Sebos pelotenses renovam interesse de várias gerações por livros físicos

Procura por usados cresceu desde a pandemia. O que alguns podem considerar ultrapassado, hoje ainda é motivação para a leitura

Por Carolina Farias Tapia e Sara Lopes da Silva

O Icária Tiradentes apresenta grande número de exemplares de diversas obras    Fotos: Carolina Farias Tapia

A pandemia de COVID-19 foi responsável por uma grande modificação no modo de pensar e agir da população ao redor do mundo. No ramo da literatura, essa ressignificação foi responsável por alterações expressivas no mercado: durante o ano de 2019, o faturamento das editoras foi de R$1,75 bilhão, equivalente a uma queda de 6,21% em relação ao ano anterior. Embora tenham sofrido impactos, assim como os demais setores comerciais, durante o ano de 2021, a receita das editoras alcançou R$2,35 bilhões, aumentando 8,33% no ano seguinte. Muitos influenciadores apontam como fator responsável pelo maior interesse pela leitura, principalmente do público jovem, o TikTok. O  aplicativo sofreu um boom durante o isolamento e fez com que parte de seu público desse início ou retomasse o hábito de ler com a divulgação das sinopses de livros. Essa nova onda de busca pela literatura traduziu-se, também, na procura por sebos.

Os sebos são lojas de livros usados, onde se pode comprar, vender e trocar obras literárias por valores mais baixos do que o habitual. Além disso, uma grande diversidade de produtos culturais pode ser encontrada nesses estabelecimentos, como discos de vinil, CDs e DVDs. Na cidade de Pelotas, há pelo menos quatro grandes lojas com formas diversas.  São os livreiros Icária Tiradentes, Icária Dom Pedro II, Montecristo e Zé Carioca. Os sebos Zé Carioca e Montecristo também vendem discos e CDs. Alguns deles expõem seus exemplares em eventos como a Feira do Livro, que recebe um grande público todo ano.

Alexandre de Menezes, proprietário de um dos mais antigos sebos da cidade, o sebo Icária Tiradentes, ressalta sobre o hábito da leitura na cidade: “Na minha experiência os jovens têm lido cada vez mais, acredito que seja por um trabalho competente das editoras, fazendo livros mais atrativos, envolvendo capas mais legais e o investimento nas redes sociais com resenhas e vídeos mais divertidos”. O dono da livraria também comenta que esse é o primeiro passo para formar leitores mais exigentes. Com o hábito criado, na medida em que amadurecem,  eles buscam também por livros mais aprofundados para não perderem o costume. E vão passando, assim, pelas várias fases da vida. No entanto, Alexandre acredita que as opções de leitura são muito singulares e se traduzem diretamente na diversidade de buscas em seu estabelecimento.

Sebos são lugar certo para encontrar obras de autores clássicos e algumas vezes difíceis de achar em outras livrarias

No Brasil, grande parte dos leitores “mirins” trazem de herança o hábito de seus pais. “Pais leitores formam filhos leitores”. Devido à pandemia, as escolas buscaram uma forma de ajudar as crianças através de conversas com os pais para que os incentivassem a lerem mais. Segundo dados internacionais, divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), alunos que praticam leitura familiar tendem a se sair melhor em testes de interpretação de textos.

Alexandre comentou também sobre os “filhos leitores” que buscam o sebo: “É muito raro ver filhos de pais leitores que não herdaram o costume da leitura E foi o meu caso, minha mãe e minha avó tinham muitos livros e sempre me incentivaram, também acredito que os professores possam ter influência nessa prática”, finalizou.

Os exemplares apresentam-se em diversos idiomas e classificações nas estantes dos livreiros

Para a dona de casa Jaqueline de Oliveira, de 52 anos, leitora desde muito nova, a prática de ir a sebos encontrar exemplares é, também, o ato de realizar uma curadoria: “É possível encontrar versões de diferentes épocas, diferentes editoras. Além do fato de que podemos trocar, muitas vezes, com leitores que também estão no local. Sou assídua [nos sebos] e incentivo minha filha a vir também”, afirmou.

Ao contrário do que muitos acreditam, os livros podem ser encontrados também em sites específicos para tal, como é o caso da Estante Virtual, que reúne quase três mil vendedores do Brasil em uma única plataforma. Muitos livreiros de Pelotas encontram-se lá.

A pandemia deixou para trás inúmeros hábitos, alguns positivos, outros negativos. Levando-se em consideração o período de ebulição global, a troca de livros e outros produtos culturais é, também, o uso consciente dos materiais já produzidos no mundo, sem a necessidade constante de produção em larga escala de objetos já existentes.

PRIMEIRA PÁGINA