6° edição do Festquilombola de Canguçu começa na próxima sexta

Evento com a participação da comunidade estudantil celebra a contribuição cultural do povo negro

Por Yasser Hassan e Yan Cavallin

Evento ocorre desde 2014 e dá lugar para as tradições e várias manifestações culturais    Fotos: Divulgação

A 6ª edição do Festival Estudantil Quilombola de Canguçu promete ser um evento vibrante e diversificado, celebrando a rica cultura quilombola ao longo de dois dias de atividades. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o evento busca suprir a falta de representação negra em eventos escolares no município, buscando o reconhecimento e visibilidade da história do povo negro na região.

Na sexta-feira (dia 17 de novembro), o Cine Teatro Municipal Antônio Joaquim Bento (Praça Dr. Jaime de Faria, 749 – bairro Centro) será palco das competições de cantigas de roda, a partir das 13h30min, destacando o talento dos estudantes nessa manifestação artística.

Já, no sábado (dia 18), as festividades se deslocarão para o Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento (Rua Teófilo de Souza Matos, na Vila Izabel). Neste dia, a programação começará às 8h30min, com o desfile dos casais Abayomi e Dayo, seguido pela apresentação de trabalhos manuais, poesia, instrumental e desenhos a mão livre. À tarde, haverá apresentação de danças, encerrando assim um fim de semana dedicado à celebração e reconhecimento da cultura quilombola através do talento dos jovens participantes.

O festival, que teve sua primeira edição em 2014, promove competições entre os alunos nas seguintes manifestações artísticas: poesia; trabalhos manuais; música instrumental; desenho; cantigas de roda e grupos de dança.

Repetindo a última edição realizada, estudantes participam das atividades que ocorrem nesta sexta e sábado

Confira a programação completa:

Sexta-feira (17 de novembro):
8h30min: Teste cultural dos casais Abayomi e Dayo.
13h30min: Cantigas de Roda.

Sábado (18 de novembro):
8h30min: Desfile dos casais Abayomi e Dayo; Chamada para os Trabalhos Manuais; de Poesia; e Música Instrumental.
13h30min: Chamada para o Desenho à Mão Livre e apresentações de Dança.

PRIMEIRA PÁGINA