Catedral de Pelotas celebra beleza histórica em meio ao cenário urbano

No mês de novembro, a Semana Cultural de Pelotas celebrou o acervo arquitetônico da edificação       

Por Daniela Alves   

 

                  Catedral São Francisco de Paula faz parte da história de Pelotas desde 1813 e também ajuda a contá-la             Fotos: Divulgação

   

 

Com o intuito de celebrar o patrimônio cultural e promover a comunidade local, durante o mês de novembro houve a 5ª Semana Cultural de Pelotas. O evento ofereceu ao público presente uma série de atrações gratuitas através de uma parceria entre a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula  e a Perene Patrimônio Cultural. Aconteceram visitas guiadas pela igreja, percorrendo o interior e entornos da capela. Durante a semana, um dos ícones arquitetônicos de Pelotas, com fundação em 1813, transformou-se em um epicentro de atividades culturais, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os presentes.

Participante ativa do evento, Simone Neutzling, arquiteta da Perene Patrimônio Cultural e também principal idealizadora e condutora do restauro na Catedral, foi a grande responsável por levar ao público um pouco mais da história do local e do simbolismo por trás de cada estrutura da antiga catedral. “A Semana Cultural da Catedral é um evento importante para a cidade, pois promove a cultura e a educação patrimonial.”

Cláudio Fuhrmann, participante da visita guiada pela Catedral no dia 11 de novembro, ressalta a excelência do trabalho realizado com o público. “Além de apresentar o processo de restauro da Catedral, ela vai contando histórias e mostrando através do prédio as intervenções que foram feitas.” O visitante destaca ainda que a visita guiada torna possível ao público, entender o que foi feito no prédio ao longo dos anos, reconhecendo as marcas da história que ficaram.

 

A arquiteta Simone Neutzling acompanhou a visita guiada com o público visitante

 

É possível fazer a visita guiada pela internet em três partes: a primeira, segunda e a terceira.

Sendo característico das cidades despertarem para uma vida que somente se renova com o chegar de um novo ano, ainda é preciso exaltar as construções que nutrem a história da nossa terra e contribuem com a beleza cotidiana entre a urbanização cada vez mais viva nas cidades. Foi com este objetivo que a 5ª Semana Cultural da Catedral reuniu em sua programação missas, apresentações, visitas guiadas e também o lançamento da restauração do Assoalho.
Através do Facebook, é possível fazer um tour virtual pela Catedral e também conhecer sua história.

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments