.

Ministrou aulas na Faculdade de Veterinária e no CDTec, atuando nos cursos de graduação e programas de pós-graduação. Colaborou administrativamente em conselhos como COCEPE e CONSUN; Foi coordenador do Curso de Pós-Graduação em Sanidade Animal pela Faculdade de Veterinária – UFPel (1984-1987); Diretor do Departamento de Interação com o Setor Produtivo da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – UFPel (1995-1997); Diretor do Departamento de Pesquisa pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – UFPel (1999-2001); Em 2009, se aposentou como professor titular. Atualmente esta como Vice-Diretor Executivo da Rede Sulbiotec, iniciativa do MCTIC com os programas de pós-graduação em biotecnologia do Sul do Brasil, academia e setor produtivo.

Na academia Deschamps publicou cerca de 90 artigos científicos, 4 patentes, 200 resumos científicos e 3 livros. Orientou e coorientou 30 mestres e 12 doutores. Estando a maioria dos egressos envolvidos com ciência, tecnologia, educação e/ou administração. Diretores de Unidades Acadêmicas, Diretores de Pesquisa e Pós-graduação, Coordenadores de Inovação, Coordenadores de Graduação, pesquisadores, docentes, entre outras fazem parte das atividades acadêmicas dos egressos orientados pelo professor.

Na graduação teve seu reconhecimento pelo Diretório Acadêmico da Biotecnologia que leva o seu nome, DA João Carlos Deschamps.

Adenauer Correa Yamin

Servidor técnico-administrativo aposentado. Ingressou na UFPel em setembro de 1984 e se aposentou em julho de 2018, no cargo de analista de tecnologia da informação, lotado no CDTec. Foi diretor do Centro de Informática da UFPel em duas oportunidades (1985-1989 e de 1997-1999), inicialmente como uma unidade associada à Reitoria, atualmente sob a responsabilidade da PROGIC.

Graduou-se em Engenharia Elétrica pela UCPel (1981), fez especialização em Informática na Educação pela UFPel (1990), mestrado e doutorado em Computação pela UFRGS (1994 e 2004, respectivamente).

Na UFPel, além da atuação como Analista de TI, tem atuado como professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Computação do CDTec, desde 2011.

Na UCPEL, ingressou como professor em 1982, foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica (1984-1987), foi diretor do Núcleo de Apoio e Projetos de Informática (2005-2011) e atualmente atua como professor do Centro Politécnico e orientador Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação.

Participou de 10 bancas de doutorado, 66 bancas de mestrado e 30 de graduação. Orientou 27 alunos de mestrado e 69 alunos de graduação. Publicou mais de 40 artigos em periódicos, 15 livros ou capítulos de livros, 286 artigos em congressos. Foi membro ou coordenador de comitê de programa em dezenas de edições em eventos como CLCAR, CLEI, ERAD, ERRC, LTPD, SBCUP, SBIAGRO, WCAMA, WPUC, WRSEG, WSCAD, WSL. Foi consultor adhoc da CAPES e da FAPERGS de projetos e pedidos de auxílio em várias oportunidades e avaliador da área de Computação nas avaliações quadrienais da CAPES de 2013 a 2016.

Dos cursos de Computação da UFPel, de Engenharia Elétrica e de Computação da UCPel, foi professor homenageado por 27 turmas, foi paraninfo de 14 turmas e foi patrono de outras 7. Sua história entremeia-se com a história da própria informatização de Pelotas, mas principalmente na formação de recursos humanos, pois está presente nas retrospectivas tanto da UFPel quanto da UCPel.

Fotos dos demais homenageados podem ser visualizadas na galeria da cerimônia dos 50 anos da UFPel.

Publicado em 09/08/2019, na categoria Notícia.