Oscar 2024: veja todas as indicações ao prêmio

“Oppenheimer” lidera com 13 indicações, seguido por “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos com 11    

Por Juliana Pontes      

Os holofotes do mundo cinematográfico se voltaram para Los Angeles no dia 23 de janeiro, quando foram anunciados os filmes indicados ao Oscar 2024. O longa cinematográfico “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan, emergiu como o favorito, acumulando 13 indicações, abrangendo categorias cruciais, como melhor filme, diretor, ator e atriz. A segunda posição nas indicações foi conquistada pelo filme “Pobres Criaturas”, obra do cineasta Yorgos Lanthimos, que obteve um total de 11 indicações, consolidando sua presença como forte concorrente na premiação.

Outros títulos que se destacaram nessa seleção incluem “Assassinos da Lua das Flores”, “Barbie”, “Os Rejeitados”, “Maestro”, “Zona de Interesse”, “Anatomia de Uma Queda” e “American Fiction”. A cerimônia do Oscar está agendada para o dia 10 de março, e Los Angeles novamente será o palco que receberá as estrelas da sétima arte. O apresentador da noite será o comediante Jimmy Kimmel.

Os amantes do cinema terão a oportunidade de acompanhar o Oscar através da transmissão ao vivo, seja pela emissora de teve por assinatura TNT ou pela plataforma de streaming HBO Max.

Veja na sequência desta reportagem os indicados à premiação e onde ver alguns dos títulos destacados.

 

Tratando da criação da bomba atômica, “Oppenheimer” (2023), de Christopher Nolan, recebeu 13 indicações Fotos: Divulgação

 

Confira abaixo a lista completa de filmes que concorrem aos prêmios

 Melhor filme

“American Fiction” 

“Anatomia de Uma Queda” 

“Barbie” 

“Os Rejeitados” 

“Assassinos da Lua das Flores” 

“Maestro” 

“Oppenheimer” 

“Vidas Passadas” 

“Pobres Criaturas” 

“Zona de Interesse” 

 

A atriz Emma Stone concorre aos prêmios de melhor atriz e de melhor filme com “Pobres Criaturas”

 

Melhor diretor

Justine Triet – “Anatomia de Uma Queda”

Martin Scorsese – “Assassinos da Lua das Flores”

Christopher Nolan – “Oppenheimer”

Yorgos Lanthimos – “Pobres Criaturas”

Jonathan Glazer – “Zona de Interesse”

 

Horrores do Holocausto são lembrados na perspectiva do cotidiano da família de militar em  “Zona de Interesse”

 

Melhor ator

Bradley Cooper – “Maestro”

Colman Domingo – “Rustin’

Paul Giamatti – “Os Rejeitados”

Cillian Murphy – “Oppenheimer”

Jeffrey Wright – “American Fiction’

 

Bradley Cooper atua e dirige o filme que trata da biografia do maestro e compositor Leonard Bersntein

 

Melhor atriz

Annette Bening – “Nyad”

Lily Gladstone – “Assassinos da Lua das Flores”

Sandra Hüller – “Anatomia de Uma Queda”

Carey Mulligan – “Maestro”

Emma Stone – “Pobres Criaturas”

 

Sandra Hüller atua em “Anatomia de uma Queda”, drama instigante que trata de questões familiares e da Justiça

 

Melhor ator coadjuvante

Sterling K Brown – “American Fiction”

Robert De Niro – “Assassinos da Lua das Flores”

Robert Downey Jr. – “Oppenheimer”

Ryan Gosling – “Barbie”

Mark Ruffalo – “Pobres Criaturas”

Melhor atriz coadjuvante

Emily Blunt – “Oppenheimer”

Danielle Brooks – “A Cor Púrpura”

America Ferrera – “Barbie”

Jodie Foster – “Nyad”

Da’Vine Joy Randolph – “Os Rejeitados”

Melhor roteiro original

“Anatomia de Uma Queda” –  Justin Triet, Arthur Harari

“Os Rejeitados” – David Hemingson

“Maestro” – Bradley Cooper, Josh Singer

“Segredos de um Escândalo” – Samy Burch, Alex Mechanik

“Vidas Passadas” – Celine Song

 

Lily Gladstone, que concorre a melhor atriz, com Leonardo DiCaprio em “Assassinos da Lua das Flores”

 

Melhor roteiro adaptado

“American Fiction” – Cord Jefferson

“Barbie” – Greta Gerwig, Noah Baumbach

“Oppenheimer” – Christopher Nolan

“Pobres Criaturas” – Tony McNamara

“Zona de Interesse” – Jonathan Glazer

Melhor canção original

“The Fire Inside – Flamin’ Hot”“O Sabor que Mudou a História”

“I’m Just Ken”“Barbie” 

“It Never Went Away”“American Symphony” 

“Wahzhazhe (A Song For My People)” – “Assassinos da Lua das Flores” 

“What Was I Made For?”“Barbie” 

Melhor trilha original

“American Fiction”

“Indiana Jones e a Relíquia do Destino”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

Melhor filme internacional

“Io Capitano”

“Perfect Days”

“A Sociedade da Neve”

“Das Lehrerzimmer”

“Zona de Interesse”

 

Ator Jeffrey Wright no filme “American Fiction”, que trata dos dilemas de escritor negro estadunidense

 

Melhor animação

“O Menino e a Garça”

“Elementos”

“Nimona”

“Meu Amigo Robô”

“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”

Melhor documentário

“Bobi Wine: The People’s President”

“A Memória Infinita”

“As 4 Filhas de Olfa”

“To Kill a Tiger”

“20 Days in Mariupol”

Melhor design de figurino

“Barbie”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Napoleão”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

Melhor maquiagem e penteados

“Golda – A Mulher de Uma Nação”

“Maestro”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

“A Sociedade da Neve”

Melhor design de produção

“Barbie”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Napoleão”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

 

Ryan Gosling e Margot Robbie atuam em “Barbie”, que concorre a sete prêmios Oscar em 2024

 

Melhor som

“Resistência”

“Maestro”

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um”

“Oppenheimer”

“Zona de Interesse”

Melhor edição

“Anatomia de Uma Queda”

