Mostra gratuita de filmes latino-americanos e espanhóis até novembro

CineUFPel exibe toda sexta-feira obras independentes e de diretores consagrados  

Por Manuella Centeno  

 

Filme “O Banheiro do Papa” retrata cotidiano de pequena cidade uruguaia próxima da fronteira       Fotos: Divulgação

 

Começou  no dia 16 de maio,  a  mostra  de  longas-metragens latino-americanos e espanhóis promovida pelo CineUFPel. As exibições acontecem todas as sextas-feiras, às 19h, na sala do CineUFPel, localizada na rua Lobo da Costa, 447, no prédio da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim. A programação vai até o mês de novembro, com entrada gratuita e sessões seguidas de debate com convidados.

O Ciclo de Cinema Latino-Americano e Espanhol é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Prefeitura de Pelotas e o Centro de Estudios en Lengua Española.

Segundo o coordenador do CineUFPel, Roberto Cotta, o Ciclo busca valorizar o cinema falado em língua espanhola, com filmes de cineastas renomados, como Pedro Almodóvar, e também produções menos conhecidas ou resgatadas. “As obras escolhidas trazem esse caráter de cinema inventivo e independente, com uma vontade de desafiar as condições de produção de cada país. A ideia é ampliar os conhecimentos sobre o cinema latino-americano”, explica.

Na estreia, foi exibido o longa “El Baño del Papa” (O Banheiro do Papa), coprodução franco-uruguaio-brasileira dirigida por César Charlone. O filme se passa em uma pequena cidade do Uruguai, onde a visita do Papa João Paulo II, em 1988, inspira Melo, um homem humilde, a construir um banheiro para atender os peregrinos que chegam ao local. A trama mistura ficção com fatos reais e reflete sobre as condições de vida da população local.

O professor Juan Pablo Berasain, também organizador da mostra, ressalta a importância do projeto. “O ciclo trata do que a gente entende como universo do cinema latino-americano e espanhol. Tem o propósito de levar ao público o que há de melhor nessa produção audiovisual”, afirma.

A programação inclui filmes do Uruguai, Argentina, Chile, México e também da Espanha, dentro do chamado Ciclo de Cinema Espanhol. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

 

Melo tem ideia de construir banheiro que seria útil para o grande número de visitantes

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments