Exposição celebra 44 anos de trabalho cooperativo de doceiras e doceiros

O Museu do Doce de Pelotas abre mostra que cultiva tradição gastronômica da cidade

 

Instituição no Centro Histórico de Pelotas vem promovendo o resgaste de um saber fazer ao longo dos tempos

 

No dia 9 de julho de 2025, próxima quarta-feira, às 16 horas, o Museu do Doce abre a exposição “Cooperativa das Doceiras: início de uma trajetória patrimonial”. Apresenta ao público 44 anos de trabalho de doceiros e doceiras cooperados que continuam em ação para manter a tradição doceira. O trabalho da cooperativa vem permitindo aumentar o mercado para os doces, adquirir matérias primas com menores custos, obter mais assistência técnica e, principalmente, produzir de forma conjunta doces de qualidade na cidade de Pelotas. Toda essa trajetória poderá ser conhecida neste trabalho museológico.

Na mostra, os visitantes poderão rememorar, ou conhecer a história da cooperativa através de painéis, entrevistas com membros, peças de acervo doadas ou emprestadas pelos cooperados, mosaico com clipagem, entre outras atrações.

As doceiras pioneiras e doceiros pioneiros – que são tema da mostra – foram o alicerce da primeira Fenadoce. Viajaram pelo país levando os doces para divulgação e venda, lutaram desde os primeiros anos pela organização da Rua do Doce e pela patrimonialização do doce pelotense. Por isso, são peças centrais na tradição doceira de Pelotas e são os detentores da sabedoria do fazer. Acreditaram em um sonho e o transformaram em realidade, unidos em busca de um fim em comum que é o de preservar a tradição doceira de Pelotas.

O Museu do Doce  fica aberto de terça a sábado das 13h às 18h. No período da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) – de 16 de julho a 3 de agosto, atende em horário especial: de terça a domingo das 10h às 18h. Seu endereço é Praça Coronel Pedro Osório, 8, no Centro Histórico de Pelotas.

 

                        Atividade doceira envolve várias contribuições de diversos grupos culturais              Foto: Cooperativa dos Doceiros de Pelotas

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Aviso
Aviso
Aviso

Atenção.

Comments

comments