“Os Rejeitados”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

 

Diálogo, autoconhecimento e superação em “Os Rejeitados”, com Dominic Sessa, Da’Vine Joy Randolph e Paul Giamatti

 

Melhor fotografia

“O Conde”

“Assassinos da Lua das Flores”

“Maestro”

“Oppenheimer”

“Pobres Criaturas”

Melhores efeitos visuais

“Resistência”

“Godzilla Minus One”

“Guardiões da Galáxia Vol. 3”

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um”

“Napoleão”

Melhor curta

“The After”

“Invincible”

“Knight of Fortune”

“Red, White and Blue”

“The Wonderful Story of Henry Sugar”

Melhor curta animado

“Letter to a Pig”

“Ninety-Five Senses”

“Our Uniform”

“Pachyderme”

“War Is Over!” Inspired by the Music of John & Yoko

Melhor documentário curta

“The ABCs of Book Banning”

“The Barber of Little Rock”

“Island In Between”

“The Last Repair Shop”

“Nǎi Nai and Wài Pó”

A maioria desses filmes está disponível em plataformas de streaming ou nos cinemas brasileiros — há alguns que não estão em exibição no país e não têm previsão para isso, ao menos até o momento.

Confira onde assistir os longas indicados a Melhor Filme:

“Anatomia de Uma Queda” – Estreia em 25 de janeiro nos cinemas brasileiros.

“Barbie” – Disponível na HBO MAX ou para aluguel na Microsoft Store.

“Os Rejeitados” – Em cartaz nos cinemas nacionais desde 11 de janeiro.

“Assassinos da Lua das Flores” – Desde dezembro no catálogo da AppleTV+ e para venda digital no Prime Video.

“Maestro” – Disponível na Netflix.

“Oppenheimer” – Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV+ e YouTube Play.

“Vidas Passadas” – Estreia nos cinemas em 25 de janeiro.

“Pobres Criaturas” – Estreia nos cinemas em 1º de fevereiro.

“Zona de Interesse” – Estreia nos cinemas em 15 de fevereiro.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música inicia segunda em Pelotas  

Evento movimentará várias partes da cidade com a previsão de 63 apresentações musicais      

Por Letícia Vieira       

 

Cada realização anual do encontro mobiliza todo o município em torno da arte da música     Fotos: Divulgação/Arquivo

 

Considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, a 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música ocorre em Pelotas a partir desta segunda-feira (dia 15 de janeiro). Com a participação de cerca de 400 alunos bolsistas, oriundos de 22 estados brasileiros e cinco países, conta com uma programação de 63 apresentações artísticas, todas gratuitas. Acontece em diferentes espaços culturais e públicos, dentre hospitais, igrejas, no Theatro Guarany e na Praia do Laranjal. As atividades seguem até o dia 26 de janeiro.

Antes da abertura oficial, um cortejo dará o tom do Festival  com um desfile pelas ruas de Pelotas segunda-feira com alunos e musicistas envolvidos no evento. A concentração será no Largo do Mercado Público às 18h. A cerimônia de início ocorrerá no Theatro Guarany, às 20h30, com o Concerto Bossa Nova no Rio Grande do Sul, da Orquestra  Sinfônica de Caxias do Sul. O espetáculo tem regência do maestro Manfredo Schmiedt e Pedrinho Figueiredo como solista e arranjador.

 

Orquestra da Universidade de Caxias do Sul fará a abertura oficial com espetáculo que homenageia Bossa Nova

 

Alguns dos destaques da agenda de apresentações são o Quarteto Ibirapitanga, com a interpretação de obras de Alberto Nepomuceno, Gabriel Faurè e Bedrich Smetana, a Ópera “I Pagliacci”, realizada em parceria entre a Companhia de Ópera do RS (CORS), o Grupo Tholl e a Sociedade Música pela Música de Pelotas. Já a apresentação de “Por amores, amigos e acordes” fará um mergulho na música de raiz do Sul da América com o Grupo Yangos, o violinista Rodrigo Maciel e o renomado violonista argentino Lúcio Yanel.

Para assistir os espetáculos que acontecerão exclusivamente no Theatro Guarany é necessário realizar a reserva prévia de ingressos pelo site do evento, ou, presencialmente, na bilheteria do Theatro (Rua Lôbo da Costa, 849, bairro Centro). Para quem não conseguir antecipar a retirada, haverá um número limitado de ingressos à disposição no local, a partir das 18h, nos dias das apresentações.

Em sua décima segunda edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, além de fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. É promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté.

Confira a programação completa do evento:

15/01 (Segunda-feira)

18h – Cortejo Musical (Largo do Mercado Público)

20h30 – Abertura do 12º Festival Internacional Sesc de Música – Concerto Bossa Nova no RS | Orquestra UCS (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

16/01 (Terça-feira)

09h30 – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Santa Casa de Misericórdia)*

15h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Beneficência Portuguesa)*

19h – Recital Voz, Harpa e Violoncelo – Grupo Tricordi 24 (Clube Caixeiral)

19h – Big Band Democrata – Palco Móvel Sesc (Largo de Portugal)

20h – Sexteto Orquestra Jovem Sesc Mato Grosso do Sul (Paróquia Santa Terezinha) 

20h30 – Quarteto Ibirapitanga (Theatro Guarany)

17/01 (Quarta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel) 

13h – Grupo de Cordas do Festival (Campus da Saúde UCPel)*

18h – Sexteto de Cordas Sesc Roraima (Catedral do Redentor)

19h – Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano | Liuba Klevtsova (RUS), Renan Mendes (BRA), Liviu Prunaru (ROM), Cristian Budu (BRA) (Clube Caixeiral)

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (Colônia Z3) 

19h – Grupo de Choro do Festival (Associação Otroporto)

20h30 – Por Amores, Amigos e Acordes | Grupo Yangos, Lúcio Yanel e Rodrigo Maciel (Theatro Guarany)

18/01 (Quinta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

14h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital São Francisco de Paula)*

19h – Autocine Brazilian Blend (Shopping Pelotas)

19h – Recital de Metais, Piano, Madeiras | José Milton Vieira (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Sarah Hornsby (EUA), Carlos Gontijo (BRA), Fernando Deddos (BRA), Michel Lethiec (FRA), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA) (Clube Caixeiral)

