Competição de filmes de curta-metragem está com inscrições abertas

Festival de Cinema de Três Passos será em novembro e aceita cadastro de filmes até dia 16 de julho

 

Tradicional Cine Globo,  que comemora 70 anos, será novamente grande palco do evento    Foto: Carlos Grün

 

Localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Três Passos prepara-se para sediar a sétima edição do seu evento cinematográfico que virou símbolo da cidade, marcado para as datas de 4 a 8 de novembro de 2025. O Festival de Cinema de Três Passos recebe inscrições gratuitas de curtas nacionais e internacionais até o dia 16 de julho,  exclusivamente no site cinematrespassos.com.br.

Na mostra competitiva, poderão se inscrever curtas produzidos no território brasileiro e também em países estrangeiros. Os curtas selecionados concorrem em 17 categorias, 16 avaliadas pelo Júri Oficial e uma pelo Júri Popular. Já a parte não competitiva vai reunir títulos não selecionados para a mostra principal, o Projeto #Cidade Cinematográfica 5 e produções locais e de municípios da região. 

Serão aceitos filmes produzidos a partir de 1º de janeiro de 2023 e finalizados até a data da inscrição, e que não tenham sido exibidos na edição anterior do festival. A duração máxima deve ser de até 20 minutos (incluídos os créditos) e legendas obrigatórias em português, como recurso de acessibilidade. Filmes em outros idiomas devem ter legendas em português.

O evento recebe produções de todos os gêneros, com temática livre, exceto filmes institucionais, publicitários e videoclipes. Contudo, o festival favorece produções com assuntos como sustentabilidade ambiental e direitos humanos. Não há limite de número de filmes por realizador. É desejável que os filmes contenham uma das medidas de acessibilidade.

Com a temática Lugar de Memórias, o Festival de Cinema de Três Passos reuniu em sua mais de meia década de atividade mais de 600 obras exibidas. Em sua nova edição, consolida o propósito de ser o depositário/confidente das muitas histórias, dos sensíveis olhares, da diversidade de vozes e de visões de mundo trazidas por realizadores.

 

Noite de entrega dos prêmios é o momento mais esperado pelos participantes   Foto: Rudineia El Haijar

 

A projeção acontece no telão do Cine Globo, lugar-memória que resiste há 70 anos. O tradicional cinema de rua de Três Passos será novamente o grande palco do evento. Os vencedores receberão o Troféu Levy, que homenageia Alberto Abrahão Levy, fundador da sala em 1948. Com determinação e perseverança, seu legado foi mantido por gerações de sua família.

A programação, com entrada franca, é composta também por debates, cerimônia de premiação e outras atividades. A realização é do Movimento Pró-Arte, com apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos e financiamento do IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução. Contatos pelo Facebook e pelo Instagram.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Aviso
Aviso
Aviso

Atenção.

Comments

comments