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (B. Navegantes)

20h30 – Ópera I Pagliacci | CORS (Theatro Guarany)

19/01 (Sexta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

14h – Grupo de Cordas do Festival (Hospital Escola UFPel)*

19h – Recital de Cordas, Piano e Canto Lírico | Stanimir Todorov (BUL), André Carrara (BRA), Flavio Leite (BRA), Cristian Budu (BRA), Pablo de León (BRA), Davide Alogna (ITA), Gabriel Marin (BRA), Eder Kinappe (BRA) (Clube Caixeiral)

19h30 – Orquestra de Câmara Sesc Minas Gerais (Catedral Metropolitana São Francisco de Paula)

19h – Camerata Negrinho Martins – Palco Móvel Sesc (Balneário dos Prazeres)

20h – Orquestra Municipal e do Areal – Paróquia São José (B. Fragata)

20h – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Anderson Alves (BRA) – Praia do Laranjal (Palco do Festival)

20/01 (Sábado)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

17h – Big Band Democrata – Palco Móvel Sesc (Parque da Baronesa)

19h – Recital de Metais, Percussão e Piano | Flavio Gabriel (BRA), Eric Aubier (FRA), Alma Liebrecht (EUA), Bernardo Silva (PRT), José Milton Vieira (BRA) Rodrigo da Rocha (BRA), Luiz Ricardo Serralheiro (BRA), Fernando Deddos (BRA), Douglas Gutjahr (BRA), Rubén Zúñiga (CHI), Paulo Bergmann (BRA), André Carrara (BRA) (Clube Caixeiral)

19h30 – Gafieira do Festival – Festival na Comunidade (Nave)

20h – Especial Queen | Orquestra da Ulbra e Vocal Takt – Praia do Laranjal (Palco do Festival)

21/01 (Domingo)

17h – Autocine Brazilian Blend – Palco Móvel Sesc (Parque da Baronesa)

18h – Recital Classe de Piano (Conservatório de Música da UFPel)

18h – Grupo de Metais do Festival (Casa da Praia Sesc Laranjal)

19h30 – Big Band Democrata (Nave)

20h30 – Orquestra Sinfônica Acadêmica | Regente Tadeusz Wojciechowski (POL) (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

21h – Sexteto Gaúcho (Food Hall Quartier)

22/01 (Segunda-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

19h – Recital de Cordas, Piano, Harpa, Madeiras | Pablo de León (BRA), Stanimir Todorov (BUL), Paulo Bergmann (BRA), Liuba Klevtsova (RUS), Renan Mendes (BRA), Philip Nodel (RUS), Gabriel Marin (BRA), Clemens Weigl (ALE) (Clube Caixeiral)

19h – Sexteto de Cordas Sesc Pará (Igreja Sagrado Coração de Jesus – Porto)

20h30 – Orquestra de Choro do Festival | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

23/01 (Terça-feira)

10h30 – Sinfonia Magis | Palestra Gestão e Liderança Através da Música (Hotel Jacques Tower)**

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Choro do Festival (Rodoviária de Pelotas)

19h – Recital de Madeiras, Metais e Cordas | Renan Mendes (BRA), Philip Nodel (RUS), Viktoria Tatour (BIE), Michel Lethiec (FRA), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Alma Liebrecht (EUA), Bernardo Silva (PRT), Pedro Gadelha (BRA), Eder Kinappe (BRA) (Clube Caixeiral)

20h30 – Gala Lírico | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany)

24/01 (Quarta-feira)

10h – Octeto de Sopros do Maranhão (Unidade Cuidativa de Pelotas)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Saxofone do Festival (Asilo de Mendigos de Pelotas)*

19h – Recital de Cordas, Madeiras e Piano | Sarah Hornsby (EUA), Pedro Gadelha (BRA), Gabriel Marin (BRA), Davide Alogna (ITA), Max Uriarte (BRA) (Clube Caixeiral)

20h – Grupo de Canto do Festival – Comunidade Católica Jesus Operário (Monte Bonito)

20h30 – Orquestra Jovem Sesc Brasil | Núcleo Sopros e Percussão (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

25/01 (Quinta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

16h – Grupo de Choro do Festival (Hospital Espírita)*

19h – Recital de Canto lírico, Piano e Cordas | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), Cristian Budu (BRA), Alberto Dourthé (CHI), Anna Serova (RUS), Clemens Weigel (ALE) (Clube Caixeiral)

20h – Camerata Orquestra Jovem Sesc – Paróquia Amor Divino (Colônia Sto. Antônio)

20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Anderson Alves (BRA) (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival

26/01 (Sexta-feira)

13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)

15h – Grupo de Canto do Festival (Conservatório de Música da UFPel)

17h – Classe de Choro do Festival (Conservatório de Música da UFPel)

20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA) (Largo Mercado Público) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Prefeitura de Pelotas promete grandes atrações na praia do Laranjal já no Réveillon 2024

Apresentações de grupos locais e show do grupo Revelação são uma parceria com o Sesc Pelotas e terão como palco a concha acústica próxima à avenida Rio Grande do Sul    

Por Carolina Pereira Soares     

 

 

Grupo carioca que surgiu nos anos 1990 vem trilhando uma carreira de sucessos      Foto: Divulgação

Depois de três anos sem apresentações musicais na orla da Praia do Laranjal, a iniciativa busca incrementar com a volta dos shows o turismo, gastronomia local e o comércio. A expectativa de público está entre 20 e 30 mil pessoas que deverão prestigiar os artistas no palco da concha acústica da avenida Rio Grande do Sul. Um marco será a festa de comemoração da chegada do Ano Novo, que terá como atração principal o grupo de samba e pagode Revelação.

O anúncio do evento, feito no mês passado, contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz, que assegurou o respaldo integral da administração municipal. Múltiplas secretarias participarão ativamente no desenvolvimento e implementação dos preparativos para a celebração de Réveillon no Laranjal. Um planejamento abrangente abordará questões como tráfego, transporte coletivo, segurança, e outras iniciativas públicas, visando garantir uma celebração tranquila e bem-sucedida.

Atração principal

O Grupo Revelação surgiu nos anos 1990 no bairro Engenho Novo do Rio de Janeiro e, em 1997, com ajuda do produtor musical Bira Haway lançou álbuns de sucesso em todo Brasil, como “Revelação” e “Virou Religião”. Já “Ao Vivo No Olimpo” está chegando à marca de mais de 800 mil cópias de CDs vendidos. Em 2002, foi o segundo CD mais vendido do ano e o primeiro na categoria pagode, colocando o grupo entre os grandes artistas nacionais. Outros lançamentos com êxito foram “Novos Tempos”; “Ao Vivo – Na Palma da Mão”; “Velocidade da Luz”; “Aventureiro” e o DVD “Ao Vivo No Morro”, gravado no Morro da Urca, em 2009.

O grupo tem inúmeros sucessos como as músicas: “Deixa acontecer”; “Tá escrito”; “Coração Radiante”; “Grades do Coração”; “Deixa Alagar”; “O Show tem que Continuar”; “Reciprocidade”; “Só Depois”; “Clube do Samba” e “Velocidade da Luz”. Além disso, já soma mais de 4,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Filme “Passaporte Memória” tem cenas gravadas em Pelotas

Longa-metragem conta com apoio do programa Pelotas Film Commission, criado neste ano, e da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do prêmio FAC Filma RS         

Por Carolina Pereira Soares       

 

              Cineastas estão fazendo locações em vários pontos da cidade que remetem ao passado do personagem principal     Fotos: Divulgação/Prefeitura de Pelotas

 

A produção do filme longa-metragem “Passaporte Memória”, desenvolvido pelas produtoras Cena das Artes e Atama Filmes, recebeu o apoio da Prefeitura de Pelotas, que tornará a cidade o principal cenário das filmagens. Já em processo de filmagem e sob a direção e roteiro de Décio Antunes, a obra narra a jornada de um brasileiro criado na França que retorna à sua cidade natal, revivendo memórias da sua juventude.

A escolha de Pelotas como locação deve-se às suas características atemporais e à sua arquitetura eclética, elementos que, segundo os produtores, contribuem significativamente para o cenário e atmosfera do filme, centrado na temática da memória. O longa conta com cenas gravadas em locais emblemáticos, como o Centro Histórico, o Colégio Pelotense e a Praia do Laranjal. Também ocorrem filmagens na capital do Estado, Porto Alegre.

Bruno Viana, diretor-executivo da Pelotas Film Commission, deu uma entrevista para o site da Prefeitura e destaca a importância do projeto não apenas como uma produção cinematográfica de grande porte, mas também como um impulsionador da economia local, movimentando setores como comércio e serviços. Ele ressalta que esta produção cinematográfica reforça a identidade de Pelotas como um polo cultural, destacando seus aspectos artísticos, históricos, humanos e sociais, além de proporcionar oportunidades para profissionais do audiovisual, elevando a qualidade do setor.

Além de ressaltar a história e arquitetura de Pelotas, a obra tem um grande potencial de valorização e reconhecimento, fomentando a criação de outras obras culturais na cidade.

 

Trabalho dos cineastas contribui para  reforçar a identidade do município como um polo cultural

Conheça a iniciativa municipal “Pelotas Film Commission”

O financiamento do projeto é assegurado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do prêmio FAC Filma RS, um edital destinado a fomentar projetos audiovisuais gaúchos e obras da região Sul.

O “Pelotas Film Commission”, também conhecido como Comitê Municipal de Apoio à Produção Audiovisual, é um órgão vinculado à Secretaria Municipal e Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e tem como objetivo impulsionar a produção audiovisual, atuando como facilitador.

De acordo com o Decreto 6.788/2023, o Comitê tem a responsabilidade de estabelecer parcerias, convênios e acordos operacionais com entidades públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, suas funções incluem promover a formação e capacitação dos profissionais do setor audiovisual de Pelotas e incentivar a realização de festivais, mostras, encontros e seminários.

A cidade de Pelotas tem um grande potencial para o cinema e para as produções audiovisuais, e isso está diretamente ligado à inovação e à tecnologia exaltados pelas iniciativas da Prefeitura e dos cursos universitários relacionados ao cinema e às artes presentes na cidade.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Show da Virada de São Lourenço do Sul terá DJ Flávio Luis e cantor Léo Pain como atrações

O tradicional Show da Virada acontece no triângulo da praia da Barrinha com a expectativa de um público de 80 mil pessoas      

Larissa Schneid Bueno         

 

   Show de Léo Pain, vencedor da   sétima   temporada   do The   Voice   Brasil, encerrará   a celebração       Foto: Divulgação/Globo

 

O município de São Lourenço do Sul está se preparando para uma programação marcante no próximo Réveillon. O tradicional Show da Virada, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), acontecerá no triângulo da praia da Barrinha com variadas atrações a partir da noite do próximo dia 31. Tendo em vista o sucesso da edição do ano passado, são esperadas 80 mil pessoas.

A celebração está programada para começar às 21h, com som do DJ Open Format Flávio Luis, reconhecido no município pelo seu trabalho que mistura diversos estilos musicais, agradando a todos os públicos. Flávio Luis também é conhecido por sua voz na locução da Rádio Litoral Sul FM e por ser proprietário da empresa Indústria do Som.

À meia-noite, terá início a contagem regressiva com a queima de fogos, seguida, a partir das 00h10, pelo show do cantor sertanejo Léo Pain, vencedor da sétima temporada do programa The Voice Brasil da Rede Globo.

Pain, natural de Alegrete (RS), integrou o time de Michel Teló em 2018 e se consagrou campeão com 50,01% dos votos, após se apresentar com as canções “Adoro Amar Você”, de Daniel, e “Outra Vez”, de Roberto Carlos. Com a vitória, recebeu o prêmio de R$ 500 mil, um carro zero quilômetro e um contrato para gravar um álbum com os outros três finalistas do reality.

 

Realização deste Ano Novo volta a contar com a queima de fogos Foto: Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

 

Preparativos para o Reveillón

Nesta edição do Show da Virada, são esperadas 80 mil pessoas para aproveitar as atrações gratuitas ao ar livre. O retorno do espetáculo pirotécnico, com aproximadamente oito minutos de duração, será outro ponto alto do evento.

“O Réveillon em São Lourenço do Sul se destaca como um dos melhores da Costa Doce Gaúcha, no extremo sul do Rio Grande do Sul. É um evento realizado com responsabilidade, em uma cidade acolhedora e hospitaleira, com um setor turístico capacitado. Esses são os principais diferenciais do nosso evento: tranquilo, calmo, feito para as pessoas se divertirem em família”, ressaltou Fernanda Krumreich Helms, secretária de Turismo, Indústria e Comércio.

Devido à qualidade e segurança, diversas pessoas são atraídas para o evento, que contará com o reforço da Brigada Militar, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e de uma equipe de segurança privada contratada pelo poder público.

Na virada de 2023, cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes na orla das praias, de acordo com a Brigada Militar. Para esta edição, a Prefeitura atribui o aumento de público ao retorno do show pirotécnico, que nos próximos dias terá sua estrutura montada.

“No ano passado, tivemos o Show da Virada sem o show pirotécnico, que ainda assim foi um evento grandioso e nos surpreendeu com a presença de um público maior do que o esperado, com pessoas que amam São Lourenço. Este ano, nossa expectativa é maior”, afirmou Helms.

Com a previsão de lotação máxima na cidade, a SMTIC espera um impacto positivo no turismo local e na economia, gerando um considerável aumento financeiro e geração de emprego.

Além da segurança, medidas estão sendo tomadas para garantir a limpeza e preservação da praia durante e após o evento, incluindo a contratação de uma empresa que fará a manutenção de parte do perímetro urbano, incluindo o bairro Centro, a avenida de entrada a cidade, os bairros Barrinha, Balneário e Navegantes, e a orla das praias.

Apesar disso, a Prefeitura enfatiza a importância da colaboração do público, incentivando o uso das lixeiras, contribuindo para o sucesso do evento. A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) também estará envolvida na ação, realizando um mutirão para manter a limpeza em ordem, especialmente no local da celebração.

 

DJ Flávio Luis fará a abertura do Show da Virada    Foto: Reprodução/Instagram

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

“Som da Liberdade” repercute mundialmente com polêmica envolvendo teorias conspiratórias            

Sucesso de bilheteria no Brasil em outubro, filme acumulou a marca de R$ 30 milhões na terceira semana de estreia nacional         

                                            Por Gabriel Medeiros     

 

Ator Jim Caviezel interpreta protagonista Tim Ballard e vem sendo acusado de integrar movimento de extrema direita   Fotos: Divulgação

 

Alerta: Esta resenha contém alguns spoilers sobre a trama do filme

O filme “Som da Liberdade” (“Sound of Freedom”), dirigido por Alejandro Gómez Monteverde, ainda gera discussão e debates em diversos lugares ao redor do mundo, sobretudo no Brasil. Baseado em uma história real, o longa trata de um assunto pouco comentado nas mídias: a exploração sexual e o tráfico internacional de crianças e adolescentes. Por se tratar de um assunto polêmico e extremamente sensível, o filme se tornou alvo de diversas críticas associadas aos atores do filme, assim como o seu tema sensível, principalmente nos Estados Unidos.

O ator Jim Caviezel interpreta o personagem protagonista Tim Ballard, um ex-agente federal dos Estados Unidos, que dedicou toda a sua carreira profissional para prender centenas de pedófilos nos EUA. À medida que o filme passa, torna-se perceptível como o trabalho está sendo desgastante para Tim, que já não se encontra mais satisfeito apenas prendendo os criminosos. A trama se desenrola quando Tim prende o que parecia ser apenas mais um pedófilo, em um flagrante pelo compartilhamento de vídeos e imagens pornográficas de crianças e adolescentes. Nesse momento, Tim presencia vídeos e fotos das crianças em situações de exploração sexual e passa a ser consumido pelo desejo de resgatar todas os jovens totalmente vulneráveis nessa situação.

 

Personagem principal  propõe-se a resgatar crianças e adolescentes vulneráveis pelos abusos e exploração sexual

 

Polêmica

Em uma cena comovente, Tim pede ao seu chefe para lhe ceder recursos financeiros para realizar a operação de encontrar os traficantes e pedófilos e achar todas as crianças sequestradas. Depois disso, o filme se desenrola em um ritmo contínuo, com o protagonista utilizando de todos os métodos para encontrar as crianças, o que também gerou questionamentos do público e dos críticos, pois o protagonista, em algumas sequências longas, teve que se disfarçar como pedófilo para encontrar a localização exata dos pequenos.       

Com o foco em trazer à tona o que acontece na vida real, a obra alerta os telespectadores, sobretudo pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, sobre a existência e a periculosidade do tráfico internacional de crianças e adolescentes, assim como a exploração sexual, ambas intrinsecamente ligadas uma à outra.

Apesar do tema ser de grande relevância mundial, uma vez que a exploração sexual de crianças acontece diariamente nos quatros cantos do mundo, a obra foi pouco divulgada pela mídia no início de seu lançamento, no dia 4 de julho, feriado da Independência, nos Estados Unidos. Mesmo com a pouca divulgação, não demorou para estar entre os primeiros colocados de bilheteria na semana nos EUA e posteriormente no mundo.

O sucesso é atribuído às polêmicas envolvendo o ator Jim Caviezel que vem sendo acusado por críticos e internautas de fazer parte do movimento americano QAnon. De acordo com os integrantes do movimento, políticos americanos e mundiais pedófilos e satanistas, em busca de uma fórmula do rejuvenescimento, teriam travado uma “guerra secreta” contra Trump e seus apoiadores, durante o mandato do ex-presidente estadunidense. Esses criminosos supostamente ocupariam cargos no alto escalão do governo em vários países, inclusive Estados Unidos, além de exercerem cargos de comando em empresas e na imprensa. Para alimentar ainda mais os rumores, usuários da internet descobriram que a estrela do filme, Jim Caviezel, realmente participou de uma conferência temática do QAnon, em 2021. Sem falar nos registros, na imprensa, de depoimentos do ator citando o movimento conspiratório.

Tendo em conta os boatos em alta sobre a relação do movimento Qanon com o filme e a sua temática sensível, a mídia americana não teve outra opção a não ser comentar sobre a obra. Foram tecidas críticas ao ator, diretor e roteiro do filme, associando-os ao estereótipo de um filme cristão, conservador e de extrema-direita. Entretanto, o próprio diretor do filme, Alejandro Gómez, veio a público manifestar-se sobre as taxações que a mídia americana estava levantando sobre o longa, alegando que o seu filme nada tem a ver com política ou teorias conspiracionistas.

Para Alejandro, o que está em jogo em seu filme, é justamente a questão do tráfico internacional de crianças juntamente com a exploração sexual, ao qual, o diretor mexicano objetivou por alertar toda a população mundial sobre o assunto, através do filme.

Em meio a diversas taxações, críticas, teorias conspiracionistas, a obra de Alejandro, iniciada no ano de 2015, estourou nas diversas plataformas de mídias sociais, com diversas pessoas falando sobre a história do longa e suas polêmicas inflamadas, gerando repercussão mundial para um assunto pouco comentado entre os membros de uma sociedade: a exploração sexual e o tráfico internacional de crianças e adolescentes. Nesse aspecto, a obra torna-se relevante pela sua coragem de jogar luz sobre um assunto, que muitas vezes é ignorado entre os líderes mundiais e seus governos, abrindo diversas possibilidades para que a sociedade em geral cobre seus líderes por políticas públicas e mudanças necessárias para proteger a sua população do crime de tráfico internacional e exploração sexual de menores.

Em tais circunstâncias, o longa-metragem, apesar das polêmicas, cumpre com o papel de alertar e conscientizar a população, principalmente pais ou responsáveis, sobre a exploração sexual infantil, demonstrando a triste realidade vivida por milhares de crianças e adolescentes que já sofreram ou sofrem diariamente com esses crimes que vão contra o direito da liberdade de todo o ser humano.

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Sebos pelotenses renovam interesse de várias gerações por livros físicos

Procura por usados cresceu desde a pandemia. O que alguns podem considerar ultrapassado, hoje ainda é motivação para a leitura        

Por Carolina Farias Tapia e Sara Lopes da Silva         

 

O Icária Tiradentes apresenta grande número de exemplares de diversas obras    Fotos: Carolina Farias Tapia

  

A pandemia de COVID-19 foi responsável por uma grande modificação no modo de pensar e agir da população ao redor do mundo. No ramo da literatura, essa ressignificação foi responsável por alterações expressivas no mercado: durante o ano de 2019, o faturamento das editoras foi de R$1,75 bilhão, equivalente a uma queda de 6,21% em relação ao ano anterior. Embora tenham sofrido impactos, assim como os demais setores comerciais, durante o ano de 2021, a receita das editoras alcançou R$2,35 bilhões, aumentando 8,33% no ano seguinte. Muitos influenciadores apontam como fator responsável pelo maior interesse pela leitura, principalmente do público jovem, o TikTok. O  aplicativo sofreu um boom durante o isolamento e fez com que parte de seu público desse início ou retomasse o hábito de ler com a divulgação das sinopses de livros. Essa nova onda de busca pela literatura traduziu-se, também, na procura por sebos.

Os sebos são lojas de livros usados, onde se pode comprar, vender e trocar obras literárias por valores mais baixos do que o habitual. Além disso, uma grande diversidade de produtos culturais pode ser encontrada nesses estabelecimentos, como discos de vinil, CDs e DVDs. Na cidade de Pelotas, há pelo menos quatro grandes lojas com formas diversas.  São os livreiros Icária Tiradentes, Icária Dom Pedro II, Montecristo e Zé Carioca. Os sebos Zé Carioca e Montecristo também vendem discos e CDs. Alguns deles expõem seus exemplares em eventos como a Feira do Livro, que recebe um grande público todo ano. 

Alexandre de Menezes, proprietário de um dos mais antigos sebos da cidade, o sebo Icária Tiradentes, ressalta sobre o hábito da leitura na cidade: “Na minha experiência os jovens têm lido cada vez mais, acredito que seja por um trabalho competente das editoras, fazendo livros mais atrativos, envolvendo capas mais legais e o investimento nas redes sociais com resenhas e vídeos mais divertidos”. O dono da livraria também comenta que esse é o primeiro passo para formar leitores mais exigentes. Com o hábito criado, na medida em que amadurecem,  eles buscam também por livros mais aprofundados para não perderem o costume. E vão passando, assim, pelas várias fases da vida. No entanto, Alexandre acredita que as opções de leitura são muito singulares e se traduzem diretamente na diversidade de buscas em seu estabelecimento.

 

Sebos são lugar certo para encontrar obras de autores clássicos e algumas vezes difíceis de achar em outras livrarias

 

No Brasil, grande parte dos leitores “mirins” trazem de herança o hábito de seus pais. “Pais leitores formam filhos leitores”. Devido à pandemia, as escolas buscaram uma forma de ajudar as crianças através de conversas com os pais para que os incentivassem a lerem mais. Segundo dados internacionais, divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), alunos que praticam leitura familiar tendem a se sair melhor em testes de interpretação de textos.

Alexandre comentou também sobre os “filhos leitores” que buscam o sebo: “É muito raro ver filhos de pais leitores que não herdaram o costume da leitura E foi o meu caso, minha mãe e minha avó tinham muitos livros e sempre me incentivaram, também acredito que os professores possam ter influência nessa prática”, finalizou.

 

 

Os exemplares apresentam-se em diversos idiomas e classificações nas estantes dos livreiros

 

Para a dona de casa Jaqueline de Oliveira, de 52 anos, leitora desde muito nova, a prática de ir a sebos encontrar exemplares é, também, o ato de realizar uma curadoria: “É possível encontrar versões de diferentes épocas, diferentes editoras. Além do fato de que podemos trocar, muitas vezes, com leitores que também estão no local. Sou assídua [nos sebos] e incentivo minha filha a vir também”, afirmou.

Ao contrário do que muitos acreditam, os livros podem ser encontrados também em sites específicos para tal, como é o caso da Estante Virtual, que reúne quase três mil vendedores do Brasil em uma única plataforma. Muitos livreiros de Pelotas encontram-se lá.

A pandemia deixou para trás inúmeros hábitos, alguns positivos, outros negativos. Levando-se em consideração o período de ebulição global, a troca de livros e outros produtos culturais é, também, o uso consciente dos materiais já produzidos no mundo, sem a necessidade constante de produção em larga escala de objetos já existentes.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Catedral de Pelotas celebra beleza histórica em meio ao cenário urbano

No mês de novembro, a Semana Cultural de Pelotas celebrou o acervo arquitetônico da edificação       

Por Daniela Alves   

 

                  Catedral São Francisco de Paula faz parte da história de Pelotas desde 1813 e também ajuda a contá-la             Fotos: Divulgação

   

 

Com o intuito de celebrar o patrimônio cultural e promover a comunidade local, durante o mês de novembro houve a 5ª Semana Cultural de Pelotas. O evento ofereceu ao público presente uma série de atrações gratuitas através de uma parceria entre a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula  e a Perene Patrimônio Cultural. Aconteceram visitas guiadas pela igreja, percorrendo o interior e entornos da capela. Durante a semana, um dos ícones arquitetônicos de Pelotas, com fundação em 1813, transformou-se em um epicentro de atividades culturais, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os presentes.

Participante ativa do evento, Simone Neutzling, arquiteta da Perene Patrimônio Cultural e também principal idealizadora e condutora do restauro na Catedral, foi a grande responsável por levar ao público um pouco mais da história do local e do simbolismo por trás de cada estrutura da antiga catedral. “A Semana Cultural da Catedral é um evento importante para a cidade, pois promove a cultura e a educação patrimonial.”

Cláudio Fuhrmann, participante da visita guiada pela Catedral no dia 11 de novembro, ressalta a excelência do trabalho realizado com o público. “Além de apresentar o processo de restauro da Catedral, ela vai contando histórias e mostrando através do prédio as intervenções que foram feitas.” O visitante destaca ainda que a visita guiada torna possível ao público, entender o que foi feito no prédio ao longo dos anos, reconhecendo as marcas da história que ficaram.

 

A arquiteta Simone Neutzling acompanhou a visita guiada com o público visitante

 

É possível fazer a visita guiada pela internet em três partes: a primeira, segunda e a terceira.

Sendo característico das cidades despertarem para uma vida que somente se renova com o chegar de um novo ano, ainda é preciso exaltar as construções que nutrem a história da nossa terra e contribuem com a beleza cotidiana entre a urbanização cada vez mais viva nas cidades. Foi com este objetivo que a 5ª Semana Cultural da Catedral reuniu em sua programação missas, apresentações, visitas guiadas e também o lançamento da restauração do Assoalho.
Através do Facebook, é possível fazer um tour virtual pela Catedral e também conhecer sua história.

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Cidade do Rio Grande é um dos destaques entre ações da Lei Paulo Gustavo

Programa destina mais de R$3 bilhões para impulsionar setor cultural em todo o País    

Por Isadora Jaeger e Maria Clara Goularte    

No cenário de recuperação pós-pandemia, a Lei Complementar nº195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, revela-se como um marco significativo ao destinar mais de R$3 bilhões para a execução de ações e projetos no setor cultural em todo o Brasil. Sancionada em julho de 2022, a legislação representa não apenas um aporte financeiro histórico, mas também um símbolo de resistência da classe artística em meio aos desafios impostos pela pandemia do Covid-19. O município de Rio Grande participa como uma das instâncias de seleção de projetos. Após debates, o lançamento de editais e seleção, as propostas contempladas começaram a receber os pagamentos na sexta-feira, dia 8 de dezembro, em Rio Grande.

O montante, considerado o maior investimento direto na cultura da história do país, será distribuído de forma estratégica em três diferentes destinos. Setenta por cento (70%) do valor total serão direcionados ao fomento do setor audiovisual, abrangendo apoio a salas de cinemas, festivais e mostras, microempresas e pequenas empresas deste segmento, entre outras iniciativas. Os trinta por cento (30%) restantes serão alocados para impulsionar diversas linguagens artísticas.

 

Após o lançamento dos editais 10 e 11, a cidade se destacou por ter mantido as inscrições abertas por 36 dias

 

Os recursos provêm dos superávits financeiros do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de outras fontes de receita vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura (FNC). Em um esforço conjunto, a lei foi elaborada ao longo do período pandêmico, no qual as atividades culturais foram abruptamente limitadas. Sua essência consiste em implementar ações emergenciais para reduzir e combater os prejuízos sofridos pelo setor cultural durante a pandemia, ao mesmo tempo em que busca restabelecer sua economia.

Para garantir a distribuição equitativa desses recursos, os agentes culturais terão acesso aos valores exclusivamente mediante editais, chamadas públicas, prêmios e outros serviços e formas de seleção oferecidos pelos estados, municípios e Distrito Federal. Destaca-se que o repasse não será realizado diretamente pelo Ministério da Cultura.

No âmbito municipal, o município de Rio Grande se beneficiará com um repasse total de R$1.736.903,66 (um milhão, setecentos e trinta e seis mil, novecentos e três reais e sessenta e seis centavos). Esses recursos serão distribuídos de forma estratégica para impulsionar iniciativas culturais locais, representando um importante passo para revitalizar o cenário cultural na região.

O processo na cidade de Rio Grande já está em fase de divulgação dos inscritos que serão beneficiados. Durante a etapa anterior, a cidade se destacou por ter mantido o edital aberto por 36 dias, o maior prazo entre os municípios do interior do Estado. Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, a Secretaria do Município do Esporte, Cultura e Lazer, realizou a solenidade de pagamento das 11 primeiras propostas contempladas, no Salão Nobre do Paço Municipal Deputado Carlos Santos.

Produção de curta-metragem documental

Entre outros beneficiados, a ação irá contribuir diretamente com o projeto da Natasha Rodrigues, autônoma e graduanda em Artes que teve seu projeto, em parceria com dois colegas, selecionado para receber o incentivo monetário.

O curta-metragem documental do grupo retratará a história de Maria da Graça Amaral, uma mulher ativista negra que participou da fundação do movimento negro rio-grandino. “Acreditamos que a história de vida da Graça dará respaldo a necessidade que temos de materiais audiovisuais que respondam a imperativos sobre esta pauta, ainda mais em se tratando de uma mulher, mãe e que mesmo diante de inúmeras adversidades seguiu na luta pelo que acredita, até hoje”, diz.

Natasha enfatiza também que o amor pela arte não é o único requisito para a realização de um projeto artístico. “Esse tipo de projeto exige um custo de produção bem alto, sendo necessário a contratação de profissionais que atuem nas áreas do audiovisual, além de outros profissionais que respondam a algumas necessidades específicas, como pesquisadores e intérpretes de Libras, por exemplo. Nesse sentido a Lei Paulo Gustavo irá fazer o papel de provedora deste projeto, sendo de suma importância para sua conclusão”, explica a artista.

A Lei Paulo Gustavo emerge como um instrumento vital para a recuperação e fortalecimento do setor cultural, sinalizando um compromisso robusto na promoção da diversidade e na valorização das expressões artísticas em todo o país.

A Lei foi nomeada em homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo, conhecido, principalmente, por sua icônica personagem Dona Hermínia, na trilogia de filmes nomeada “Minha Mãe é uma Peça”. A personagem, inspirada na mãe do ator, a Dona Déia, se tornou um personagem amplamente conhecido e amado pelo Brasil.

O humorista faleceu aos 42 anos, devido a complicações do vírus da Covid-19, em 4 de Maio de 2021. Com diversos personagens, bordões e performances em sua trajetória, o artista se consagrou como um grande impulsionador do cinema, teatro e da comédia brasileira. A legislação que carrega seu nome foi aprovada em 5 de Julho de 2022.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

SOPA movimenta estudantes de vários cursos da UFPel

A primeira edição do evento aconteceu no início deste mês no Centro de Artes com diversas oficinas       

Por Vitória Santos        

Entre os dias 4 e 8 de dezembro, no Centro de Artes da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), os integrantes do PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Artes Visuais da UFPEL promoveram a primeira edição da Semana de Oficinas PET Artes, ou melhor, a SOPA. Conforme apresenta o site oficial do programa, o PET proporciona aos alunos a possibilidade de atividades complementares às realizadas nas salas de aulas. O objetivo é apoiar ações acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão.

A estudante Aryane Barbado, que fez parte da organização, contou que se surpreendeu com a quantidade de inscritos nessa edição: “Participaram alunos de todos os cursos, esperávamos somente o pessoal de Artes, mas havia inscritos dos cursos de Engenharia Ambiental, pós-graduações e muitos outros”, compartilhou.

 

    Uso de corantes vindos diretos da natureza contribui para arte mais ecológica    Foto: Naíma Zee

 

A oficina de estamparia com frutas abriu a programação. Cerca de 15 pessoas reuniram-se no ateliê de pintura na manhã de segunda-feira. Allende de Castro Perini, que ministrou as atividades, destacou como a técnica pode reduzir os impactos ambientais de tintas químicas. “Quando termina, usando frutas, você pode descartar tudo na natureza, até enterrar, não há impacto residual negativo”, afirmou. Além disso, o ateliê ficou repleto de fragrâncias. O ministrante contou que separou elementos naturais como hibiscos e outras flores e deixou os participantes livres para adicionar outros orgânicos à paleta de cores. Esses, por sua vez, somaram itens como açafrão e casca de frutas aos trabalhos. As obras produzidas foram expostas no jardim do Centro de Artes (CA).

 

      Produções da oficina de estamparia com flores e frutas em exposição no jardim                Foto: Pedro Navarro

Do lado de fora, outros alunos estavam envolvidos com as práticas de marcenaria na oficina ministrada por Aryane e Luka Vargas, onde madeiras reutilizadas ganharam novos destinos. No final da tarde, aconteceu o primeiro de três encontros da oficina de Escrita Encarnada, com André Dias Rodrigues, que encerrou as atividades do primeiro dia da SOPA.

 

Na Oficina de Marcenaria foram ensinadas técnicas de reutilização da madeira  Foto: Pedro Navarro

 

A quarta-feira começou com Lívea Carmo, na oficina de mini vasos, feita no ateliê de cerâmica. Ao mesmo tempo Yuki Zarate compartilhava conhecimentos valiosos para a confecção de portfólios. Durante as prévias da SOPA, Aryane contou sobre o desafio de planejar uma oficina sobre o tema que contemplasse também os alunos de outros cursos, já que inicialmente as práticas de portfólio seriam focadas em trabalhos artísticos.

 

     A arte do desenho contribui para a comunicação alternativa dos fanzines         Foto: Pedro Navarro

 

No penúltimo dia da semana de programação, alunos se reuniram para a oficina de Filmes de Bolso, com Luiz Fernando Rodolfo.  Outros espaços do CA foram ocupados pela SOPA, como o Jardim do prédio, que recebeu a oficina de animação com carvão na parede e o laboratório de fotografia, onde aconteceram as atividades de Cianotipia, técnica que permite impressões manuais em negativos monocromáticos. Já a sala do PET artes recebeu neste dia a oficina de fanzine, que trata, em definições gerais, da produção de revistas e publicações alternativas produzidas por fãs de determinado tema.

O dia final dos eventos começou com a atividade de animação com Adesivos e Grudes conduzida por Ícaro Castello. Durante a tarde, dobraduras simples criaram diversos modelos de aviões de papel na oficina ministrada por Francisco Franco. Na sala do PET Artes, vários alunos produziram aeromodelos para sair e testá-los nos espaços abertos da UFPEL.

Os organizadores se mostraram otimistas com a realização do evento e informaram que já estão pensando na programação para uma segunda edição. “Pensamos em expandir os espaços, talvez até uma oficina de barcos de papel para soltar no Quadrado [ponto turístico de Pelotas às margens do Canal São Gonçalo]”, comparou Francisco, que ensinou aviões de papel. A divulgação desta edição aconteceu por meio de cartazes colados por diferentes espaços da UFPEL e no Instagram.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS